-
Certo!
Manual de Redação da Presidência da República:
1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais
"A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos."
-
CERTO
PECULIARIDADES DA REDAÇÃO OFICIAL
Linguagem
O texto oficial requer o uso do padrão culto da língua. Padrão culto é aquele em que:
a) se observam as regras da gramática formal,
b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
A obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial procede do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos.
A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam.
fonte: http://www.al.sp.gov.br/StaticFile/ilp/texto%20-%20aula%20redacao%20oficial.htm
Fiquem com Deus e bons estudos.
-
-
A linguagem técnica deve ser evitada, mas não é vedada....
Mesmo em comunicações que circulem por meios restritos, deve-se evitar o uso de linguagem específica a determinados grupos ( Jargões técnicos)
-
Em comunicações oficiais, a linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, devendo ser evitado seu uso indiscriminado, a fim de se garantir a máxima clareza e concisão.
Correta a assertiva, de fato haverá situações que de fato será preciso o uso da linguagem técnica, porém sabemos que a exceção jamais será a regra.
A saga continua...
Deus!
-
GAB:CERTA
A linguagem técnica deve ser evitada, mas não é vedada.
MAIS UMA:
CESPE - 2011 - Correios - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Exceto os Cargos 3, 4, 5, 16 e 26
O emprego da linguagem técnica, com a utilização de termos específicos de determinada área do conhecimento, deve ser privilegiado em expedientes destinados a órgãos públicos. (ERRADA)