SóProvas


ID
825793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando-se que as atividades de um órgão sejam realizadas por meio de diretoria judiciária, diretoria de pessoal, diretoria orçamentária e financeira e diretoria logística, é correto afirmar que a estrutura organizacional desse órgão fundamenta-se em um modelo de departamentalização

Alternativas
Comentários
  • Modelo de Departamentalização por Funções:

    Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são: 
    •  Mantém o poder e o prestígio das funções principais 
    •  Cria eficiência através dos princípios da especialização.
    •  Centraliza a perícia da organização. 
    •  Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração. 
    •  Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas. 
    •  Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos. 
    • 
    Desvantagens: Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.  
    Entre elas podemos dizer: 
    A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula. 
    Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita 
    O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado.  
    A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à 
    organização em tamanho e amplitude. 
    Muita especialização do trabalho. 
    Fonte: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Departamentalizacao.pdf 
  • Oi Ricardo qual é a Fonte de seu comentário???
  • Existem diferentes critérios para se criar departamentos ou divisões, Ramos Simon (1996, p.522) aponta alguns: Departamentalização por funções: quando as tarefas são separadas segundo os principais tipos de atividades (produção, marketing, comunicação, documentação, pessoal, finanças, etc.).
    departamentalização funcional ou estrutura funcional) é a mais comum na administração; agrupa FUNÇÕES COMUNS ou ATIVIDADES SEMELHANTES para formar uma unidade organizacional. As pessoas ficam mais unidas para execução das tarefas, aumentando a qualidade e a produtividade organizacional; neste tipo de departamentalização o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais; os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. As pessoas focalizam seus esforços sobre suas próprias especialidades, não tendo uma visão sobre outros departamentos e sobre a organização como um todo; uma vez que, apesar de especialização funcional, as tarefas são interdependentes. Representa o tipo oposto à estrutura linear. Em vez de basear-se na autoridade linear, única e exclusiva, a estrutura funcional baseia-se na autoridade do especialista que tem o conhecimento técnico, mas não o comando e a decisão. Não há unidade de comando. Cada chefe se dedica a uma especialidade e cada pessoa pode subordinar-se simultaneamente a vários chefes, dentro da especialidade de cada um.É a departamentalização mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo. É a departamentalização mais adequada para empresas menores (de pequeno porte), com processos de trabalho simples, com poucos produtos e/ou serviços, em ambientes estáveis,que operem em uma região pequena. Própria para organizações que atuam em ambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional. 
  • Essa questão está muito ESTRANHA,

    Pelo que eu compreendi, ela fala da departamentalização FUNCIONAL. Qualquer material que a gente leia diz que esse tipo de departamentalização gera ESPECIALIZAÇÃO; quando especializa, as pessoas ficam mais voltadas para suas tarefas e consequentemente gera FALTA DE COORDENAÇÃO!!!!! Se  gera falta de coordenação, como o relacionamento pode ocorrer de maneira mais harmÔnica???????!
  • Para mim esta questão está faltando informações nos itens B e E. No item B, que fala da comunicação técnica entre os servidores, esta ocorrerá sim de forma mais rápida se for entre os servidores do próprio departamento (intra), pois todos conhecem o mesmo vocabulário, jargões, etc. Se for entre os servidores da organização como um todo (extra), a comunicação não ocorre de forma mais rápida. O mesmo acontece com a questão E, dada como correta. Se for entre dentro do departamento, o relacionamento entre os servidores ocorre sim de maneira mais harmônica. Se for fora do departamento, não.

  • Concordo com você Luciana, mas a questão está analisando a Estrutura Organizacional, vale dizer, a empresa como um todo e não um departamento, daí subentende-se que as alternativas se referem a estrutura como um todo. Acredito que a relação é mais harmônica visto que os departamentos funcionam de forma independente evitando conflitos entre eles, cada um tem seus recursos, seus chefes, seus suportes, etc.

    Eu errei a questão, marquei a b), justamente pensando que no departamento em si a comunicação é melhor, mas, refletindo depois com o auxílio dos comentários, cheguei a conclusão exposta acima. Devemos ser atentos em captar ao máximo o que o enunciado diz. 

  • Também não concordo com o gabarito. Pensando em uma indústria, a área de produção pode solicitar a compra da quantidade X de material para que não falte matéria-prima para produção. Já o setor de compras, querendo reduzir custos, pode vetar ou reduzir a quantidade a ser comprada, gerado um impasse.

