SóProvas


ID
822631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir, que tratam da adequação da linguagem
empregada na redação de correspondências oficiais da
administração pública.

Em decorrência da finalidade dos expedientes oficiais de prestar informações claras e objetivas aos cidadãos e, quanto aos atos oficiais, de regular o funcionamento dos órgãos e entidades públicos e estabelecer regras de conduta social, é imprescindível que a linguagem adotada nos documentos oficiais seja facilmente compreensível por todos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Formalidade: as comunicações oficiais devem ser sempre formais, ou seja, obedecer a certas regras relativas a sua forma, entre as quais se destacam a exigência de impessoalidade, o emprego adequado dos pronomes de tratamento, o uso do padrão culto da linguagem, a utilização de formas sóbris de diagramação e, sobretudo, clareza, concisão, formalidade e polidez no tratamento.

    As comunicações oficiais devem ser sempre formais. Não só ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento, mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez e à civilidade.

    FONTE: http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm

    ps.: lembrando que imprescindível é o mesmo que dizer absolutamente necessário.

    Fiquem com Deus e bons estudos.
  • Questão correta, nas comunicações oficiais devemos, além de outros aspectos, garantir que a mensagem seja entendida por todos.Com isso devemos evitar termos técnicos ( termos usados em áreas específicas como por exemplo erga omnes , esse termo é mais usado na área jurídica, que significa algum ato      ou le       ou lei  atingem todos os indivíduos, ''vale contra todos'') também deve se evitar regionalismo, porém em alguns casos não é errado usar os termos técnicos,  como,,como no caso de um parecer jurídico.
    eeeem ee
     

  • Formalismo: Linguagem padrão observando as regras gramaticais e a concição, a clareza etc.
    Preciosismo: encaixa-se nos vício de linguagem, contemplando o sentido que os dicionários trazem. Pode-se dizer que ele tira a naturalidade de discursos, é o vulgo “falar difícil”, dito pelas pessoas.
  • Só para descontrair. A Excelentíssima  presidenta não faz isso, tudo muito confuso e sem sentido no que fala, imaginemos ela escrevendo rs

  • Essa parte: "funcionamento dos órgãos e entidades públicos" ... o correto não seria: funcionamento dos órgãos e entidades PÚBLICAS?

      

  • INCLUSIVE PARA MIM QUE SE ENCAIXA NO TERMO "POVÃO".