-
Sinal de Lichtemberg: é o ponto de contato da energia atmosférica com o corpo humano (morte por fulminação), formando "arborizações" ou figuras "dendríticas" ou, ainda, "sinal da samambaia".
X
Marca de Jellineck: ponto de contato com o fio elétrico (energia artificial) na pele, deixando um sinal em alto relevo, com depressão central; pode existir metalização na pele.
-
As figuras (sinal ou lesões) Lichtenberg podem ser observadas após um acidente por descarga elétrica natural (raio) e são patognomônicas desta condição. O sinal de se manifesta por lesões dendríticas superficiais na pele de curta duração e que desaprecem rapidamente.Fulminação (é a morte instantânea por descargas elétricas ou raios)
-
Questao duvidosa, pois o sinal pode ser encontrado tanto em morte por fulguraçao quanto em morte por eletroplessão.
-
Peterson,
O sinal encontrado em eletroplessão (choque artificial) é o sinal de Jellineck, caracterizado por destaque da pele, salpicos metálicos, marca branca, dura com a forma do objeto.
-
Eletricidade
natural ou cósmica:
-Fulguração:
Ação não letal
-Fulminação: Ação letal
Sinal de Licthemberg ( Lesões
arboriformes).
Eletricidade
industrial ou artificial:
-Eletroplessão
( pode ser letal ou não letal).
-Lesões
do Tipo; Marca elétrica de Jellinek.
-
TABELA
Energias de Ordem Fisica
Natureza Descarga Não Letal Descarga Letal Ferimento
Industrial Eletroplessão Eletrocução Marca Elétrica de Jellinek
Natural Fulguração Fulminação Marca de Lichtemberg
-
Facilita "decorar" a descarga não letal: PLEGU (lembrar do cebolinha que não pronuncia a letra R, é bonzinho, não faz mal a ninguém)
-
GABARITO E
Eletricidade Natural ----> Conhecida como CÓSMICA
(eletrofulminação) Fulminação --> LETAL (Fuuuuulminante, morte)
(eletrofulguração) Fulguração --> Apenas lesões corporais
Sinal de Lichtemberg --> Aspecto arboriforme ou de samambaia com intensa vasculite local. (para lembrar desse sinal, pensa nos ICEBERGS (lichtemberg), são naturais, vêm da natureza, logo relaciona com a eletricidade NATURAL. )
Eletricidade Industrial ----> Conhecida como ELETROPLESSÃO
Sinal de Jellinek --> lesão com marca elétrica, forma especial de queimadura, indolor em razão da destruição dos filetes nervosos locais e pode ter forma circular ou estrelada. (para lembrar desse sinal, pensa nas LONG NEKS (jellinek), são feitas industrialmente, articiais, logo relaciona com a eletricidade artificial.)
-
(Q274170) O sinal de Lichtenberg é uma característica que pode ser encontrada nas mortes por: [...]
Questão sem gabarito
Fulminação é a morte instantânea por descarga elétrica ou raios. O Sinal de Lichtenberg aparece cerca de uma hora ou mais após o corpo ser atingido pela energia natural, no caso de a pessoa sobreviver. Conclusão. O Sinal de Lichtenberg não aparece em mortos.
Obs.: se a pessoa sobrevive não é fulminação; é fulguração.
-
>Eletricidade natural ou cósmica: começa com consoante
-FulMinação:ação letal (ocorre Morte)
-Fulguração:ação não letal
Sinal de Licthemberg: lesões arboriformes ou de samambaia(ocorre nos VASOS, os vasos ficam inflamados (vasculite elétrica).)(temporária)
>Eletricidade industrial ou artificial: começa com vogal
-Eletroplessão ( Letal ou não letal).
-Eletrocussao (Letal)
Sinal de Jellinek: (marca de entrada da corrente elétrica na pele da vítima (queimadura, lesão dura, seca, indolor de bordos elevados e pode ser patognomônica, reproduzindo a forma do condutor), mas nem sempre está presente>>PORTANTO>> a causa da morte não se infere por essa marca(perito não pode se basear nessa marca, pois nem sempre aparece e também morreu da queimadura e não da marca).