SóProvas


ID
830704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Fabíola, aos dezesseis anos de idade, grávida de quatro
meses, reside com sua mãe, de trinta e cinco anos de idade, e dois
irmãos, um com oito e outro com dez anos de idade. Fabíola iniciou
seus estudos aos sete anos de idade e, atualmente, frequenta o
sexto ano do ensino fundamental em uma escola pública.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue os
itens subsecutivos.

O assistente social da escola pública em questão, no planejamento de suas ações, não deverá contemplar a saúde sexual e reprodutiva, pois trata-se de um assunto de saúde e, portanto, de responsabilidade exclusiva da área de saúde pública.

Alternativas
Comentários
  • O assistente social ao planejar suas ações em qualquer espaço sócio ocupacional deve considerar quais as demandas de seus usuários, sua realidade de vida e de trabalho, as necessidades institucionais bem como a análise daquele local de trabalho, as correlações de forças vigentes, dentre outros aspectos. No que se refere ao espaço educacional, conforme menciona a questão, apesar das peculiaridades desse espaço, o assistente social deverá trabalhar de forma a contemplar as reais necessidades e demandas daquela
    instituição, buscando conhecer os alunos e suas famílias, assim como os trabalhadores ali inseridos e a comunidade do entorno. Assim, o assistente social poderá trabalhar desenvolvendo ações e projetos que contemplem distintos temas que hoje são recorrentes nas escolas, adaptando-os a realidade do local e inserindo novas ideias advindas do seu público alvo. Podemos citar como exemplo de ações desenvolvidas pelos assistentes sociais no espaço escolar a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, a gravidez precoce, o uso de métodos contraceptivos, as doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção ao suicídio, a intolerância e o respeito a diversidade, dentre outros. Deve-se salientar que uma das atribuições dos assistentes sociais é realizar ações de cunho socioeducativo como forma de esclarecimento e democratização do acesso a informação, dos direitos e dos serviços públicos existentes possibilitando o acesso a eles. Nessa perspectiva, o assistente social na escola, diante de um contexto de gravidez precoce e na adolescência, deve sim realizar uma intervenção socioeducativa com vistas a prevenção, fomentando nos jovens a reflexão crítica acerca das implicações da gravidez precoce nas suas vidas e na sua saúde.


    RESPOSTA: ERRADO
  • A maioria das questões que excluem estão erradas.

    Falou exclusivamente, abra o olho.