-
Poka-yoke (pronuncia-se poca-iôque) é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos.
-
Gabarito E
Conheça tudo sobre Poka Yoke, uma técnica de gestão da qualidade baseada em soluções simples, que evitam falhas em processos e reduzem custos
“Poka Yoke”; ou “pocá-ioquê”, para os íntimos. Esse nome, tão curioso, é de origem japonesa e significa “à prova de erros”. A partir daí, já dá para se ter uma ideia da natureza dessa ferramenta, que foi criada no Japão e implantada no Sistema Toyota de Produção já faz algum tempo. Pois é, o nome até pode ser engraçado, mas a função do Poka Yoke é muito séria: trata-se de um sistema de inspeção desenvolvido para prevenir riscos de falhas humanas e corrigir eventuais erros em processos industriais, sempre por meio de ações simples.
O Poka Yoke surgiu nos anos 1960, quando Shigeo Shingo, hoje considerado um gênio da engenharia, liderava a produção da Toyota. Não havia um dia em que ele não se deparasse com falhas humanas, que resultavam em produtos defeituosos: e, por isso, não havia um dia em que não ficasse irritado. Diante disso, Shingo começou a desenvolver técnicas que, por vingança, chamou de Baka (“idiota”, em japonês) Yoke (“à prova de”), em um processo que dispensa traduções. Aos poucos, porém, as técnicas foram aprimoradas, se provaram profundamente eficazes e ganharam aderência. Para não ofender ninguém, Shingo trocou o Baka por Poke.
Hoje, o Poka Yoke é uma técnica absolutamente consagrada de gestão em processos industriais, mas não só: a lógica da ferramenta se ampliou, de modo que ela pode ser aplicada a qualquer situação que envolva riscos de falhas ou defeitos.
Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/poka-yoke/
-
Poka Yoke é uma ferramenta enxuta representada por simples dispositivos e/ou procedimentos que possuem como missão inicial prevenir o surgimento de erros em um processo através da eliminação de suas causas geradoras.
Quando o ataque à causa do erro ainda não é possível ou conveniente, ao menos a detecção de sua origem é efetuada com o propósito de conter a obtenção de defeitos nos produtos processados.
O que é Poka Yoke de Prevenção? Para que serve?
O Poka Yoke de prevenção é a primeira modalidade proposta para aplicação.
Ele possui como objetivo eliminar de vez a causa geradora do erro, que pode estar ligada a inúmeras possibilidades, como: falta de treinamento operacional, excesso de atividades manuais, alta rotatividade de operários em uma linha de produção, ambiente de trabalho desorganizado, condições operacionais inadequadas, dentre outros.
Exemplos de Poka-Yoke de prevenção podem ser comparados a um pen drive – que possui uma ranhura específica de forma que o encaixe ocorra somente do lado correto, a um verificador automático de ortografia e gramática de um processador de texto, a moldes de produção destinados ao encaixe de peças exclusivas, e por aí vai.
O que é Poka Yoke de Detecção: quais os tipos?
O Poka-Yoke de detecção conta com duas modalidades propostas para aplicação: a de controle e a de advertência.
Enquanto o de controle tem como finalidade interromper o processo perante a ocorrência de um erro operacional – obrigando sua resolução imediata por meio do combate a sua causa raiz;
o de advertência possui como objetivo advertir por meio de sinais visuais e/ou auditivos o surgimento do erro – informando aos operários sobre sua origem de modo que uma prévia análise de contenção seja realizada.
Exemplos de Poka-Yoke de detecção podem ser relacionados a um disjuntor – que tem como função interromper a transmissão de energia perante sobrecargas elétricas, a uma campainha comercial deixada acima no balcão para assegurar que a entrada de novos clientes seja percebida, ao indicador de gasolina representado por uma luz vermelha mais intensa no painel do carro quando o uso do tanque reserva é acionado, dentre outros.
Leia mais em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-poka-yoke
-
Prezados, gabarito letra E. Vejamos definições:
Poka Yoke é um termo japonês que significa algo como “à prova de erros“. É um sistema que tem a finalidade de prevenir falhas e desenvolver a capacidade de corrigir com agilidade possíveis erros, por meio de ações simples.
Para isso, são pensados dispositivos que impedem a continuidade da produção caso tenha ocorrido alguma falha no meio do caminho, evitando que o cliente receba um produto defeituoso.
A) TQM - A sigla TQM tem origem do termo em inglês Total Quality Management. No Brasil, o método é chamado de Gestão da Qualidade Total. Ele diz respeito a uma estratégia usada pelo setor de administração para que todos tenham consciência da importância de agregar qualidade aos processos organizacionais.
B) Kanban - O sistema de “puxar” a produção a partir da demanda, produzindo em cada estágio somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo. Este cartão contém, em geral, as seguintes informações: número da peça; descrição da peça; tamanho do lote a ser produzido; colocado em container padronizado, centro de produção responsável e local de armazenagem.
C) Kaizen - Esse método baseia-se na constante evolução dos processos que integram um sistema de produção comercial, por meio da criação decertos padrões de qualidade e de sua constante mensuração. Dessa forma, é garantida a conformidade com o processo de melhoria contínua.
D) Just-in-time - O seu objetivo é coordenar um sistema produtivo, de forma que o processo seja alimentado no momento certo, com os itens corretos e nas quantidades certas. Assim, o Sistema Toyota de Produção passou a utilizar uma abordagem de trabalho denominada Just in Time (JIT), significando fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária”. Dentro do JIT encontramos a ferramenta de controle de estoque chamada de Kanban.
Bons estudos.