-
Comentário das alternativas:
A) Quando o diagrama de massas de Bruckner é ascendente, verifica-se um declive no perfil longitudinal do terreno.
Vale destacar que o diagrama de massas não e um perfil, ou seja, a forma do diagrama de massas não guarda relação direta com a topografia do terreno. Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de corte (ou de seções mistas com predominância de corte). Além disso, todo o trecho descendente do diagrama corresponde a um trecho de aterro (ou de seções mistas com predominância de aterros em seções mistas).
B) O greide é um dos elementos altimétricos de uma estrada, representado somente a partir do perfil longitudinal do terreno.
Greide – inclinação longitudinal em relação a horizontal, geralmente expressa em percentagem.
C) As sarjetas não integram a plataforma da estrada.
As sarjetas fazem parte da drenagem superficial da rodovia.
D) O fator de homogeneização de um aterro é a relação entre os vazios do solo espalhado e compactado.
O fator de homogeneização e a relação entre o volume do material no corte de origem e o volume que este mesmo material ocupará no aterro, após ser compactado. Este fator normalmente e avaliado pela relação inversa das correspondentes densidades aparentes secas, ou seja, Fh = D solo compactado / D solo corte.
E) Em terrenos de baixa capacidade de suporte, o trator de rodas é indicado para a execução dos serviços de terraplenagem.
Os tratores de esteiras são indicados para serviços que requerem elevados esforços de tração, com rampas de grande declividade, ou para serviços em terrenos de baixa capacidade de suporte, não importando o fator velocidade.
Os tratores de pneus são indicados para serviços de terrenos de baixa declividade, com boas condições de suporte e aderência, quando, consequentemente, pode-se aproveitar a boa velocidade empregada por esses equipamentos.
-
representado somente a partir do perfil longitudinal do terreno...
O Greide é representado nas seção transversal também.
-
Revisão sobre o diagrama de Bruckner:
Representação dos volumes acumulados
Diagrama de Brückner - Diagrama de massas NÃO é um perfil – não há nenhuma relação com a topografia.
Pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro.
As linhas ascendentes (subindo) representam os cortes; as linhas descendentes (descendo) representam os aterros.
Onde as linhas sobem e descem para o mesmo nível, quer dizer que os volumes de corte e aterro se compensam, ou seja, não é necessário bota fora nem empréstimo.
O diagramade Bruckner apresenta um avanço em relação ao de Lalanne, ou seja, o primeiro foi desenvolvido a partir do segundo.
A reta horizontal que corta a curva do diagrama na metade da altura de uma "onda" é chamado distância média de transporte (dm)
O MOMENTO DE TRANSPORTE é obtido pelo produto V x dm (representando a área da onda)
-
5.4. ELEMENTOS ALTIMÉTRICOS DE UMA ESTRADA
5.4.1. Perfil Longitudinal do Terreno
É a representação no plano vertical das diferenças de nível, cotas ou altitudes, obtidas do resultado de um nivelamento feito ao longo do eixo de uma estrada.
5.4.2. Greide de uma estrada
São linhas de declividade uniforme que tem como finalidade substituir as irregularidades naturais do terreno, possibilitando o seu uso para fins de projeto. A sua representação, no plano vertical, corresponde a um perfil constituído por um conjunto de retas, concordado por curvas, que, no caso de um projeto rodoviário, irá corresponder ao nível atribuído à estrada.
http://www.topografiageral.com/Curso/capitulo%2005.php