SóProvas


ID
831034
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas últimas décadas, as famílias brasileiras vêm se modi- ficando e se reconfigurando, o que impossibilita pensar a família com base em um modelo único ou ideal, como o tradicional casal com filhos. As alterações na família fazem parte e estão relacionadas às transformações contemporâneas da sociedade. Destacam-se como algumas características de uma nova configuração das famílias brasileiras, que teve início nos anos 1990, a redução do número de filhos, o predomínio das famílias nucleares;

I. o aumento significativo das famílias monoparentais, com predominância das mulheres como chefes;

II. a omissão da figura masculina da família na educação dos filhos;

III. o aumento das famílias recompostas;

IV. o aumento de pessoas que vivem sós;

V. a interferência dos meios de comunicação na formação dos filhos.

Está correto apenas o contido em

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia comentar?

  • Gabarito: B

     

    Nas últimas décadas, as famílias brasileiras vêm se modificando e se reconfigurando, o que impossibilita pensar a família com base em um modelo único ou ideal, como o tradicional casal com filhos. As alterações na família fazem parte e estão relacionadas às transformações contemporâneas da sociedade.

    Goldani (1994, p. 12) destaca algumas características de uma nova configuração das famílias brasileiras, que teve início nos anos 1990:

     

    a redução do número de filhos;

    o predomínio das famílias nucleares;

    o aumento significativo das famílias monoparentais, com predominância das mulheres como chefes;

    o aumento das famílias recompostas;

    e o aumento de pessoas que vivem sós.

     

    Portanto, não é mais coerente falar de família, mas de “famílias”. Estas novas configurações não devem ser compreendidas como fontes de desvio e fragilidades, mas como novas alternativas e possibilidades de sociabilidades familiares no novo contexto econômico e cultural.

     

    FAMÍLIA E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: o debate entre a provisão dos mínimos sociais e a as necessidades básicas. Maria Jacinta da Silva. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIII/html/Trabalhos/EixoTematicoC/806535e60b6e32ad4bb2Maria%20Jacinta%20da%20Silva.pdf