SóProvas


ID
829378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Aerodispersoides são partículas em suspensão na atmosfera ou no ambiente de trabalho. São exemplos apenas de aerodispersoides:

Alternativas
Comentários
  • O que são aerodispersoides, neblinas, vapores, névoas, fumos, poeiras, gases e vapores;

    Acredito que a letra e tambem estava correta...

  • Aerodispersóides são partículas ou gotículas extremamente pequenas em suspensão na atmosfera ou ambiente de trabalho que são transportados pela corrente de ar. Estas partículas são geradas pela ruptura mecânica de sólidos como minerais ou vegetais pulverizados a que chamamos de poeira ou como também os materiais líquidos que originam os vapores decorrentes da evaporação de água, combustíveis e outras substâncias voláteis. 

  • Resposta certa: a

    Porque a letra "e" está errada?

    Aerodispersoides são partículas em suspensão.

    Gases são suspersões de moléculas no ar, misturadas completamente com este (o próprio ar é uma mistura de gases). Não possuem formas e volumes próprios e tendem a se expandir indefinidamente. À temperatura ordinária, mesmo sujeitos à pressão fortes, não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido.

    Gases não são aerodispersóides.

  • Gabarito Letra A

     

    (gás e vapor não são considerados aerodispersóides) pois Aerodispersóides tem o tamanhos entre – 0,5 a 20µm

     

    Aerodispersóide do tipo Poeira - Poeira são partículas solidas que estão uniformemente, ou não, dispersas no ar. Essa partículas podem ser tanto visíveis como invisíveis ao olho humano. EX: detonação de rocha, trabalho com cimento, processos de britagem etc..

     

    Aerodispersóide do tipo névoa - Se a poeira é composta de partículas sólidas, a névoa é composta por partículas no estado físico líquido, que são produzidas por substâncias líquidas que sofreram ruptura, se tornando pequenas partículas que acabam por se dispersar no ar

     

    Aerodispersóide do tipo Neblina - Assim como a névoa, a neblina também é composta por partículas no estado físico líquido. Porém, essas partículas não se originam da ruptura do líquido, mas sim da condensação de vapores das substâncias.

     

    Dispersóide do tipo Fumos - Assim como a neblina, os fumos também são produzidos por condensação de vapores. Porém, esse vapor é originado de uma substância no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão, e as partículas dos fumos são sólidas (e não líquidas, como é na neblina). Os fumos são originados pela volatilização de substancias sólidas, em sua grande maioria de metais