SóProvas


ID
822748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nos dispositivos da Lei de Improbidade Administrativa
(Lei n.º 8.429/1992), julgue os itens subsecutivos.

Apenas o Ministério Público (MP) poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação devida para apurar a prática de ato de improbidade.

Alternativas
Comentários
  • Item errado, da lei 8429 , Lei da Improbidade Administrativa:

       Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    Não confundir com o art. 7º da mesma lei:


    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    ou com o  art. 16: 


      Art. 16. Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.
  • A Lei nº 8.429/1992 (LIA), em seu artigo 14, expressa que   qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade. 
    Por “qualquer pessoa”, entenda-se qualquer brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil, bem como qualquer pessoa jurídica (associações, sindicatos, empresas etc.). 
     
  • Tendo ciência da prática de ato de improbidade, qualquer pessoa pode representar à autoridade administrativa competente para que realize as investigaçõespertinentes (art. 14).

    A representação deverá ser feita por escrito ou, se oral, reduzida a termo e assinada, devendo obrigatoriamente conter a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento (art. 14, § 1º).

  • De acordo com o art. 14 da Lei 8429/92, qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Galera, só para complementar os excelentes comentários,está ai uma parte do livro do Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo-Direito Administrativo descomplicado,que trata da improbidade administrativa,pág.901.
     

    7.3
       Procedimentos administrativos e ações judiciais
        
       " A Lei 8.429/1992 permite que qualquer pessoa represente à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade (art.14).
         Por outro lado, a lei tipifica como crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário,quando o autor da denúncia o saiba inocente.Além da sanção penal,o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais,morais ou à imagem que houver provocado (art.19).
         A representação deverá ser escrita e assinada (admite-se a representação efetuada oralmente, desde que seja reduzida a termo, isto é, passada a escrito). Dela devem constar a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação de provas de que o representante tenha conhecimento.
         Caso não sejam atendidos os requisitos expostos no parágrafo anterior, deverá a autoridade administrativa, em despacho fundamentado, rejeitar a representação, o que não impede que o representante apresente novamente a mesma representação ao Ministério Público."

     

    Gabarito errado, como já exposto pelos colegas.

  • Gabarito errado. Letra da Lei. Art. 14.

    " Dentro do capítulo intitulado "Do procedimento Administrativo e do Processo Judicial", a Lei nº 8.429/92 contém algumas normas sobre o direito que cabe a qualquer pessoa de representar para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade (art. 14). trata-se de direito de natureza constitucional, que poderia ser exercido mesmo que não previsto nessa lei, já que assegurado pelo artigo 5º, inciso XXXIV, a, da Constituição."
    ( Maria Sylvia Zanella Di Pietro - D. Administrativo - 25ª edição - 2012 )
  • FALSO. De acordo com o art. 14 da Lei 8429/92, qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
  • Sujeito ativo para propositura da ação:
    A ação principal, que terá o rito ordinario, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar. A lei de improbidade administrativa veda qualquer benefício aos agentes que cometerem ato de improbidade e, em especial, a transação, acordo ou conciliação.
  • De acordo com o art. 14 da LIA(Lei de Improbidade Administrativa):

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
  • Excelente os comentários dos colegas, mas NINGUÉM percebeu que a questão colocou o Ministério Público de forma inferiorizada hierarquicamente em relação à autoridade competente.
    "... O Ministério Público poderá representar À autoridade administrativa competente..."
    O próprio Art. 7 no demonstra isso:"... caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público,..."
    Não se esquecer! Cai PORTUGUÊS também. hehehe
     

  • "quarqué" pessoa pode representahh!!!!!
  • Outras questões podem ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivão de Polícia - Específicos

    Com relação à Lei de Improbidade Administrativa, julgue o item subsequente.

    Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade, sem prejuízo de representar também ao Ministério Público.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2007 - AGU - Procurador - 1

    Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado. Ademais, a rejeição da representação realizada por particular à administração pública, por não se cumprirem as formalidades legais, não impede a representação ao Ministério Público.

    GABARITO: CERTA.

  • Errado !!

    Qualquer pessoa poderá REPRESENTAR.


  • Propor a ação: Mp, pessoa jurídica interessada,afetada (Fiscal da lei "custus Legis")

    Representação: Qualquer pessoa.

  • Geralmente as questões de direito que aparece: APENAS, SOMENTE, tendem a estarem erradas. 


    A dor é passageira e o desistir é para sempre. Fé em Deus!

  • Os legitimados ativos ad causam para propor a ação de improbidade administrativa (legitimação concorrente) são:

    a) o Ministério Público; e

    b) a pessoa jurídica interessada.

  • Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.


    ABRAÇOS !
  • REPRESENTAR: Qualquer pessoa;


    AJUIZAR: MP e pessoa jurídica interessada.
  • A questão está errada ao dizer que somente o MP poderá representar..., não é somente o MP, mas sim qualquer pessoa. 

  • ERRADO

    AJUIZAR-->MINISTÉRIO PÚBLICO OU PESSOA JURÍDICA INTERESSADA

    REPRESENTAR-->QUALQUER PESSOA

  • Analisando a questão:

    Ao contrário do que está afirmado na presente questão, não apenas o Ministério Público, mas sim qualquer pessoa pode representar às autoridades competentes, com vistas a que seja apurada a prática de ato de improbidade. Neste sentido, confira-se o teor do art. 14, caput, Lei 8.429/92:  

    "Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade."  

    Logo, equivocada está a assertiva ora analisada.  

    Resposta: ERRADO
  • Lei nº 8.629/93

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    (...)

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de 30 dias da efetivação da medida cautelar.

    (...)

     

  • art 14, da lei 8429.

  • É tao bom ver que ha 4 meses vc errava quetões faceis como essa que agora tira de letra. Éhhh...  estudar funciona

  • Boa tarde

     

    Representar: Qualquer pessoa

    Propor a ação: MP e pessoa juridica interessada, ressalto que a ação principal terá o rito ordinário;

     

    Bons estudos

  • GABARITO: ERRADO

     

    Art. 14. Qualquer PESSOA poderá rePrESentar à autoridade administrativa competente...

  • Cabe ao MP representar acerca da indisponibilidade dos bens.

  • Qualquer pessoa poderá representar, não propor.

  • Não, conforme o art. 17 da lei 8429/920 a ação ordinária poderá ser proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de 30 dias da efetivação da medida cautelar. Já o artigo 14 ,preconiza que qualquer pessoa poderá representar a autoridade administrativa competente, e não ajuizar, é apenas REPRESENTAR, para que possa ser instaurada investigação destinada à apurar a prática de improbidade.  Não confundir! Qualquer pessoa poderá representar contra ato de improbidade, mas não propor a ação.

    Representar = Qualquer pessoa (artigo 14 da Lei 8429/92).

    Propor ou Ajuizar = MP e PJ interessada (Artigo 17 da Lei 8429/92).

  • QUALQUER PESSOA = REPRESENTA

    MP E PESSOA JURÍDICA = PROPÕEM

    GAB= ERRADO

    AVANTE

    MESTRES.

  • GABARITO: ERRADO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 
     
    ARTIGO 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Lei nº 8.429/92 - Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • GABARITO ERRADO

    LEI 8.429/92: Art. 14 - Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

  • Art. 14. Qualquer pessoa “não precisa ter status de cidadão” poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • CAPÍTULO V

    Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • ERRADO.

    Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • QUALQUERequer

    (REPRESENTA)