-
Forças
A força descreve quais as competências mais fortes da sua empresa, aquelas que estão sobre sua influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas:
- O que você faz bem?
- O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando?
- Quais são os recursos que você tem?
- O que possui melhor que seus concorrentes?
- O que faz os clientes voltarem à sua empresa?
Com estas respostas você consegue desenvolver esta parte da análise, sempre lembrando que quanto maior a vantagem competitiva que uma força lhe traz, mais importante ela é dentro da análise.
Fraquezas
As fraquezas são as competências que estão sobre sua influência mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Você pode encontrá-las fazendo as seguintes perguntas:
- Meus funcionários são capacitados para suas funções?
- Onde eu deveria melhorar minha empresa?
- Por que meus clientes escolhem os concorrentes?
- Quais são as deficiências dos meus colaboradores?
- Por que os clientes não voltam depois de uma compra?
As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças. Uma pequena parte das causas costuma causar a maior parte dos problemas.
Oportunidades
As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que não temos controle sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, como o advento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar o fomento de oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infra-estrutura.
Ameaças
As ameaças são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa. Elas podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar sua capacidade de gerar riqueza. Devem ser constantemente monitorada pelos gestores, pois, muitas vezes, podem apresentar um risco muito maior que a capacidade de retorno.
Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição, em um cenário onde não é possível repassar este valor ao mercado, deteriorando assim as margens da empresa. Por isso, é importante que a empresa crie políticas que possam combater as ameaças. Como no exemplo anterior, onde ela poderia ter feito uma proteção cambial (Hedge) para manter suas margens em segurança.
-
Comentando as letras!!
A-Errado- Na análise externa, os pontos fortes e fracos de uma empresa devem ser determinados por meio da relação entre os segmentos de mercados e a atual posição dos produtos ou serviços dessa empresa. Errado na análise externa temos as ameaças e oportunidades e na análise interna são os pontos fortes e fracos.
B-Errada- Quanto menos uma empresa conhece sobre seu concorrente, menor o risco estratégico dessa empresa em face das estratégias do concorrente. Pelo contrário quanto menos conhece seu concorrente maior é o risco dela frente as estratégia por isso é sempre importante monitorar seus concorrentes!
C-Errada- Ameaças são fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, podendo ser controladas antes de prejudicarem o desenvolvimento das empresas. Ameaças não podem ser controladas mas o que pode ser feito é tentar sempre estudar e monitorar o ambiente externo tentando se antecipar a elas ou tentar se adaptar a elas sempre procurando inovar através do ambiente interno da empresa!
D-Certa-Os pontos fortes e fracos correspondem a variáveis controláveis por uma empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças correspondem a variáveis não controláveis. Totalmente certo você pode controlar seu ambiente interno mas não seu ambiente externo!
E- Errada- Mediante a análise das oportunidades e das fraquezas de um ambiente organizacional, obtêm-se a atual situação das vantagens competitivas de uma empresa. É mediante a análise das oportunidades e ameaças que tenta-se conseguir obter as vatagens competitivas e não das fraquezas pois esta representa um dos fatores do seu ambiente interno. O ambiente externo deve ser sempre avaliado, pois é através das mudanças nele á qual a empresa se adapta utilizando de seus pontos forte e até fracos para inovar e crescer nesse mercado.
-
Sobre os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, Oliveira (2005, p. 90) considera:
“Os pontos fortes e fracos compõem a análise interna da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças compõem sua análise externa. Os pontos fortes e fracos representam as variáveis controláveis, enquanto as oportunidades e as ameaças representam as variáveis não controláveis pela empresa. Fica evidente que o problema maior são as variáveis sobre as quais não se tem controle”.
Fonte:http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/viewFile/216/68
-
Letra "D" Correta
Análise SWOT – (FOFA)
Forças – Interna / controlável
Oportunidades – Externo / Incontrolável / Monitorável
Fraquezas – Interna / Controlável
Ameaças – Externa/ Incontrolável / Monitorável
-
Complementando....
