Do grego διαγνωστικός, pelo latim diagnosticu (dia="através de, durante, por meio de" + gnosticu="alusivo ao conhecimento de").
A gente costuma associar uma palavra a apenas um sentido. No caso, ao sentido médico. Mas diagnosticar algo quer dizer: descobrir esse algo.
Segundo Yasbek: Desde então, são os assistentes sociais que estão implementando o SUAS, enfrentando inúmeros desafios entre os quais destacamos a reafirmação da Assistência Social como política de Seguridade Social, a consolidação e a democratização dos Conselhos e dos mecanismos de participação e controle social; a organização e apoio à representação dos usuários; a participação nos debates sobre o SUAS, a NOB, os CRAS e os CREAS; a elaboração de diagnósticos de vulnerabilidade dos municípios; o monitoramento e a avaliação da política; o estabelecimento de indicadores e padrões de qualidade e de custeio dos serviços; contribuindo para a construção de uma cultura democrática, do direito e da cidadania.
"conhecimentos para realizar diagnósticos socioeconômicos de municípios"
"pesquisa, diagnóstico social e de indicadores sociais, com o devido tratamento técnico dos dados e das informações obtidas, no sentido de estabelecer as demandas e definir as prioridades de ação;"
Vários autores de nome utilizam. Não necessariamente estará errado. Vai depender do sentido o qual se emprega.