SóProvas


ID
823021
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na era da internet, com seus “rsrsrs" e as “longas" mensagens de 140 caracteres do Twitter, que lugar haveria para a retórica, a invenção dos gregos clássicos para permitir que nas democracias o bom cidadão pudesse defender seus pontos de vista falando bem? Na semana passada, o julgamento do mensalão no STF pôs em evidência os advogados dos réus. Eles foram lá exercitar sua retórica, uma vez que as peças de defesa já haviam sido escritas e enviadas aos ministros do tribunal. Os defensores, com raras exceções, saíram-se muito mal no quesito da retórica – que não é blá-blá-blá. Quando assumiu o posto de presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, Earl Warren perguntou a um colega mais antigo em quem confiava plenamente o que ele deveria ler para conseguir escrever suas sentenças no alto nível que as circunstâncias exigiam. O colega de Warren, Hugo Black, respondeu: “Basta ler Retórica, de Aristóteles". Sábio conselho. Com a democracia, os gregos criaram esse mecanismo de sustentação oral baseado na lógica e na honestidade de pensamento a que chamaram de retórica. Os cidadãos eram frequentemente obrigados a defender em público não apenas ideias, mas sua propriedade e até a própria liberdade. Aristóteles ensinou que persuadir uma audiência nada tem a ver com eloquência. Isso é sofisma. O que separa um cidadão grego dotado da retórica de um mero sofista? A retórica vencedora não depende do dom da oratória, mas do valor moral do orador. (Otávio Cabral e Carolina Melo. A retórica não é blá-blá-blá. Veja, 15.08.2012)

A palavra que melhor traduz a ideia acerca da qualidade do orador, no contexto, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C. PROBIDADE -  Retidão ou integridade de caráter; honestidade; pundonor, honradez
  • A resposta está na última linha do texto:
    "A retórica vencedora não depende do dom da oratória, mas do valor moral do orador".
    Esse valor moral refere-se a PROBIDADE do orador
  • Correta a letra C.
    TENACIDADE:Qualidade de tenaz. Contumácia. Apego obstinado a uma ideia ou a um projeto; persistência. VERBOSIDADE:  Qualidade de verboso; grande fluência oral, loquacidade. PROBIDADE:Qualidade de probo. Integridade de caráter; retidão, honradez. ENTUSIASMO:Excitação da alma quando admira excessivamente.Arrebatamento. Paixão viva; dedicação.Alegria ruidosa. PROSELITISMO: Diligência ou zelo em fazer prosélitos. Conjunto de prosélitos (prosélito: pessoa ou indivíduo que abandona suas crenças e convicções, aderindo a outra crença, religião ou doutrina. Adepto. Partidário. Simpatizante)  
    Dicionário Michaelis.

  • A título de curiosidade: Os sofistas Gregos eram dotados de grande poder de oratória, no entanto, não levavam em conta a "realidade" das coisas, ou seja, tanto podiam convencer o interlocutor de que algo era branco e como podiam convencê-lo de que aquilo era preto. Ensinavam que você poderia defender tanto um lado como outro usando bons argumentos.
    Mais em: http://www.brasilescola.com/filosofia/os-sofistas.htm
  • Opção correta, letra "C".

    Veremos com maior facilidade na analise individula, a seguir...
    a) tenacidade. INADEQUADO, visto que significa qualidade, estado ou condição do que é “tenaz”, resistente ou difícil de partir; grande persistência; perseverança, afinco. Uma interpretação mais subjetiva do texto, até poderia trazer este sentido, mas não é o caso, visto haver opção mais adequada disponível.
    b) verbosidade. ERRADO, visto que significa qualidade do que é verboso, que fala muito ou usa palavras em excesso para expressar-se; prolixo, que usa palavras em demasia ao falar ou escrever; que não sabe sintetizar o pensamento. Característica mencionada no teto, mas justamente, no sentido negativo, recomendando que os atuais defensores se afastem dela em busca da retórica "de Aristoteles", mais pura.
    c) probidade. CORRETO, visto que significa qualidade do que é probo; integridade, honestidade, retidão. Justamente as qualidades centrais defendidas no texto e componentes da retórica "de Aristoteles", mais pura em com menos "bla´-blá-blá" e mais honra e lógica.
    d) entusiasmo. INADEQUADO, visto que significa qualidade do que se entusiasmou, imbuído, cheio de energia, extasiado; estimulado, animado pelo sucesso obtido; encorajado. Caracteristica presente no texto, no entanto com valor secundário, até negativo, diante da atual distância da retórica "de Aristoteles", mais pura e honrada, sem necessidade de uso da eloquencia ou exaltação dos ouvintes como forma de convencimento.
    e) proselitismo. ERRADO, visto que significa atividade ou esforço de fazer prosélitos; catequese, apostolado; apego doutrinário a uma idéis, sistema, religião (adepto, sectário, partidário). Não adere oa texto, pois iria de econtro ao que o autor condena com as atuais defezas vazias de conteúdo e cheias de enrolação, objetvando muito mais a forma do que o conteudo.
  • Opção correta, letra "C".

