2.1 Fatores intrínsecos e extrínsecos
Para Bergamini e Coda (1997), a motivação é uma energia intrínseca ligada ao significado e a natureza do trabalho realizado. Já a satisfação é uma energia extrínseca ligada a aspectos como salários, benefícios, reconhecimento, chefia, colegas e outros. Estes aspectos são da visão do empregado em relação ao ambiente de trabalho que é um indicador do nível de satisfação ou insatisfação apontado pelos empregados no trabalho. Se os fatores higiênicos são ótimos, apenas evitam a insatisfação, mas se forem precários provocam a insatisfação. Já os fatores motivacionais, quando são ótimos, provocam a satisfação e quando precários evitam a satisfação. A partir do momento que o trabalho torna-se uma obrigação, deixando de ser um recurso, diminui-se o comprometimento dos funcionários com as organizações em que estes trabalham. Para Maslach e Leiter (1999) é nesse fenômeno que reside um dos fatores que conduzem à disfunção social no local de trabalho.
Se a questão fala que os fatores externos (salários, benefícios) são os últimos a contar na motivação do funcionário, fica claro que o enunciado está pondo em foco a abordagem da motivação intrínseca, a qual está diretamente ligada a natureza da atividade do trabalho que o funcionário desenvolve.
Letra E)
Concordo quanto aos comentários acima rs, mas vamos à teoria:
ao meu ver, a questão se refere aos Fatores definidos por Herzberg. Segundo ele existem dois tipos de fatores:
1 - os higiênicos, que são os externos (extrínsecos) e dizem respeito ao ambiente de trabalho e não levam a motivar, estão ligados a satisfação ou não satisfação dos funcionários.
2 - e os motivacionais, que são os intrínsecos ou inerentes à pessoa, que podem, se bem empregados, motivar ou, se mal, desmotivar diminuindo a produtividade.
O salário, no gráfico que compõe a teoria, está dentre os ultimos fatores que são mencionados pelo autor, mas, assim como as condições de trabalho, se posiciona ao centro (já que o gráfico se divide em dois), sendo, por tanto, relativo tanto aos fatores intrínsecos, quanto aos extrínsecos.
O que define a questão, ao meu ver, é o fato dela falar em fatores que "motivam e levam ao aumento da produtividade". Neste caso, ela está falando em fatores INTRÍNSECOS.
Aqui tem uma ilustração que talvez ajude. http://gestaorhmais.blogspot.com.br/2012/06/os-proprios-empresarios-sabotem-os-seus.html