A) ERRADA!!! Forças e Fraquezas referem-se ao ambiente INTERNO e não externo.
B) ERRADA!!! Precisa nem comentar né!?...justamente o contrário
C) A organização somente controla o AMBIENTE INTERNO, ou seja AS FORCAS E FRAQUEZAS... O AMBIENTE EXTERNO NÃO É POSSÍVEL DE SER CONTROLADO, o que pode acontecer é a organização atuar para que possam explorar as oportunidades e se proteger das ameaças...
D) CORRETA!!!!
E) ERRADA!!! Como uma fraqueza pode ser considerada uma vantagem competitiva? O correto seria OPORTUNIDADE E FORÇA!!!!
-
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos
Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco
na atividade principal
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e
Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão
estratégica, Redução de erros.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e
relacionam-se, quase sempre, a fatores internos. Estas são
particularmente importantes para que a empresa rentabilize o que tem de
positivo e reduza, através da aplicação de um plano de melhoria, os seus
pontos fracos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro
e estão relacionadas a fatores externos, que permitem a identificação
de aspectos que podem constituir constrangimentos (ameaças) à
implementação de determinadas estratégias, e de outros que podem
constituir-se como apoios (oportunidades) para alcançar os objetivos
delineados para a organização.
-
A - ERRADO - Na análise externa, os pontos fortes e fracos de uma empresa devem ser determinados por meio da relação entre os segmentos de mercados e a atual posição dos produtos ou serviços dessa empresa. AS VARIÁVEIS DO AMBIENTE EXTERNO SÃO: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES.
B - ERRADO - Quanto menos uma empresa conhece sobre seu concorrente, menor o risco estratégico dessa empresa em face das estratégias do concorrente. QUANTO MENOS A ESPRESA CONHECE O CONCORRENTE MAIOR SERÁ A SUA AMEAÇA.
C - ERRADO - Ameaças são fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, podendo ser controladas antes de prejudicarem o desenvolvimento das empresas. AS VARIÁVEIS DO AMBIENTE EXTERNO SÃO INCONTROLÁVEIS. TANTO AS QUE IMPACTAM DIRETAMENTE NA ORGANIZAÇÃO COMO AS QUE IMPACTAM INDIRETAMENTE, MICROAMBIENTE E MACROAMBIENTE RESPECTIVAMENTE.
D - CORRETO - Os pontos fortes e fracos correspondem a variáveis controláveis por uma empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças correspondem a variáveis não controláveis. SE A VARIÁVEL É INTERNA, ENTÃO É POSSÍVEL CONTROLÁ-LA. PORÉM, SE A VARIÁVEL É EXTERNA, ENTÃO É IMPOSSÍVEL CONTROLÁ-LA.
E - ERRRADO - Mediante a análise das oportunidades e das fraquezas de um ambiente organizacional, obtêm-se a atual situação das vantagens competitivas de uma empresa. COM OPORTUNIDADES E FRAQUEZAS TEMOS CRESCIMENTO.
GABARITO ''D''
-
Análise SWOT >>>> F O F A
A análise swot (FOFA) consiste em uma ferramenta própria para a elaboração do planejamento ESTRATÉGICO / INSTITUCIONAL.
------------------------------------------------------------------------------------------------
FORTALEZAS: variável interna | controlável
OPORTUNIDADES: variável externa | não controlável
FRAQUEZAS: variável interna | controlável
AMEAÇAS: variável externa | não controlável
------------------------------------------------------------------------------------------------
Fortaleza + Oportunidade ---> estratégia de DESENVOLVIMENTO/ALAVANCAGEM
Fortaleza + Ameaça ---> estratégia de MANUTENÇÃO
Fraqueza + Oportunidade ---> estratégia de CRESCIMENTO
Fraqueza + Ameaça ---> estratégia de SOBREVIVÊNCIA