    Veremos com maior facilidade na analise individula, a seguir...
    a) tenacidade. INADEQUADO, visto que significa qualidade, estado ou condição do que é “tenaz”, resistente ou difícil de partir; grande persistência; perseverança, afinco. Uma interpretação mais subjetiva do texto, até poderia trazer este sentido, mas não é o caso, visto haver opção mais adequada disponível.
    b) verbosidade. ERRADO, visto que significa qualidade do que é verboso, que fala muito ou usa palavras em excesso para expressar-se; prolixo, que usa palavras em demasia ao falar ou escrever; que não sabe sintetizar o pensamento. Característica mencionada no teto, mas justamente, no sentido negativo, recomendando que os atuais defensores se afastem dela em busca da retórica "de Aristoteles", mais pura.
    c) probidade. CORRETO, visto que significa qualidade do que é probo; integridade, honestidade, retidão. Justamente as qualidades centrais defendidas no texto e componentes da retórica "de Aristoteles", mais pura em com menos "bla´-blá-blá" e mais honra e lógica.
    d) entusiasmo. INADEQUADO, visto que significa qualidade do que se entusiasmou, imbuído, cheio de energia, extasiado; estimulado, animado pelo sucesso obtido; encorajado. Caracteristica presente no texto, no entanto com valor secundário, até negativo, diante da atual distância da retórica "de Aristoteles", mais pura e honrada, sem necessidade de uso da eloquencia ou exaltação dos ouvintes como forma de convencimento.
    e) proselitismo. ERRADO, visto que significa atividade ou esforço de fazer prosélitos; catequese, apostolado; apego doutrinário a uma idéis, sistema, religião (adepto, sectário, partidário). Não adere oa texto, pois iria de econtro ao que o autor condena com as atuais defezas vazias de conteúdo e cheias de enrolação, objetvando muito mais a forma do que o conteudo. 
  • Opção correta, letra "C".

    Veremos com maior facilidade na analise individula, a seguir...
    a) tenacidade. INADEQUADO, visto que significa qualidade, estado ou condição do que é “tenaz”, resistente ou difícil de partir; grande persistência; perseverança, afinco. Uma interpretação mais subjetiva do texto, até poderia trazer este sentido, mas não é o caso, visto haver opção mais adequada disponível.
    b) verbosidade. ERRADO, visto que significa qualidade do que é verboso, que fala muito ou usa palavras em excesso para expressar-se; prolixo, que usa palavras em demasia ao falar ou escrever; que não sabe sintetizar o pensamento. Característica mencionada no teto, mas justamente, no sentido negativo, recomendando que os atuais defensores se afastem dela em busca da retórica "de Aristoteles", mais pura.
    c) probidade. CORRETO, visto que significa qualidade do que é probo; integridade, honestidade, retidão. Justamente as qualidades centrais defendidas no texto e componentes da retórica "de Aristoteles", mais pura em com menos "bla´-blá-blá" e mais honra e lógica.
    d) entusiasmo. INADEQUADO, visto que significa qualidade do que se entusiasmou, imbuído, cheio de energia, extasiado; estimulado, animado pelo sucesso obtido; encorajado. Caracteristica presente no texto, no entanto com valor secundário, até negativo, diante da atual distância da retórica "de Aristoteles", mais pura e honrada, sem necessidade de uso da eloquencia ou exaltação dos ouvintes como forma de convencimento.
    e) proselitismo. ERRADO, visto que significa atividade ou esforço de fazer prosélitos; catequese, apostolado; apego doutrinário a uma idéis, sistema, religião (adepto, sectário, partidário). Não adere oa texto, pois iria de econtro ao que o autor condena com as atuais defezas vazias de conteúdo e cheias de enrolação, objetvando muito mais a forma do que o conteudo. 
  • Parte final do texto: "A retórica vencedora não depende do dom da oratória, mas do valor moral do orador." Grifo meu.

    O valor moral do orador é a probidade, já explicada pelo colega.

    Por isso, letra C.

  • Gabarito C

    Probidade: característica ou particularidade do que é probo; retidão ou integridade de caráter; honestidade e honradez.
     
  • Letra C:
    "Linkando" com Direito Administrativo - ...A retórica vencedora não depende do dom da oratória, mas do valor moral do orador. (última linha)
    Moral - moralidade - probidade
  • Resposta certa é letra C

    Pois, probidade quer dizer honestidades, dignidade, retidão.
  • Tenacidade = Qualidade de tenaz = Obstinado, constante firme
    Verbosidade = Qualidade de verboso = Que fala com facilidade; loquaz, eloqüente, facundo.
    Probidade = Qualidade de probo = 
    De caráter íntegro; honesto, honrado, reto, justo
    Entusiasmo = Dedicação ardente; ardor, paixão, veemência, vigor, no falar ou no escrever; flama
    Proselitismo = Prosélito = 
    Indivíduo que abraçou religião diferente da sua, convertido a uma doutrina, idéia ou sistema; sectário, adepto, partidário.