SóProvas


ID
826678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia jurídica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dizer o que há de errado com a alternativa D?
  • As áreas de atuação da psicologia é mais abrangente, tais como violência familiar e infância e juventude não foram citados. Sua competência não se limita apenas oq a questão menciona.
    Parecer, perícia, ações como informar, apoiar, acompanhar, orientar e criar condições que visem a eliminar a opresssão e a marginalização.
  • Gabarito E

    Letra A: Errada. Não contribuiu inicialmente com a área da vitimologia.

    Letra B: Errada. A psicometria não é o campo de maior relevância e mais estudado hoje, foi estudado apenas, contribuindo de alguma forma.

    Letra C: Errada. A psicologia jurídica se insere na área de guarda e tutela muito tardiamente.

    Letra D: Errada. Não é da competência do psicólogo jurídico propor soluções de conflitos (nem o mediador tem esse papel) muito menos prevenir sofrimentos psíquicos graves.

    Letra E: Certa.


    Site: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-juridica/atuacao-do-psicologo-no-campo-juridico

  • A competencia dele não é essa Lidiane.

  • Olá Lidiane!

    A resposta D está incorreta porque afirma "propor solução de conflitos". Num litígio, a competência para resolução de um conflito é do juiz. Se um psicólogo age como perito num litígio, não pode propor solução para o conflito; deve o psicólogo perito apenas trazer os esclarecimentos necessários ao juiz sobre processos psicológicos (comportamento, afetos, relações, vínculos, psicopatologia, etc.) que tenham sido objeto do pedido da perícia.

     Quando se trata de uma mediação, compete às partes que estão mediando compor a solução do próprio conflito, nesse caso o psicólogo é somente mediador, o que quer dizer que o papel dele é facilitar um diálogo entre as partes.

  • O termo ''voluntário'' da letra E me deixou um pouco em dúvida.