SóProvas


ID
825475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após regular trâmite de processo administrativo disciplinar (PAD), o presidente da República editou ato demitindo um servidor público federal. De acordo com essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: 
    1. Ação Popular

    1.1. Conceito: A Ação Popular concede ao cidadão o direito de ir à juízo para tentar invalidar atos administrativos praticados por pessoas jurídicas de Direito Público enquanto Administração Direta e também pessoas jurídicas da Administração Indireta.

    A referida ação constitucional é posta à disposição de qualquer cidadão para a tutela do patrimônio público ou de entidade que o Estado participe, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico cultural, mediante a anulação do ato lesivo.
    Portanto, acertiva correta.

  • Em relação a alternativa "e":

    Dados Gerais

    Processo:

    MS 15158 DF 2010/0059856-3

    Relator(a):

    Ministra ELIANA CALMON

    Julgamento:

    25/08/2010

    Órgão Julgador:

    S1 - PRIMEIRA SEÇÃO

    Publicação:

    DJe 01/09/2010

    Ementa

    PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO - MANDADO DE SEGURANÇA - CERTIFICADO DE UTILIDADE PÚBLICA - PRAZO DECADENCIAL - FLUÊNCIA - PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - INTERRUPÇÃO DO PRAZO - INOCORRÊNCIA.
    1. O prazo decadencial para a impetração do mandado de segurança flui a partir da ciência do ato capaz de produzir lesão ao direito do impetrante.
    2. É pacífico o entendimento do STJ de que o prazo decadencial para impetração do mandado de segurança não se interrompe nem se suspende em razão de pedido de reconsideração ou da interposição de recurso administrativo, exceto quanto concedido efeito suspensivo.
    3. Segurança denegada.
  • Pessoal,

    Se alguem puder me ajudar agradeço muito, fiquei com uma duvida quando a letra A por isso acabei errando a questão, estou retomando aos estudos agora e muita coisa ja não mais, se alguem puder clarear os pensamentos fico grata,

    Minha duvida, quando a letra A - Na questão quando menciona Moralidade Administrativa, se o servidor descobrir que a Administração foi imoral ao demiti-lo ele nao pode impetrar Ação Popular?

    Apesar de a ação popular destinar-se à fiscalização dos atos do poder público pelo povo, não será cabível sua utilização no caso, pois a referida ação objetiva precipuamente a proteção do patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural.
  • Na minha humilde opinião a letra A também encontra-se errada ao afirmar que a ação popular é utilizada pelo povo, quando na verdade é pelo cidadão, havendo diferença entre esses dois termos.
  • Pelo que diz o art. 23 da Lei 12.016 (mandado de seguranca), o prazo para a requerer a seguranca e contado da ciencia do do interessando do ato impugnado. Assim a letra c) estaria errada por afirmar que tal prazo e contado da publicacao no Diario Oficial.

    Me corrijam se estiver errado pois me restou essa duvida

     

  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

  • Letra A.


    [Apesar de a ação popular destinar-se à fiscalização dos atos do poder público pelo povo], não será cabível sua utilização no caso, pois a referida ação objetiva precipuamente a proteção do patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural.


    Eis a confusão:

    O povo pode fiscalizar, porém quem tem legitimidade para impetrar é o cidadão.



    No caso da questão, deverá o cidadão recorrer ao mandado de segurança, pois tem direito a defesa e ao contraditório

  • Que questao dificil ...

  • GAB. LETRA A

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Art. 5º 
    (...)

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

  • Após regular trâmite de processo administrativo disciplinar (PAD), o presidente da República editou ato demitindo um servidor público federal. De acordo com essa situação hipotética, é correto afirmar que: Apesar de a ação popular destinar-se à fiscalização dos atos do poder público pelo povo, não será cabível sua utilização no caso, pois a referida ação objetiva precipuamente a proteção do patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, da moralidade administrativa, do meio ambiente e do patrimônio histórico e cultural.