-
ITEM CORRETO
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:
Senhor Senador,
Senhor Juiz,
Senhor Ministro,
Senhor Governador.
Fonte: Trechos do MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2a edição, revista e atualizada-Brasília, 2002.
ALTERNATIVA CORRETA.
-
Mas o Governador não é o chefe do poder executivo na esfera estadual??
-
Oi, Vitor!
Aqui, o manual se refere ao chefe maior de cada um dos poderes: executivo, que é o PRFB, do legislativo, que é o o do Congresso (das duas casas), no caso nosso "Sarney", e do judiciário, que é o presidente do STF. São só os chefes dos 3 poderes, entende?!
Espero te-lo ajudado...
-
Ahh sim!! Agora esta tudo claro pra mim!
Muuito obrigado! :D
-
Pessoal, vejam se partilham da mesma dúvida:
Na questão acima (Q275055) diz que o pronome de tratamento pra prefeito é Vossa Senhoria, enquanto que na presente questão (Q275056) o pronome de tratamento é Senhor (porque é Senhor pra qualquer um que não seja chefe de Poder). Mas as duas formas estão previstas no Manual. Qual, afinal de contas, é a forma correta pros que não são Excelentíssimos? Será que tô confundindo algo?
Abraço e obrigada!
-
Colega " A spectre is hauting Europe"
Existe diferença entre pronome de tratamento e vocativo.
Pronomes de Tratamento: são pronomes empregados no trato com as pessoas, familiarmente ou respeitosamente. Embora o pronome de tratamento se dirija à segunda pessoa, toda a concordância deve ser feita com a terceira pessoa. Usa-se Vossa, quando conversamos com a pessoa, e Sua, quando falamos da pessoa.
Vocativo: Vocativo é a expressão da pessoa ou coisa a que se refere no discurso direto. Então, quando se chama a alguém, usa-se o vocativo. Em documentos oficiais, com muita freqüência, utiliza-se o vocativo quando o destinatário é invocado. Esta colocação vem seguida de vírgula e antecede o texto. É importante saber que, somente para os chefes dos três poderes, Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e o Presidente do Supremo Tribunal Federal, é empregado o vocativo Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo. Para todas as demais autoridades é utilizado o vocativo Senhor, seguido do cargo.
VOCATIVO: há apenas dois. Excelentíssimo Senhor - para Chefes de Poder (Presidente da República; Presidente do Supremo Tribunal Federal; Presidente do Congresso Nacional) Senhor - para os demais. (Senador; Governador; Ministro; Juiz; etc.) PRONOME DE TRATAMENTO: também há apenas dois. Com algumas ressalvas para Reitor, para autoridades eclesiásticas. Vossa/Sua Excelência - para as autoridades, desde o Presidente da Câmara Municipal até o Presidente da República – para este nada deve ser abreviado. Vossa/Sua Senhoria - para servidores em geral e particulares. Algumas observações: quanto ao uso de Vossa ou de Sua: Vossa Excelência se dá quando se fala diretamente com a pessoa (com quem se fala). Sua Excelência se dá quando se fala da pessoa (de quem se fala). Encaminho a V.Exª o projeto de lei de autoria de S. Exª o deputado XY dos Santos. quanto ao gênero: concorda-se com a pessoa a quem o adjetivo/numeral/pronome se refere. V.Exª está atarefada (se mulher) / atarefado (se homem) e não atenderá no período da tarde.
Obs:
1 - não se usa mais Digníssimo (D.D) nem Ilustríssimo (Ilmo.)
2 - evite-se o uso de Doutor (Dr.), por ser título acadêmico e não pronome de tratamento.
-
O enunciado informa que "o vocativo Senhor deve ser usado nas comunicações oficiais dirigidas aos cargos de senador, juiz, ministro e governador, da seguinte forma: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador".
O Manual Oficial informa que as autoridades "serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador,Senhor Juiz,Senhor Ministro,Senhor Governador".
A resposta é correta.
-
O PROBLEMA É QUE SE EU NÃO CHAMAR O JUIZ DE MERITÍSSIMO, ELE NEM VAI LEI MINHA PETIÇÃO... O MANUAL É OMISSO, MAS METRES E DOUTORES DIZEM QUE PODE.
GABARITO CERTO
-
Pelo amor de DEUS, Governador é chefe de Poder, porque se usou Senhor ao invez de se usar Excelentíssimo Senhor GOVERNADOR.
ODEIO TU CESPE.
-
Quem é da área jurídica sofre, pois sabemos que os juízes preferem até "meu rei", mas "senhor" parece muito vulgar para eles.
-
Não confundir o PRONOME DE TRATAMENTO com o VOCATIVO a ser usado.
-
Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.
Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.
https://go.hotmart.com/Q52663110A
-
Utilização de Vocativos no MRPR:
Excelentíssimo Senhor + Cargo,
Utilizado por:
- Presidente da república;
- Presidente do Congresso Nacional
- Presidente do STF
Nota: Após a utilização do vocativo segue vírgula. ex: Excelentíssimo Senhor Presidente da República,
Senhor + Cargo,
Utilizado por:
- Vice Presidente da República;
- Ministro;
- Secretário Executivo de Ministério e demais cargos de natureza especial;
- Embaixador;
- Oficial - General das Forças Armadas;
- Senador da República;
- Deputado Federal
- Agentes Públicos Federais.
Ex: Senhor Vice Presidente da República,