A segunda geração, as tecnologias interativas, tem como maior representante os treinamentos baseados em computador (TBC). Foram introduzidos recursos como simulações, tecnologias de multimídia, hipertexto e hipermídia. A interatividade com o meio aumenta significativamente e o desenho instrucional passa a usar esses recursos para elaborar cursos personalizados, com maior flexibilidade. O aluno passa a escolher e adequar as atividades e a navegar no conteúdo a seu critério. Isto é, o desenho instrucional passa a ser centrada no aluno.
A terceira geração de tecnologia, conhecida como colaborativa, é conhecida também como treinamento baseado na web (TBW). A facilidade de interação, com as novas ferramentas colaborativas, provoca mudanças no desenho instrucional, que passa a ser centrada na equipe. A tecnologia passa a permitir não somente a interação entre o indivíduo e a mídia, como na geração passada, mas enfatiza a interação entre indivíduos, com facilidades de mediação de tutores e especialistas. Grupos de discussão, construção cooperativa de conhecimento são facilitados pelo ambiente. Na abordagem pedagógica, o conhecimento passa a emergir e ser compartilhado por meio de colaboração dos indivíduos em forma de grupos. Esta abordagem é mais produtiva para a resolução de problemas de forma criativa, e sua utilização é considerada ideal quando o objetivo da aprendizagem não é apenas uma mudança individual, mas uma mudança no comportamento do grupo ou da cultura organizacional. A Figura 1 representa a relação entre níveis de aprendizagem e abordagem pedagógica de acordo com a evolução da tecnologia.”
Fonte
Koshino, P. Aprendizagem em grupo em educação a distância, 2011 Brasília