-
ERRADO
O correto seria assim:
Os documentos do padrão MEMORANDO têm por finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna a um órgão público, primando pela agilidade e objetividade no trato de suas matérias.
Ofício: têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares. (comunicação externa)
Memorando: é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, queestar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Ofício e Memorando se diferenciam pela finalidade e não pela sua forma.
Manual de Redação Oficial da Presidência da República
-
OFÍCIO = EXTERNO
MEMORANDO = INTERNO
-
Vale lembrar que "Aviso" também é padrão ofício.
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Só lembrando:
"Quem avisa Ministro é"
é manjado mas dá para lembrar na prova,.
Só para descontrair. rsrsrsrss
-
O erro da questão está no EXCLUSIVAMENTE.
De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, o documento ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ele tem como finalidade o tratamento de assuntos oficias pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com PARTICULARES.
Não exites Padrão Memorando, conforme citado por alguns. Memorando é a modalidade de comunicação.
-
Como já foi dito a questão está errada, outras podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - ANP - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Ofício; O ofício é correspondência destinada a tratar de assuntos oficiais pelos órgãos ou entidades da administração pública entre si ou com cidadãos em geral.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos
Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Memorando; Ofício; Aviso;
As modalidades de comunicação denominadas ofício, aviso e memorando assemelham-se quanto à forma, visto que todas devem ser formatadas conforme o padrão ofício; quanto à finalidade, o memorando distingue-se do ofício e do aviso por destinar-se à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
GABARITO: CERTA.
-
Agora compreendi a questão. Veja que o padrão ofício é aplicado ao memorando (comunicação interna) e também ao ofício ou aviso (comunicação externa).
O item erra ao dizer "finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna".
-
Macete para lembrar, foi assim que aprendi!!!
MEmorando - MEsmo orgão!
-
Deu a definição de memorando.
-
A correspondência com finalidade eminentemente interna é o memorando.
-
-
Os documentos do padrão ofício têm por finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna a um órgão público, primando pela agilidade e objetividade no trato de suas matérias.
O MEMORANDO tem por finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna a um órgão público, primando pela agilidade e objetividade no trato de suas matérias.
-
CUIDADO!!!!!!
Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:
a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo OFÍCIO nas três hipóteses.
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República
3 edição, revista, atualizada e ampliada
-
Bruno Estevão, sob a égide do MRPR/2018, o gabarito da questão continuaria ERRADO.
Os documentos do padrão ofício não "têm por finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna a um órgão público". Tais documentos possuem, também, a missão de estabelecer a comunicação da Administração Pública com particulares (pessoas naturais e pessoas jurídicas de direito privado).
Abraços.
-
hoje tudo é ofício
-
Os documentos do padrão ofício têm por finalidade exclusiva estabelecer comunicação de temas oficiais de forma eminentemente interna a um órgão público, primando pela agilidade e objetividade no trato de suas matérias.
Errado, o ofício, hoje, geralmente é utilizado na maior parte das comunicações oficiais, sobretudo externas.
Como bem os colegas citaram a forma eminentemente de se comunicar internamente é o memorando.
A saga continua...
Deus!