a) ERRADO- Os processo de planejamento participativo são coordenados sempre que possível por uma dupla. Uma pessoa responsabiliza-se pela coordenação e a outra pela observação do acontecer grupal.
b) CORRETO- É um processo de tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.
c) ERRADO - A educação pretendida através da ação, o planejamento deverá ser integrador em toda a sua extensão. A partir daí, é que proporcionará um ensino voltado para a formação crítica, questionadora e atuante. Justifica-se pelo fato de que, como a educação, a ação de planejar não pode ser encarada como uma atividade neutra.
d) ERRADO - Ao implementar o planejamento participativo, os gestores desvinculam-se das tomadas de decisões centralizadas e alinham-se às possibilidades de trabalho participativo e coletivo com vistas a eliminar os improvisos e ações isoladas. Segundo Matus (1996, p. 285)
e) ERRADO - A homogeniedade não deve fazer parte. Segundo a qual, em um determinado momento, o cosmo, considerado como um todo, se apresentaria semelhante para todos os observadores, independentemente do lugar que ocupassem. E isso não é interessante para o planejamento participativo.