-
LETRA D
a) O módulo do fasor de tensão da fase B depende se o gerador está operando na sequência direta ou na inversa.Não, só o ângulo que depende.
b) Os fasores de tensão e de corrente das fases B e C são iguais aos respectivos fasores de tensão e de corrente medidos na fase A.
Não, tem que se considerar a defasagem angular.
c) A potência ativa trifásica, P, na carga, é expressa por P = 3VAIA.
Não, faltou considerar o fator de potência.
d) Se a mesma impedância fosse conectada em triângulo, ao invés de estrela, mantendo-se a ligação do gerador inalterada, uma maior potência seria exigida da fonte.
OK. Zy = Zdelta/3, logo Zdelta = 3*Zy ----> exigindo mais potência.
e) Se fosse conectado um condutor neutro entre o gerador e a carga, a corrente que fluiria pelo neutro seria superior a 10% da corrente medida na fase A.
Se o sistema é trifásico e balanceado (gerador e carga), não flui corrente pelo neutro.
Se falei algo errado, alguém me corrija, please =)
-
Não entendi o porquê da opção d) estar correta. A potência exigida da fonte independe da configuração (estrela ou triângulo) da carga, que será igual a
(raiz de 3)* V(linha) * i(linha) cos(fi) (independe da configuração da carga).
Alguém poderia tirar a dúvida?
-
Hugo,
Vai depender sim da ligação da carga. Como você analisa tensão e corrente de circuitos triangulo e estrela? Existe uma relação de raiz de 3 que muda a análise e portanto altera a potência.
*
Para uma carga 3φ equilibrada ligada em Y consumir a mesma potência da
ligação ∆, a impedância da carga terá que ser multiplicada por 3.
*
Para uma carga 3φ equilibrada ligada em ∆ consumir a mesma potência da
ligação Y, a impedância da carga terá que ser dividida por 3.
Ana,
Na letra E, acho que existe sim corrente no neutro pra um circuito equilibrado, acontece que a soma das componentes da corrente é igual a zero.
-
Neste caso, a fonte vai continuar fornecendo a mesta tensão de linha [V(linha em deltra) = V(linha em estrela)], o que mudará será a corrente de linha que aumentará devido a configuração da carga em delta.
Como: i(linha delta)=sqrt(3)*i(linha estrela), a corrente de linha em delta será raiz de 3 vezes maior que a corrente de linha em estrela, aumentado assim a potencia fornecida pela fonte, pois a tenção continuará a mesma.
letra D
-
Na carga triângulo, a corrente de linha é três vezes maior que na carga estrela,
quando ligadas na mesma tensão. VL=Vf. If=VL/Z. IL=sqrt(3)*If. no sistema estrela a tensão de fase fica dividida por sqrt(3). Em detla, temos que VL=Vf. logo, a tensão de fase que é igual a tensão de linha, é sqrt(3) vezes maior que a tensão de fase em estrela. Assim,IL=sqrt(3)*If=sqrt(3)*(VL/z)=sqrt(3)*sqrt(3)*(Vf/Z). ou seja, IL(delta)=3*IL(estrela).