SóProvas


ID
825769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos princípios gerais e específicos do planejamento estratégico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Comentando as letras!
    A- Errada- Maximizar os resultados e minimizar as deficiências são determinações que caracterizam o princípio da contribuição aos objetivos. De  acordo com  OLiveira(2004):princípio da contribuição aos objetivos,é onde se prioriza os mesmo e busca-sealcança-los em sua totalidade com os custo mínimo de recursos.
    B-
    Errada- O erro está na definição do princípio pois o do planejamneto integrado coloca que os vários escalões d aempresa devem ser integrados entre si e a definição dada na letra é o do princípio coordenado!

        C- Errada- Os planejamentos elaborados pelos diversos escalões de uma empresa devem ser integrados, em concordância com o princípio do planejamento participativo. A letra aqui comenta o Princípio o Planejamento Integrado e não o participativo.

            D- Certa- Os objetivos estabelecidos pela organização devem ser, de acordo com o princípio da contribuição aos objetivos, hierarquizados e alcançados em sua totalidade. Certa aqui é o próprio princípio da contribuição aos objstivos!

              E- Consoante o princípio de maior penetração e abrangência, o planejamento deve sempre visar, em primeiro plano, ao cumprimento de todos os objetivos da empresa. O Princípio da maior penetração e abrangência, diz respeito às modificações que a organização pode sofrer durante o processo do planejamento.

              • Princípios  Gerais do PLanejamento Estratégico

                Princípio da contribuição aos objetivos, que visa os objetivos máximos da empresa; procurando sempre minimizar os custos!
                Princípio da precedência, o qual corresponde a função administrativa que vem antes das outras funções administrativos de organização, direção e controle;
                Princípio da maior penetração e abrangência, que pode provocar modificações nas características e atividades da empresa, nas pessoas, e na tecnologia ou nos sistemas;
                Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, orientando a maximização dos resultados e a minimização das deficiências.

                Os princípios específicos do planejamento são:
                Planejamento participativo, que considera o papel do responsável em facilitar o processo de elaboração pela própria empresa;
                Planejamento coordenado, que orienta para que todos os aspectos envolvidos devem ser de forma interdependente;
                Planejamento integrado, os vários escalões da empresa devem ser integrados entre si;
                Planejamento permanente, que leva em consideração a turbulência do ambiente.

                Fonte: Trabalho sobre Planejamento Estratégico Prof Paulo Jair Viotto

                • Complementando: PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO 
                           Oliveira (1997) em seu livro Planejamento Estratégico, cita que o planejamento dentro de uma empresa deve respeitar alguns princípios, para que o resultado de sua operacionalização sejam os esperados. Pode-se separar esses princípios em gerais e específicos. 
                  Princípios Gerais de Planejamento 
                           Quatro são os princípios gerais para os quais os executivos devem estar atentos: 
                  a)      O princípio da contribuição aos objetivos, e neste aspecto o planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa. No processo de planejamento deve-se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcançá-los em sua totalidade, tendo em vista a interligação entre eles. (Alternativa D).
                  b)      O princípio da precedência do planejamento, corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle). Na realidade é difícil separar e seqüenciar as funções administrativas, mas pode-se considerar que, de maneira geral, o planejamento “do que é como vai ser feito” aparece na ponta do processo. Como conseqüência, o planejamento assume uma situação de maior importância no processo administrativo.
                  c)       O princípio da maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa. As modificações provocadas nas pessoas podem corresponder à necessidade de treinamento, substituição, transferências, funções, avaliação, etc.; na tecnologia pode ser apresentada pela evolução dos conhecimentos, pelas novas maneiras de fazer os trabalhos, etc.; e nos sistemas podem ocorrer alterações nas responsabilidades estabelecidas nos níveis de autoridade, descentralização, comunicações, procedimentos, instituições, etc.
                  d)      Princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade.O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Através desses aspectos, o planejamento procura proporcionar a empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.
                  Fonte:http://vsites.unb.br/ciord/informacoes/material/planejamento_estrategico/Texto%20de%20Apoio%20311.doc
                • Princípios Específicos do Planejamento 
                           Segundo Ackoff (1974:28), existem quatro princípios de planejamentos que podem ser considerados como específicos: 
                  -         Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável do planejamento não é simplesmente elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo. 
                  -         Planejamento coordenado:todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, depois nenhuma parte ou aspectos de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto. 
                  -         Planejamento integrado:os vários escalões de uma empresa devem ter seus planejamentos integrados. Nas empresas voltadas para ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os dos seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de “cima para baixo” e os meios para atingi-los “de baixo para cima”, sendo este fluxo usualmente invertido em uma empresa cuja função primária é servir aos seus membros. 
                  -         Planejamento permanente:essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo
                  Fonte:http://vsites.unb.br/ciord/informacoes/material/planejamento_estrategico/Texto%20de%20Apoio%20311.doc
                • Você estuda ,estuda  e o cespe está sempre a frente do seu conhecimento ! Aff !
                • NÃO CONCORDO....COM O GABARITO C ESTEJA CERTO, ELE DIZ ASSIM:

                  Os objetivos estabelecidos pela organização devem ser, de acordo com o princípio da contribuição aos objetivos, hierarquizados e alcançados em sua totalidade.

