-
Art. 117. Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
-
Complementando a Sabrina:Na questão há um detalhe que não foi percebido que é o fato de não ser explicitado que a ausência é durante o expediente. Ora, se o servidor está no serviço, quer dizer que está no local de trabalho? Se assim fosse, somente, poderia estar no trabalho mas não estar de serviço ou em serviço e daí não caberia a necessidade de autorização prévia do chefe imediato para se ausentar. É claro que a questão não nos leva a essa percepção, mas é preciso ficar atento em outras situações.
-
O texto diz que a ausência é do SERVIÇO, portanto fica implícito que se trata do EXPEDIENTE do servidor. Não vejo como o servidor prestar serviço FORA DO EXPEDIENTE.
-
Só para acrescentar...pena disciplinar: ADVERTÊNCIA
-
DE ACORDO COM A LEI 8.112/90 DISPÕE:Art. 117. Ao servidor é proibido:I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
-
E as concessões para se ausentar do serviço, por exemplo, em virtude de doação de sangue?!?!?
é necessária autorização prévia da chefia imediata???
Creio que não.
-
Questão passível de recurso, pois ao servidor é proibido: ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.
Se não for durante o expediente (após, por exemplo, mas ainda em serviço) o servidor poderá ausentar-se sem prévia autorização do chefe imediato.
A questão generaliza e pela sua interpretação fica entendido que o servidor não poderá se ausentar, sem autorização do chefe imediato, em nenhum momento.
-
CERTO
-
Alternativa: CERTO
A colega HPE apenas estava ajudando aos alunos que não dispõem de condições orçamentárias para custear as despesas com altas taxas do QC (despesas de custeio = despesas de capital, claro, questão básica de AFO, lembrando que taxa e tarifa se confundem, são antônimos, ou seja, significam exatamente a mesma coisa).
Mandou muito mal a colega acima, notamos um certo tom irônico em sua escrita, vamos deixar a liberdade para os comentaristas escrevem o que quiserem dentro das regras consagradas pelo ordenamento jurídico pátrio, se o colaborante quiser apenas postar o gabarito da questão, como a amiga HPE, qual o problema, jovens?
-
Por que meu Deus, quando eu faço prova não tem questões de graça como essa?
Sucesso e sorte a todos!
-
De novo faltou a palavra EXPEDIENTE.
-
Questão repetida!!!!!!
-
Art.97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
I- por 1(um) dia , para doação de sangue;
Esse seria um caso em que o servidor poderia se ausentar do serviço sem prévia autorização do chefe imediato?
A questão caberia recurso?
HELP ME
-
CERTO. Esse contexto é outro. O sentido da questão trata da rotina diária. Você está trabalhando e, sei lá, vai durante o horário de trabalho ao bar. Punido com adverténcia.
-
A questão trata das proibições aplicáveis aos servidores públicos estabelecidas na Lei 8.112/90. Conforme o art. 117, inciso I da referida lei, é proibido ao servidor, dentre outras condutas,, ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.
Gabarito do professor: CERTO.
-
Essa questão é interessante, foi cobrada recentemente no concurso do Tribunal Regional Federal Municipal do Estado do Acre. Esse item derrubou vários candidatos por desconhecerem as atuais linhas do tema.
A título de atualização, sabemos que hoje o servidor também precisa de autorização do chefe máximo do órgão (ou seja, não só seu chefe imediato), em documento assinado e timbrado, para usufruir o horário de almoço e de saidinhas ao banheiro, sob pena de detenção na repartição.
Também é necessária autorização da chefia departamental para ligações telefônicas de cunho particular, contendo as seguintes informações: destinatário, assunto, qual o interesse público da conversa e duração da chamada.
-
Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lei n.º 8.112/1990, é correto afirmar que:
O servidor público é proibido de ausentar-se do serviço sem prévia autorização do chefe imediato.