SóProvas


ID
832207
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Gestores da organização Beta estão preocupados com as situações comentadas em reunião: “os relatórios administrativos apontam para informações que não convergem”; “não conseguimos concluir quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho”.
Assinale a alternativa que corresponde à função de administração melhor relacionada ao texto:

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta A

    FUNÇÃO CONTROLE

    A função CONTROLE REPRESENTA O ACOMPANHAMENTO, MONITORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL PARA VERIFICAR SE AS COISAS ESTÃO ACONTECENDO DE ACORDO COM O QUE FOI PLANEJADO, ORGANIZADO E DIRIGIDO.

    http://www.brasilescola.com/upload/e/empreendedor%201.jpg
  • RESPOSTA: A.

    COMENTÁRIO:
    O CONTROLE É A COMPARAÇÃO ENTRE OS OBJETIVOS ESPERADOS, COM OS RESULTADOS QUE FORAM ALCANÇADOS COM O CICLO DE TRABALHO.

    NA QUESTÃO, FICA CLARO QUE A ORGANIZAÇÃO BETA NÃO TINHA UM CONTROLE, JÁ QUE AS INFORMAÇÕES NÃO TINHAM BASES SÓLIDAS EM SEUS RELATÓRIOS, ALÉM DE NÃO ESTABELECEREM PADRÕES DE DESEMPENHOS PARA SABER QUAL SETOR ERA MAIS EFICIENTE.
  • 4 - Controle - “Controle é a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções nos rumos definidos pela organização.” (Tenório, 1997:95).
    Para Chiavenato (1999),a essência do controle reside na verificação, se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou recursos desejados.
    Segundo Silva (2007) é o processo administrativo que consiste em verificar se tudo esta sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.
    ATTIE (1998),reforça a defesa do controle interno quando afirma que a sua importância torna-se patente a partir do momento em que não se pode conceber uma empresa que não disponha de controles que garantam a continuidade do fluxo de operações e informações proposto. Nesse caso, a confiabilidade dos resultados gerados pelo fluxo que transforma simples dados em informações a partir das quais os empresários tomam decisões com vistas no objetivo comum da empresa, assume vital importância, destaca o autor. 
    O CONTROLE constitui a 4ª e última das funções ad­ministrativas, vindo depois do PLANEJAMENTO (1ª função), da organização (2ª função), e da direção (3ª função). Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabeleci­dos sejam alcançados da melhor maneira possível.
  •  “os relatórios administrativos apontam para informações que não convergem”; “não conseguimos concluir quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho”.

    A função controle é necessária ao processo administrativo, pois é um "guia da atividade administrativa". Assim, ela possui 4 fases (conforme enumera Chiavenato na 7ª edição, pág. 176 do livro Teoria Geral da Administração). 

    A fase "estabelecimento de padrões ou critérios" é a primeira. Por meio dela, são definidos os resultados desejados ou aceitáveis (denominados padrões de desempenho), bem como as regras balizadoras para se entender esses resultados como desejados ou aceitáveis (os critérios). Depois dessa fase, há a de "observação do desempenho" e, então, a terceira fase, chamada "comparação do desempenho com o padrão estabelecido". Nessa terceira fase, há a produção de relatórios, de gráficos como meios para se comparar o desempenho real com o padrão estabelecido na primeira fase. Essa comparação é avaliada e dela se pode concluir que o desempenho obtido é compatível com os padrões de desempenho ou, ao contrário, que o desempenho obtido teve variações que extrapolaram os padrões de desempenho (ou seja, que o desempenho obtido foi incompatível com os padrões de desempenho) -- e, nesse caso, será necessária a quarta fase, chamada de "ações corretivas", para fazer com que os objetivos traçados sejam alcançados.
  • Certo, mas o texto diz: "por não estabelecermos padrões de desempenho" Isso não seria falta de planejamento.

  • Letra A.


    Planejaré projetar e perseguir  um objetivo, damelhor forma possível.

    Organizaré especificar as atividades necessárias ao alcance do objetivo perseguido.

    Dirigiré a atividade que consiste em conduzir e coordenar o pessoal na execução de umplano previamente elaborado, utilizando ordens, instruções, motivação,comunicação e liderança. Sendo que um bom gestor sabe que os melhoresresultados de gestão surgirão do uso combinado delas. 

    Controlaré estabelecer padrões de controle, medição, comparação para detectar e corrigirpossíveis desvios.


  • Você consegue matar a questão quando diz: "...quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho". 

  • Muito inteligente as questoes das funçoes administrativas dessa prova.

  • Falou em padrão, falou em controle

  • Processo de Controle:

     

    1. Estabelecimento de Objetivos ou padrões de desemprenho( referências) - Aqui o candidato deve ter cuidado para não confunidr com planejamento

     

    2. Avaliação ou mensuração do desempenho atual.( obeter informações ) 

     

    3. Comparação do desempenho atual com os objetivos e padrões estabelecidos

     

    4. Tomada de ação corretiva

     

     

     

    Maximiniano assim divide o processo de controle:

    1. Estabelecer objetivos e metas do controle

    2. Definir padrões de desempenho

    3. Obter informações do desempenho atual

    4. Comparar o padrão com o desempenho atual

    5. Identificar erros/falhas/desvios

    6. Corrigir/ação corretiva/medida corretiva

  • LETRA A CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • 1 - Definição dos padrões de desempenho: É estabelecer aquilo que você quer medir.

    2 - Monitoramento: É observar, analisar e coletar informações daquilo que você pretende mensurar futuramente (Quando, quanto e como)

    3 - Comparação: É medir os resultados entre aquilo que você definiu com o que foi efetivamente realizado ( Estão dentro dos padrões? ; Houve algum tipo de desvio? )

    4 - Correção: ** (Se necessária) - É realinhar os padrões ou as medidas para que este entre na margem do que foi planejado anteriormente. 

    Aquisição de informações.