                  O COLEGA ACIMA EXPOS O CONSELHO DE ANSOFF QUE É:

                  (...)O princípio da contribuição aos objetivos, e neste aspecto o planejamento deve sempre visar aos objetivos máximos da empresa. No processo de planejamento devem-se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcançá-los em sua totalidade, tendo em vista a interligação entre eles.

                  OU SEJA, NO PLANEJAMENTO DEVEMOS PROCURAR ALCANÇAR, NÃO SIGNIFICA QUE ALCANÇAREMOS COMO A ASSERTIVA AFIRMA.
                • Princípios Gerais

                  ·         O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos  máximos da empresa;
                  ·         O princípio da precedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle);
                  ·         O princípio de maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações em: pessoas, tecnologia e/ou sistemas;
                  ·         O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

                  Princípios Específicos

                  ·         Planejamento participativo: O principal benefício do planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é, simplesmente elabora-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo;
                  ·         Planejamento coordenado: Todos aspectos envolvidos devem ser projetados  de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte  ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto;
                  ·         Planejamento Integrado: Os vários escalões de uma empresa  - de porte médio ou grande – devem ter seus planejamentos integrados. nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresariais  dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de cima para baixo e os meios para atingi-los, de baixo para cima, sendo este último fluxo  usualmente invertido em uma empresa cuja função primária  é servir a seus membros;
                  ·         Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência  do ambiente,pois nenhum plano mantém seu valor  com o tempo
                • Gabarito: letra d)


                  a) Maximizar os resultados e minimizar as deficiências são determinações que caracterizam o princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade

                  b) Segundo o princípio específico do planejamento coordenado, todas as atividades envolvidas no planejamento devem ser projetadas para que sejam executadas de forma interdependente.

                  c) Os planejamentos elaborados pelos diversos escalões de uma empresa devem ser integrados, em concordância com o princípio do planejamento integrado.

                  d) Os objetivos estabelecidos pela organização devem ser, de acordo com o princípio da contribuição aos objetivos, hierarquizados e alcançados em sua totalidade. 

                  e) Consoante o princípio da contribuição aos objetivos, o planejamento deve sempre visar, em primeiro plano, ao cumprimento de todos os objetivos da empresa.

                • Letra A. Errado

                  Correto seria: Princípio das maiores eficiências, eficácias e efetividades: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências.

                  Letra B. Errado

                  Correto seria: Segundo ACKOFF. Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos no planejamento devem atuar de maneira interdependente;


                  Letra C. Errado. 

                  Correto seria: Planejamento integrado: os planejamentos dos vários escalões das organizações devem ser integrados, nos níveis estratégico, tático e operacional;


                  Letra D. Correto


                  Letra E. Errado. 

                  Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele pode provocar uma série de modificações na organização;



                  OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 30 ed. São Paulo: Atlas, 2012.


                • A) Maximizar os resultados e minimizar as deficiências são determinações que caracterizam o princípio da contribuição aos objetivos.

                  Máximo resultado, mínimo deficiência ---> Princípio da eficiência, eficácia e efetividade.

                  -----

                  B) Segundo o princípio específico do planejamento integrado, todas as atividades envolvidas no planejamento devem ser projetadas para que sejam executadas de forma interdependente.

                  Tudo planejado de forma interdependente ----> Panejamento coordenado.

                  -----

                  C) Os planejamentos elaborados pelos diversos escalões de uma empresa devem ser integrados, em concordância com o princípio do planejamento participativo.

                  Diversos escalões integrados ----> planejamento integrado.

                  Já o planejamento participativo está relacionado ao fato de que o principal benefício do planejamento não é o resultado (o plano) e sim o processo desenvolvido.

                  -----

                  D) Os objetivos estabelecidos pela organização devem ser, de acordo com o princípio da contribuição aos objetivos, hierarquizados e alcançados em sua totalidade. (CORRETA)

                  -----

                  E) Consoante o princípio de maior penetração e abrangência, o planejamento deve sempre visar, em primeiro plano, ao cumprimento de todos os objetivos da empresa.

                  Cumprimento de todos os objetivos (na totalidade) ----> Princípio da contribuição aos objetivos.

                  Já o princípio de maiores influência (penetração) e abrangência está relacionado ao fato de que o planejamento pode provocar uma série de modificações na empresa (nas pessoas, tecnologias e sistemas)

                  • Djalma Oliveira: Princípios Gerais:
                  • Contribuição aos objetivos: Totalidade dos objetivos.
                  • Precedência do planejamento: Planejamento vem antes de tudo
                  • Maior penetração e abrangência: O Plan. estratégico provoca uma série de modificações na empresa
                  • Maior eficiência, eficácia e efetividade: Resultado

                  • Segundo Ackoff... Princípios Específicos:
                  • -         Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável do planejamento não é simplesmente elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo. 
                  • -         Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, depois nenhuma parte ou aspectos de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto. 
                  • -         Planejamento integrado: os vários escalões de uma empresa devem ter seus planejamentos integrados. Nas empresas voltadas para ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os dos seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de “cima para baixo” e os meios para atingi-los “de baixo para cima”, sendo este fluxo usualmente invertido em uma empresa cuja função primária é servir aos seus membros. 
                  • -         Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo. O planejamento é dinâmico, e devemos sempre estar planejando. Similar ao que chamamos de homeostase, ficar em harmonia com o ambiente.