SóProvas


ID
831730
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão da qualidade, deve-se levar em consideração o processo, cujo controle é primordial para que os objetivos de melhoria sejam alcançados. Pode-se entender por processo o conjunto de causas que provoca um ou mais efeitos (CAMPOS FALCONI, 1999). Segundo o autor, a empresa é um processo e dentro dela existem vários processos, tanto de manufatura, quanto de serviços. A partir desse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta da qualidade que proporciona a visualização e o entendimento das relações causa-efeito, ou seja, que se apresenta como uma representação das possíveis causas que levam a um determinado efeito:

Alternativas
Comentários
  • iagrama de Causa e Efeito ou de Ishikawa
    O diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que nos possibilita “entender” melhor um processo ou um problema.
    No diagrama, pode-se estruturar e hierarquizar as principais causas que podem estar gerando um determinado efeito que queremos estudar. Ou seja, analisamos os efeitos e quais seriam as principais causas dele.
    Vamos imaginar um caso concreto? Caiu um avião em um aeroporto e você foi escolhido para investigar o acidente. Com o diagrama de Ishikawa, como vemos a seguir, teríamos de definir qual foi o efeito. O efeito nesse caso foi: o avião teve um acidente.
    Após definirmos o que estudaremos (o efeito e suas potenciais causas), temos de “mapear” os principais fatores que podem ter levado a essa situação. No caso, escolhi os fatores: a infraestrutura, os equipamentos, o pessoal e o controle de voo.
    Cada fator pode conter diversos aspectos diferentes, que serão anexados abaixo dos fatores principais (ex.: Pista defeituosa está “inserida” dentro do fator infraestrutura). Dessa forma, cada fator principal pode ter diversos fatores “secundários”.
    No caso que descrevi, dentro de um fator (o pessoal, por exemplo) podem existir diversas deficiências. No caso do fator pessoal poderiam ser: a falta de motivação, o treinamento inadequado, um perfil inadequado das pessoas, a falta de pessoal, o cansaço etc.
    Portanto, quando montamos um diagrama desses, temos condição de estrutura

     

    Gabarito D/Renno(2013)

  • Gabarito letra D.

     

     

    O objetivo desta ferramenta é exatamente o de mapear as relações entre causas e efeitos de um processo de trabalho, para que possamos atuar no sentido de remover estas causas. Assim, o gabarito da banca é mesmo questão correta.

     

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • Gabarito Letra D.

    Diagrama causa-efeito/Diagrama de Ishikawa/Diagrama espinha-de-peixe.

    O objetivo desta ferramenta é exatamente o de mapear as relações entre causas e efeitos de um processo de trabalho, para que possamos atuar no sentido de remover estas causas. 

  • a-

    A ferramenta 5W2H nada mais é do que um checklist de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto ou até mesmo em processos dentro da empresa.

    A sigla é formada pelas iniciais, em inglês, das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade.

    São elas:

    Os 5W: WHAT - WHY - WHERE - WHEN - WHO

    Os 2H: HOW - HOWMUCH

    Os 5W: O QUE - PORQUE - ONDE - QUANDO - POR QUEM

    Os 2H: COMO - QUANTO

    b-

    A Matriz GUT refere-se a gravidade(quão grave, inclusive se relaciona com custo), tendência(prazo) e urgência(impacto). O resultado é derivado de uma soma ou multiplicação. O valor maior entre as três variáveis será o primeiro a ser resolvido.

    c-

    O cIclo PDCA padrozina as informações de controle, reduz e evita erros lógicos, facilita o entendimento das informações, melhora a realização das atividades, proporciona resultados mais confiantes.

    Plan -Do - Check - Action --> Planejamento - Executar - Verificar - Agir corretivamente

    d-

    Diagrama de Ishikawa/Gráfico de Ishikawa (espinha de peixe). Identifica possível problema.

    e-

    Se os pontos no gráfico mais dispersos - não há padrão

    Se pontos mais concentrados - há mais relação entre variáveis

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas ferramentas da qualidade. Vejamos as alternativas e qual delas nos apresenta a ferramenta a que pertence a definição citada no enunciado.

    A - incorreta. O plano 5W2H é uma espécie de catálogo, um plano de ação que enumera as atividades que devem ser realizadas, com o objetivo de assegurar a a implementação de objetivos direcionados à melhoria contínua. Possui cunho gerencial associado a indicadores, padronização de processos, elaboração de planos de ação. Representa as iniciais das palavras

    • Why (Por quê);
    • What (O quê);
    • Where (Onde);
    • When (Quando);
    • Who (quem);
    • How, (como);
    • How much (quanto custa).  

    B - incorreta. A matriz GUT é ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas. Objetiva classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência, em que:

    • Gravidade : trata do impacto que o problema gerará nos envolvidos, caso não seja resolvido, acarretará em médio e longo prazo.
    • Urgência : é o prazo, ou o tempo disponível para a resolução do problema, quanto menor o tempo, mais urgente será o problema que deverá ser resolvido. 
    • Tendência: trata da probabilidade (ou do potencial) que o problema tem de crescer com o passar do tempo. Aqui é feita uma previsão da evolução do problema. 

    C - incorreta. O ciclo de Deming, ou PDCA, representa uma sequência de atividades (Plan, Do, Check, Act) que busca a melhoria contínua dos processos de trabalho.

    D - correta. Diagrama de Ishikawa é um método conhecido também como gráfico espinha de peixe, ou, ainda, diagrama de causa e efeito, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema. É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causa(s).

    E - incorreta. O diagrama de dispersão é um diagrama que pode indicar uma possível correlação entre duas variáveis, realizando um estudo sobre elas, por meio do sistema cartesiano. Seu objetivo é apresentar a alteração sofrida por uma variável quando outra é modificada, podendo ser usado, ainda, para demonstrar um efeito antes de determinada intervenção e depois dela.

    Após analisarmos as alternativas apresentas, concluímos que a letra "D" é a correta.

    GABARITO: D