SóProvas


ID
832177
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de família vem sofrendo transformação pelas mudanças culturais, sociais e econômicas, exigindo a permanente atualização dos profissionais em razão do elevado número de menores que se encontram no centro de disputas judiciais. Esses novos arranjos familiares, segundo Werner Jr. e Werner ( 2012), podem ser denominados de:


I. Famílias pós-separação – o que gera duas estruturas monoparentais, podendo ocorrer guarda unilateral ou compartilhada.


II. Famílias recasadas ou recompostas - também chamada família mosaico, diversos arranjos possíveis, desde a união de pessoas de estado civil distinto, em presença ou não de filhos.


III. Famílias homoafetivas – passíveis a partir da adoção por um dos membros do casal ou por ambos (de acordo com algumas decisões da jurisprudência. Também podem surgir pelas técnicas de inseminação artificial.


IV. Famílias com crianças geradas por engenharia genética - com o uso de tecnologias que permitem aos pais idealizar, projetar e criar uma prole com características orgânicas definidas. Essas famílias, na atualidade estão isentas de dilemas bioéticos.


Está(ão) correta(s) APENAS:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C. Parei aqui por uma questão do IOB M...

    Enfim, o conceito de família expandiu-se, de tal modo, a afetividade é levada mais em conta do que as tradições, todas as formas de união e convivência tem reconhecimento.
    No entanto, famílias projetadas ainda não foram admitidas em nosso direito, existindo resoluções do CFM no sentido de proibir a engenharia genética. 
  • Não concordo com o item III. Familia homoafetiva são passiveis a partir de uma união homoafetiva, e não necessariamente pela questão de ter filho ou não. Um casal homoafetivo sem filhos também é uma familia.

     

  • Acertei por eliminação, tinha certeza que os itens I e II estavam corretos e que o item 4 estava incorreto, então a única alternativa possível é a letra C. As famílias homoafetivas podem se constituir da união de duas pessoas do mesmo sexos, com ou sem filhos. Porém, no enunciado fala do número de menos em abrigos, então presumi que as alternativas iriam trazer a opção de famílias com crianças.

  • Atualmente, os estudos da Bioética já se debruçam bastante nos estudos de mapeamento do genoma humano, modificações genética e da criação de seres humanos em laboratório, o que torna a alternativa IV incorreto, pois as famílias que decidem por este tipo de ação não estão insentas do dilema bioético.