SóProvas


ID
82843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à gestão de documentos, julgue o item que se
segue.

Os documentos que não apresentam mais valor primário, mesmo que tenham valor secundário, podem ser eliminados, pois não são mais necessários como prova de uma atividade desenvolvida pela organização.

Alternativas
Comentários
  • Assim que o valor primário (administrativo, legal, fiscal) dos documentos deixe de existir, deverão ser descartados, recolhidos ao arquivo de custódia ou transferidos a um arquivo intermediário, caso contrário, tomarão espaço estorvando o bom andamento das atividades correntes.
  • Valor primário: os documentos apresentam valor administrativo ou funcional para a instituição. Em determinado momento poderão ser eliminados ou recolhidos. Pertencem a fase corrente e intermediaria.Valor secundário: os documentos apresentam valor histórico, pertencem a fase permanente onde jamais poderão ser eliminados ou destruídos
  • Basicamente, o documento é guardado pela instituição enquanto o mesmo possuir valor para a mesma, e esse valor, quando existir, se apresentará em uma das seguintes formas: administrativo ou histórico.Valor administrativo: O valor administrativo, também chamado de primário, refere-se ao valor que o documento apresenta para o funcionamento da instituição. É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação. É um valor temporário, ou seja, todo documento, em determinado momento de sua existência, perderá seu valor administrativo, quando atingir todas as finalidades que se possam esperar do mesmo para o funcionamento da instituição. Este valor também é chamado, por alguns autores, de valor funcional, em virtude de suas características.Valor histórico: O valor histórico, também chamado de secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração. O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo, ou seja, o documento jamais o perderá.Enquanto o documento tiver valor administrativo (primário), ele será arquivado, em uma instituição que aplique a Teoria das 3 Idades, nas fases correntes ou intermediária. Quando perde o valor administrativo, o documento pode ser eliminado, desde que não adquira valor histórico (secundário), ou ser recolhido à fase permanente, quando adquirir este valor. Uma vez que o valor histórico é definitivo, podemos concluir que o documento histórico, também chamado de documento permanente ou documento de 3a idade, jamais será eliminado ou destruído.
  • Arquivos de valor secundários são os arquivos permanentes ou inativos e não podem ser eliminados.
  • ERRADO

    UMA VEZ RECOLHIDOS OS DOCUMENTOS DA TERCEIRA IDADE TEM VALOR SECUNDÁRIO NÃO PODENDO SER ELIMNADOS, DEVERÃO SER MANTIDOS POR TEREM VALOR HISTÓRICO E OU SECUNDÁRIO.

  • Corrijam-me se eu estiver errado, mas os arquivos permanentes que não tem valor histórico, (valor cultural, informativo ou probatório) podem ser eliminados se forem convertidos em microfilmes.

  • Giordano,
    se foi para o arquivo permanente é porque possui valor histórico probatório ou histórico informativo e JAMAIS serão eliminados.

    "A primeira e mais importante razão para justificar o uso do microfilme é a economia de espaço. Essa garantia de espaço é garantida pelo valor legal do microfilme, significando que este possui o mesmo valor do documento original em papel que serviu de base para criação, e poderá substituí-lo nos casos em que não tiver valor histórico. Em se tratando de documentos permanentes, os documentos originais não poderão ser eliminados."

    Apostila VESTCON
  • Se o valor é secundário (histórico), será para guarda permanente. Para eliminação do documento o mesmo não deve ter valor algum.

  • A questão está errada, pois documentos de valor secundário (valor permanente) não podem ser eliminados, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo

    Os documentos de valor permanente, consoante legislação, não devem ser eliminados ou alienados.

    GABARITO: CERTA.

  • Errado, se ganhou valor secundário, obrigatoriamente, se torna um arquivo permanente e consequentemente não poderá ser eliminando,destruído...

  • Valor primário -> Fase corrente/intermediária PODEM ser eliminados
    Valor secundário -> Fase permanente JAMAIS são eliminados.

    ERRADO

  • O valor secundário é a importância do documento para áreas outras, diferentes daquelas para as quais foi produzido inicialmente, como a cultura ou pesquisa científica.

    Os documentos que possuem valor secundário jamais podem ser eliminados, devem ser preservados indefinidamente, pois este é um valor permanente.

    Portanto o item está incorreto.
  • Arquivos Correntes e intermediários = VALOR PRIMÁRIO

     

    Arquivos Permanentes = VALOR SECUNDÁRIO

     

    E os Arquivos Permamentes NÃO podem ser eliminados

    Logo, a questão está errada. 

  • Gabarito: ERRADO

     

    Quanto ao valor dos documentos, o processo de avaliação documental pode lhe atribuir dois valores diferentes: o valor primário e o valor secundário.



    O valor primário todo documento possui (ou já possuiu, uma vez que é temporário). Ele é o valor administrativo, técnico, legal, fiscal, jurídico, etc. ou seja, é a importância que o documento possui para que a instituição realize atividades administrativas (ele é a própria razão de existir do documento), que vai reduzindo á medida que o tempo passa.



    O valor secundário somente uma  aparcela mínima de documentos possui. Ele é o valor que o documento possui como prova ou testemunha de fatos importantes para a História, Ciência, Cultura ou para a sociedade como um todo. É a função que o documento exerce como memória da instituição, e exatamente por isso é um valor permanente (que não reduz com o tempo).



    Então, caso um documento tenha findado seu valor primário, o mesmo será eliminado SE E SOMENTE SE não possuir valor secundário; caso possua este valor, deverá ser recolhido para o arquivo permanente. 



    Gabarito do professor: Errado

     

     Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

  • Valor Primário > Podem ser Eliminados Valor Secundário > Não podem mais ser Eliminados