    ABORDAGEM FUNCIONAL

    É o agrupamento de atividades baseado no uso de habilidades, conhecimento e recursos similares. As unidades organizacionais – como divisões e departamentos – são formadas de acordo com a principal função especializada ou técnica. Trata-se de uma abordagem eminentemente voltada para si mesma, isto é, é como se a organização estivesse sempre olhando para seu ambiente interno sem considerar o que acontece ao redor.


    Figura 
    Fig. 1: Vantagens e limitações da estrutura funcional. Fonte: CHIAVENATO, 2004.
    FONTE: http://ideagri.com.br/plus/modulos/noticias/imprimir.php?cdnoticia=383

  • Questão estranha...
    A departamentalização funcional não é descentralizada? Cada departamento tem um chefe (um superior hierárquico e os subordinados).
    Até onde sei, nesse tipo de departamentalização também ocorre um baixo grau de integração.
    Alguém pode me explicar????
  • Joana,

    Fonte do comentário do Ricardo: Prof. Heron Lemos, do Ponto dos Concursos.
  • impressionante como a CESPE elabora mal suas questões!! cheias de ambiguidade! com conceitos imprecisos, que em muitas vezes não condizem
    com a doutrina estudada! agente estuda de um jeito e ela cobra de outro totalmente diferente!
    assim fica dificil!
  • A questão realmente está confusa.
    Na minha humilde opinião o erro da D está em "mais agilidade ao processo de tomada de decisão", pois uma vez que existem várias diretorias o processo de decisão tem que passar pelo respectivo diretor, e em seguida para um nível hierarquico maior, tornando MENOS ágil o processo de tomada de decisão. 
    Eu teria marcado D também. Creio que não há problemas quanto a "estrutura descentralizada", mas sim quanto a questão da agilidade como mencionado acima.

  • Gente, QUAL O ERRO DA B? 
    Pra mim é a mais apropriada!
  • Discordo do gabarito!


    Como a departamentalização funcional faz com que as relações entre os servidores ocorram de maneira mais harmônica se nesta estrutura a tendência é de que os servidores se relacionem pouco uns com os outros???




  • Gabarito E

    Mas vamos comentar alguns pontos:

    Ana Cavalcante, no caso para justificar o gabarito não ser a letra B, creio que a ideia do CESPE foi que  entre esses departamentos (servidores de departamentos distintos) a comunicação e coordenação é mais difícil, seu raciocínio pode ter ficado centrado DENTRO DA ÁREA funcional, aí sim, dentro da área funcional a comunicação é facilitada.

    Nanni Lavor, sua dúvida é o inverso da dúvida da Ana Cavalcante. Observe: quando a questão fala das tarefas desempenhadas, percebemos que "tarefa" em uma departamentalização funcional ocorre dentro do departamento, confere? Logo, dentro do departamento há facilitação da comunicação entre os funcionários e as decisões são mais seguras porque a departamentalização facilita a centralização das decisões.

  • No livro Adm. Geral e Pública da Giovanna Carranza, pag. 127, há uma descrição de vantagens da descentralização funcional: " Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas." Está totalmente coerente com o item e-). Foi a fonte que encontrei, só para confirmar a exatidão do comentário de ricardo. 

  • Questão meio estranha, mas segundo o meu material do ponto:

    É a departamentalização por funções, que agrupa os especialistas por funções similares na organização. Imagine uma empresa e seus departamentos: ela terá o departamento de Finanças, o de suprimentos, o de RH, etc. Poderá haver outros. O importante aqui é que os departamentos são especializados por função. Os especialistas de cada função são alocados todos juntos em um departamento. Poderá haver subdivisões, em face de haver ainda mais especializações naquele departamento. Por exemplo, o departamento de RH poderá ter a seção de Recrutamento e a seção de Treinamento. A grande vantagem é que, como todos os especialistas estão juntos, haverá maior eficiência e economia de escala, no que diz respeito aos custos com pessoal. A desvantagem é que os trabalhadores de uma estrutura funcional tendem a se relacionar pouco com os de outras partes da organização. O foco é estreito e está baseado em condições homogêneas. Isto pode acarretar em alongamento dos prazos no atendimento ás demandas, e conseqüentemente os custos na produção tendem a ser maiores.


  • É por isso que a CESPE tem deixado de ser escolhida para fazer concursos, questão totalmente louca e que segundo um dos maiores doutrinadores de Administração (CHIAVENATO), considera como certo o item B e incorreto o E. Vejamos: o comando da questão deixa claro que trata-se de uma organização FUNCIONAL. Vantagem (ratifica o item B como certo) - desenvolve comunicações diretas e sem intermediação, mais rápida e menos sujeitas a distorções e demoras de transmissão. Desvantagens: Tendência a concorrências entre os especialistas, à tensão e conflitos dentro da organização e confusão entre os objetivos (só um examinador CESPERIANO consegue ver harmonia nisso). Ridículo e desrespeito a quem "encosta os olhos na nuca" se matando de estudar!

