SóProvas


ID
826003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir da implantação de um modelo integrado de atenção à criança, do nascimento até os dois meses de idade, proposto pelo Ministério da Saúde, tem havido modificações no funcionamento dos serviços de saúde, com ênfase no preparo dos profissionais para o atendimento de condições ou doenças prevalentes nessa faixa etária — principalmente os problemas agudos —, bem como na aplicação de modelos de promoção e atenção à saúde. Acerca desse tema e da assistência à criança com menos de dois meses de idade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Boletim de Silverman Andersen (BSA), é um exame que avalia a dificuldade de respiração de um recém nascido, baseado em 5 critérios. 

    http://www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana/img/caso121_07.png

  • Em razão das peculiaridades estruturais e funcionais ligadas à imaturidade do sistema respiratório, as doenças pulmonares no período neonatal exteriorizam-se clinicamente de forma característica e comum aos RN. O conhecimento e a interpretação desses sinais são úteis para decidir o melhor momento de início da intervenção terapêutica. Os sinais e sintomas que definem a propedêutica respiratória estão voltados basicamente para a observação e inspeção do RN, e podem ser agrupados naqueles que retratam o padrão respiratório, o aumento do trabalho respiratório e a cor. Ou seja, não dependem em um primeiro momento de resultados laboratoriais. Sinais e sintomas respiratórios observados no período neonatal Padrão respiratório - Frequência respiratória: - taquipneia; Ritmo e periodicidade da respiração (apneia - respiração periódica) Trabalho respiratório - Batimento de asas nasais; Gemido expiratório; Retrações torácicas: - intercostal - subcostal – supraesternal (xifoide) – esternal Cor – cianose Importante - No período neonatal os valores normais variam de 40 a 60 respirações por minuto. A icterícia grau 1, 2 e 3 não são urgentes, podem ser fisiológicas. A sepse neonatal ou sepse precoce, é aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida e sepse tardia, que ocorre após as primeiras 48 a 72 horas de vida. 4. A sepse precoce está relacionada a fatores pré-natais e do periparto. O comprometimento é multissistêmico e curso clínico muitas vezes fulminante. Os germes, quando identificáveis, pertencem ao trato genital materno, sendo os mais Streptococcus do grupo B, Escherichia coli, Klebsiella species e S. aureus são os patógenos mais frequentes. Resposta B. Bibliografia http://www.me.ufrj.br/portal/images/stories/pdfs/neonatologia/ictericia_neonatal.pdf http://www.sprs.com.br
  • Sepse neonatal ----- precoce: </= a 48 horas

                           ----- tardia: > 48 horas.

     

    A sepse neonatal precoce está diretamente relacionada a fatores gestacionais e maternos (infecção do trato urinário; infecção genital; febre materna e etc), como também a fatores do RN (Apgar no 5° min < que 7; prematuridade e etc). Já a sepse neonatal tardia está relacionada a fatores ambientais, visto que é ocasionada por microorganismos hospitalares.

     

    Fonte: Atenção a saúde do RN, vol. 2.

  • LETRA B - a avaliação da magnitude da insuficiência respiratória em crianças nessa faixa etária, consideram-se, se for utilizado o Boletim de Silverman Andersen (BSA), parâmetros como retração intercostal, retração xifoide, batimento de asa de nariz e gemido respiratório.