SóProvas


ID
827632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O setor de informática de um órgão passou a utilizar uma impressora a laser comum. Não existe fonte de falha na operação, exceto a substituição do toner. A média é de 8.000 folhas impressas por toner e a velocidade de impressão, em qualidade normal, é de 10 folhas por minuto. Se o tempo médio de reposição de um toner for de 120 minutos, incluindo a solicitação ao almoxarifado, sua efetiva busca e entrega ao usuário, e o tempo de troca propriamente dito, então o Tempo Médio Entre Falhas — TMEF e a disponibilidade da impressora serão, desprezendo as casas decimais, respectivamente, iguais a

Alternativas
Comentários
  • O MTBF e o MTTR são dois indicadores importante para manutenção.

    O TMEF, ou MTBF é o tempo médio em que um serviço fica disponível sem interrupção. É medido a partir do momento em que o serviço começa a funcionar, até sua próxima falha. Pode ser calculado por:

          MTBF = (TT1 + TT2 + TTn) / n

    onde TT = Tempo de equipamento em operação.

    O TMPR, ou MTTR é o tempo médio levado para reparar um serviço de TI após uma falha. O TMPR é medido a partir de quando o serviço falha até que seja reparado.Pode ser calculado por:

          MTBF = (TF1 + TF2 + TFn) / n

    onde TF = Tempo de equipamento em falha (em manutenção).

    A disponibilidade é dada por:

          D = MTBF / (MTBF + MTTR)

  • GABARITO: C

     

    TMEF = tempo em que o equipamento opera em condições normais com um toner = 8000 [folhas] x 1/10 [min/folhas] = 800 min

    D = TMEF / (TMEF + MTPR) = 800 / (800 +120) = 0,8695 ou 87%

  • O gabarito é a letra A, pois ocorre uma falha (troca do toner) a cada 800 minutos de operação. Porém, o conceito de tempo dado na questão é referente ao tempo médio de paralisações, segundo Kardec e Nascif.