  • De tudo que estudei, a mais coerente é a letra B. Na letra E, o que me deixou em dúvida foi justamente a "harmonia". Como há harmonia entre departamentos se todos estão concentrados especificamente no que fazem? Dentro do próprio departamento pode haver harmonia, mas no contexto da Organização nem tanto. Administração em prova de concurso é subjetiva demais!!! 

  • Acredito que a B e a D estejam corretas. Tudo indica que a departamentalização é funcional, uma vez que tem um departamento de diretoria jurírica, outro de diretoria de pessoal, etc...  Letra B: Informações técnicas ocorrem de forma mais rápidas. Letra C: Acredito que ocorre agilidade no processo de tomada de decisão por ter especialistas no mesmo departamento, sendo assim não precisaria ter deslocamento para outro local da empresa para ter a tomada de decisão. A letra E não pode ser a resosta, a departamentalização é o contrário, pode gerar conflito entre setores e um pode acabar não ajudando o outro. Cada setor pode querer priorizar seus objetivos e algumas vezes para alcançá-los pode prejudicar outro setor.

  • Resposta: E.

    Bom, pessoal, realmente essa questão, assim como várias outras do Cespe, está um tanto subjetiva. Porém, de acordo com o livro do Renato Fenili (2014), pág 47, a resposta "B" não seria a correta pois, uma das desvantagens da Departamentalização por Função é o DÉFICIT na comunicação entre as áreas (entre os servidores), que acabam por se verem como um fim em si mesmas. A resposta "E", de acordo com o autor, é a mais coerente, pois nesse tipo de Departamento há mais especialização, maior concentração de recursos especializados, desse modo, as tarefas são desempenhadas de forma mais segura. Quanto a segunda parte da questão "E" eu interpretei da seguinte forma: que há uma harmonia entre os servidores dentro de cada departamento, mas não a harmonia deles (servidores) com os dos demais departamentos, devido ao déficit na comunicação. 

    Bom, eu tentei e espero tê-los ajudado! 

    Bons estudos a todos!


  • Como agrupa as atividades do órgão com base nas principais funções por ele desempenhadas (judiciária, pessoal, orçamentária e financeira e logística), o tipo de departamentalização utilizado no enunciado da questão é a funcional. 


    Como na departamentalização funcional todos os especialistas em um determinado assunto trabalham juntos, no mesmo departamento, uma das principais vantagens desse modelo de departamentalização é proporcionar maior segurança na execução de tarefas e facilitar o relacionamento entre colegas. Dessa forma, nosso gabarito é a letra E. 


    FONTE: Prof. Marco Aurélio Corrêa -  www.pontodosconcursos.com.br

  • A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.


    Fonte: Rodrigo Renno livro

  • NÃO ENTENDI O GABARITO DADO! NA MINHA PERSPECTIVA (baseado em GIOVANNA CARRANZA E RODRIGO R.) 

    Indubitavelmente a questão se refere à Estrutura Funcional ou Departamentalização Funcional, vamos às alternativas:

    ====================================================================

    a) ERRADO --> Devido ao excesso de especialização, não há essa prerrogativa de inovação e criatividade (características mais marcantes na departamentalização por PRODUTOS, MATRICIAL, PROJETOS e em REDES)

    ====================================================================

    b) ERRADO --> A estrutura Funcional, por ter "Chefes Funcionais" em cada setor e por deter funcionários especializados em determinadas áreas, tem uma comunicação intra departamental boa. O erro da questão incorre em dizer que a comunicação "entre os servidores" é boa, haja vista que, se for observar do ponto de vista inter departamental (entre departamentos distintos) isso não ocorre, pois cada um detém funções típicas e especializadas e o nível de conflito entre departamentos é alto;

    Acredito que o erro foi a generalização mesmo.

    ====================================================================

    c) ERRADO --> Uma das desvantagens da estrutura Funcional é a perda da visão global da empresa, já que há muita segmentação de departamentos (característica presente na departamentalização por PRODUTOS, por PROJETOS, GEOGRÁFICA)

    ====================================================================

    d) "CERTA" --> Vamos lá! A estrutura Funcional tem o poder decisório DESCENTRALIZADO (isso não se questiona); dessa forma, uma das vantagens dessa prerrogativa é de "Decisões mais ágeis, rápidas e flexíveis", já que a cúpula delega aos diretores funcionais a capacidade de tomar decisão. 

