-
"A pessoa morta por monóxido de carbono parace dormi. Sua pele é rosada, seus lábios têm tonalidade também rosada e não se instala a cianose comum nos asfixiados. Apresenta rigidez cadavéria precoce, sangue fluido e rosado, manchas hipostáticas claras, edema cerebral e putrefação tardia."
Fonte: Eduardo Roberto Alcântara Del-Campo
-
São sinais característicos desse tipo de asfixia:
- Rigidez cadavérica mais tardia, pouco intensa e de menor duração;
- Tonalidade rósea da face;
- Manchas de Hipóstases claras,
- Pulmões e demais órgãos de tom carmim;
- Sangue fluido e róseo;
- Putrefação tardia.
Além desses vestígios externos e internos, existem muitas reações químicas disponíveis aos legistas para detecção do monóxido de carbono - Prova de Stockis e de Katayama.
Fonte: Prof. Genival Veloso de França
Avante, bons estudos
-
Pelo livro do Delton Croce Jr., edição 4, 1998 (eu sei, tá meio antigo, mas enfim...), ele diz que o sinal da asfixia por monóxido de carbono apresenta rigidez cadavérica precoce. Vi em resumos da internet que a rigidez é precoce. Então, como pode ser a letra E, se a questão diz que a rigidez é tardia? Por acaso, alguém saberia me dizer se o livro do França fala diferente?
-
Bruno, também verifiquei este mesmo problema no livro do Delton Groce, mas na edição de 2012 (8ª Edição - Página 1047). Acho que o examinador se enganou, pois a RIGIDEZ É PRECOCE. Também verifiquei em alguns sites a mesma situação.
-
Estudo pelo Genival Veloso de França, e segundo ele a rigidez é TARDIA. Pág. 139/140. 9º Ed. Ano 2011
-
Essa questão de se a rigidez é precoce ou tardia é controversa pois difere entre os autores. O França por exemplo fala que é tardia, já o Hygino diz que é precoce. Aí vai de acordo com o livro que a banca adotar.
-
Asfixia por monóxido de carbono é considerada intoxicação?
-
ASFIXIA EM AMBIENTES POR GASES IRRESPIRÁVEIS
GVF: A asfixia consiste em energia de ordem físico-química, que altera a função respiratória, inibindo a hematose (transformação do sangue venoso em sangue arterial), podendo levar o indivíduo até a morte.
> Monóxido de carbono (CO): age fixando-se na hemoglobina formando a carboxiemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio para as células.
OBS: GVF entende que se trata, realmente, de um quadro de asfixia, e não de intoxicação, justamente pela formação da carboxiemoglobina. Já os que entendem que é um quadro de intoxicação, querem se basear nos estudos realizados nas vítimas deste tipo de quadro, que mostram transtornos neurológicos e psíquicos semelhantes ao de uma intoxicação (quando sobrevivem).
Fonte: Sinópse Juspodivm, Palermo - 2018.
-
Nas mortes por asfixia, em geral, o sangue fica fluído com cor enegrecida (sangue escuro), SALVO nos casos de morte com monóxido de carbono, em que o sangue fica de cor de cereja/róseo e nos casos de afogamento, em que o sangue é claro.
Na intoxicação por monóxido de carbono a face fica com uma tonalidade rósea “como de vida”.