SóProvas


ID
823717
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração por objetivos (APO) é um método de estabelecimento de objetivos no qual os gerentes e seus subordinados definem, em conjunto, os objetivos para cada departamento, projeto ou pessoa. São vantagens desse método:

Alternativas
Comentários
  • A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.


    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração - Chiavenato - 7a Edição - Página 228

  • Avaliação Participativa Por Objetivos (APPO)

     

    Algumas organizações estão adotando um avançado sistema de administração do desempenho no qual participam ativamente o funcionário e o seu gerente. Nesse sistema se adota uma técnica de intenso relacionamento e de visão pro ativa. E aqui ressurge a velha Administração por Objetivos (APO), agora com novas roupagens e sem aqueles conhecidos traumas provocados pela antiga arbitrariedade, autocracia e contínuo estado de tensão e aflição dos envolvidos que caracterizam a sua implantação na maioria de nossas organizações.

    APPO é democrática, participativa, envolvente e motivadora.

     

    Envolve as etapas:

    1) Formulação de Objetivos consensuais (gerente e funcionário);


    2) Comprometimento pessoal para alcançar os objetivos conjuntamente formulados;


    3) Negociação dos recursos e meios necessários para alcançar os objetivos (materiais, equipamentos, equipe de trabalho, treinamento e desenvolvimento, outros);


    4) Desempenho (funcionário escolhe seus meios de alcançar os objetivos);


    5) Monitoração constante dos resultados (auto-avaliação, se necessário o gerente o auxilia);


    6) Retroação intensiva e contínua (funcionário precisa saber avaliar como está seu trabalho).

     

    http://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/avaliacao-participativa-por-objetivos-appo.htm

  • E) clarificar as funções, responsabilidades e autoridade dos membros da organização.


    Quanto à responsabilidade, tudo bem, na medida em que há definição de objetivos consensuais; mas clarificar funções e autoridade? Pra mim, essas características sempre houve, independente de haver uma APO. Alguém pode "clarificar" pra mim?