SóProvas


ID
824419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FNDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as características gerais das comunicações oficiais,
julgue os itens que se seguem, com base no Manual de Redação da
Presidência da República.

A transparência e a inteligibilidade dos atos normativos são requisitos que o Brasil, como Estado de direito, deve atender em suas comunicações oficiais.

Alternativas
Comentários
  • 1. O que é Redação Oficial

    Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direitoé inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza concisão.

    Entende-se por clareza a simplicidade vocabular (fim dos jargões burocráticos, linguagem técnica desnecessária, etc. Dizem até que a clareza, na prática, está acima da gramática (palavras da minha professora). Só se usa linguagem técnica nas áreas específicas.

    Concisão, apesar de não ser obrigatória, segundo o manual, é uma qualidade. É dizer o suficiente com o menor número possível de palavras, é escrever sem enrolação. Para o CESPE, antônimo de conciso é prolixo.
    Cuidado! Concisão é diferente de resumo.

  • Inteligibilidade ( clareza).

  • Inteligibilidade: qualidade do que é inteligível, do que pode ser compreendido; compreensibilidade.

     

    CERTO

  • Estado de Direito pressupõe transparência nas comunicações e uma linguagem obscura e incompreensível para a grande massa fere o princípio da publicidade e da inteligibilidade.