    Não compreendi o  porquê do CESPE considerá-la errada.

    ====================================================================

    e) "ERRADA" --> Realmente, na estrutura funcional as tarefas são realizadas com mais segurança, já que as pessoas detêm conhecimento e especialização em cada área funcional, dando a eles know-how sobre cada matéria. No entanto, dizer que o "relacionamento ocorre de forma mais harmônica" é utilizar o motivo do erro da alternativa B para incorrer em erro aqui, pois, há uma generalização em dizer que o relacionamento entre servidores é melhor, já que no âmbito intra departamental isso ocorre e no âmbito inter departamental não ocorre de forma alguma.

    Não compreendo por que o CESPE considerou essa questão verdadeira.

    ============================================================================================


    Caso algumas pessoas/professores consideram realmente a alternativa E correta, tendendo a afirmar que a questão fala do relacionamento dentro do departamento, automaticamente a alternativa B estaria correta também, pois lá, houve uma generalização que tornou a questão errada.

  • Bom, assim como outros colegas, também marquei a Alternativa D. Porém vamos analisar com calma e friamente a alternativa E, tentando "pensar como o Examinador" :

    o trecho cita " ...relacionamento entre os servidores ocorre de maneira mais harmônica." 

    Primeiro vamos ao significado de "Harmonia": 

    harmonia; substantivo feminino 1.combinação de elementos ligados por uma relação de pertinência, que produz uma sensação agradável e de prazer. 2.ausência de conflitos; paz, concórdia.

    Creio que o Examinador ao citar o trecho destacado acima quis passar a ideia de que, se cada setor se responsabilizar por uma área em si, respondendo por aquilo que lhe é imputado ("Cada um cuida do seu"), o clima no ambiente de trabalho será mais agradável, ou seja, harmônico. 

    Lembrando que em se tratando de Cespe, a Interpretação das questões, ou o raciocínio lógico, conta muito na hora de respondê-las, principalmente quando se trata de questões do tipo certo/errado.

  • Caíque, ai que está o problema. Na hora da prova, o candidato não tem tempo de contemplar qual seria a posição ou o entendimento obscuro do examinador. A prova deve ser o mais clara e objetiva possível. Questões como essa não são boas para concursos e devem ser evitadas, mesmo que haja alguma justificativa (polêmica, conforme os colegas aqui).
  • Outra questão Cespe ajuda a responder:

    Cespe 2013 - TRE-MS:

    A estrutura organizacional que adota uma estratégia de maior segurança na execução de tarefas e relacionamento entre colegas, busca a especialização de recursos em virtude de possuir poucas linhas de produtos ou serviços e evita que pessoas recebam atribuições temporárias ou técnicas, mesmo tendo ciência de que essas pessoas podem perder a comunicação rápida de aspectos técnicos, é identificada como departamentalização...

    C-funcional.


    Não entendo por que "perder a comunicação de aspectos técnicos" se aplica à departamentalização funcional, mas em um mundo onde a banca é soberana, aceitemos.

  • Se for o relacionamento entre os colegas do mesmo departamento, sim. Mas entre departamentos, não. Questão estranha essa.

  • A - ERRADO - A DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL É APROPRIADA PARA ORGANIZAÇÕES CUJAS ATIVIDADES SÃO ROTINEIRAS E ESTÁVEIS.

     

    B - ERRADO - DEPENDE, SE FOR COMUNICAÇÃO INTRADEPARTAMENTAL (no próprio departamento), ENTÃO SARÁ MAIS FÁCIL SIM. PORÉM, SE FOR COMUNICAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL (em outro departamento), ENTÃO SERÁ MAIS DIFICULTOSA. 

     

    C - ERRADO - O ADMINISTRADO, DENTRO DE UMA DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL, TERÁ UMA VISÃO DEPARTAMENTAL DO PROCESSO EM QUE É LEGITIMADO. Ex.: Protocolo Integrado.

     

    D - ERRADO - A DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL É ATRIBUÍDA A UMA ESTRUTURA MECANICISTA, BUROCRÁTICA. OU SEJA: CENTRALIZADA.

     

    E - CORRETO - AS TAREFAS SÃO SEGURAS, PORQUE SÃO DISTRIBUÍDAS FUNCIONALMENTE PELAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS. QUANTO Á RELAÇÃO DOS SERVIDORES, É POSSÍVEL PREVER QUE HAJA UM CONSENSO ENTRE ELES E QUE TODOS FALEM A MESMA LINGUA.

     

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • a) que proporciona condições favoráveis à inovação e criatividade.

    ERRADO.

    A estrutura funcional não vai permitir a interdisciplinaridade entre as funções, então será extremamente especializada, diminuindo, assim, a inovação e a criatividade dentro da organização.

    b) mediante o qual a comunicação sobre informações técnicas entre os servidores ocorre de forma mais rápida.

    ERRADO.

    Uma das desvantagens da estrutura funcional é que os setores são fechados entre si, possibilitando uma ótima comunicação intradepartamental e uma dificuldade de relacionamento com os demais departamentos (interdepartamental).

    c) que possibilita ao administrado uma visão global do andamento dos processos do órgão.

    ERRADO.

    A estrutura funcional diminui a visão global da organização (esta é mais uma desvantagem deste tipo de estrutura, principalmente em organizações maiores).

    d) em que a estrutura do órgão é descentralizada, a fim de propiciar mais agilidade ao processo de tomada de decisão.

    ERRADO.

    O processo de decisão é mais rápido quando a autoridade é centralizada.

    e) por meio do qual as tarefas são desempenhadas de forma mais segura e o relacionamento entre os servidores ocorre de maneira mais harmônica.

    CERTO.

    A especialização permite que os servidores atuem de forma mais segura. Além disso, dentro dos setores, o relacionamento entre as pessoas é maior, o que acaba se tornando uma das vantagens do uso da estrutura funcional.

     

    Fonte: site esquemaria.com

     

    Gabarito: letra e.

  • é aquela questao q voce deve marcar a que esta menos errada .....

  • Kelly Gama, 

     

    Pelo contrário, quanto maior o grau de descentralização menor tende a ser o lead-time do processo decisório. O que na literatura (Chiavenatto, Robbins, dentre outros) é uma vantagem da descentralização

     

    Questão totalmente passível de recurso SIM

     

    A questão contextualizada a departamentalização por função, o que implica dizer que caracteriza um certo grau de descentralização das decisões pela cúpula gerencial. O que não significa negar a assertiva "E", que também é característica de uma departamentalização por função, que ao passo que os gestores se especializam no assunto e na área, o processo decisório tende a ser mais consistente e eficaz, bem como a interação grupal tende a ser mais harmônica entre sí e excludente com o restante da organização, o que é uma desvantagem desse tipo de critério.  

     

    Atenciosamente. 

  • A menos errada ao meu ver é a D).

  • CESPE é CESPE. Questão fantástica.

  • A estrutura funcional é centralizada ou descentralizada? 

  • MAIS SEGURA?  AH TA

  • COMENTÁRIOS: O item “a” está errado. A estrutura funcional não vai permitir a interdisciplinaridade

    entre as funções, então será extremamente especializada, diminuindo, assim, a inovação

    e a criatividade dentro da organização.


    O item “b” está errado. Uma das desvantagens da estrutura funcional é que os setores

    são fechados entre si, possibilitando uma ótima comunicação intradepartamental e uma

    dificuldade de relacionamento com os demais departamentos (interdepartamental).


    O item “c” está errado. A estrutura funcional diminui a visão global da organização (esta é mais uma desvantagem deste tipo de estrutura, principalmente em organizações

    maiores).


    O item “d” está errado. O processo de decisão é mais rápido quando a autoridade é

    centralizada.


    O item “e” está correto. A especialização permite que os servidores atuem de forma

    mais segura. Além disso, dentro dos setores, o relacionamento entre as pessoas é

    maior, o que acaba se tornando uma das vantagens do uso da estrutura funcional.


    Gabarito: LETRA E

  • Fiz por eliminação, mas o conceito não ficou claro.

  • O pulo do gato é perceber que há uma diferença quando questões tratam da relação entre funcionários de uma organização que adota a departamentalização funcional. Se o examinador estiver se referindo às relações que se dão no âmbito de um único departamento (relação intradepartamental), elas serão harmônicas (contadores conversando com contadores - todos se entendem). Se, por outro lado, o examinador estiver se referindo às relações que se dão entre departamentos (interdepartamental), dizemos que as relações não serão harmônicas (advogados conversando com pessoal do marketing). As questões normalmente perguntam da relação entre departamentos - que, como explicado, não são boas. Inclusive há questão que pergunta se isso pode levar ao descumprimento de prazos e a resposta é: sim. Até que as pessoas de departamentos distintos entrem em consenso, prazos podem ser desrespeitados.

    Resposta: E