SóProvas


ID
832225
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma pesquisa entre funcionários de diferentes organizações apontou que a motivação eleva os níveis de produtividade e que o principal motivo é o fato de os profissionais estarem em conformidade com os valores da organização bem como cumprir uma missão a partir do trabalho. A remuneração está entre os últimos elementos que influenciam a motivação dos profissionais.

Essa pesquisa aponta para:

Alternativas
Comentários
  • 2.1 Fatores intrínsecos e extrínsecos

    Para Bergamini e Coda (1997), a motivação é uma energia intrínseca ligada ao significado e a natureza do trabalho realizado. Já a satisfação é uma energia extrínseca ligada a aspectos como salários, benefícios, reconhecimento, chefia, colegas e outros. Estes aspectos são da visão do empregado em relação ao ambiente de trabalho que é um indicador do nível de satisfação ou insatisfação apontado pelos empregados no trabalho. Se os fatores higiênicos  são ótimos, apenas evitam a insatisfação, mas se forem precários provocam a insatisfação. Já os fatores motivacionais, quando são ótimos, provocam a satisfação e quando precários evitam a satisfação. A partir do momento que o trabalho torna-se uma obrigação, deixando de ser um recurso, diminui-se o comprometimento dos funcionários com as organizações em que estes trabalham. Para Maslach e Leiter (1999) é nesse fenômeno que reside um dos fatores que conduzem à disfunção social no local de trabalho.

    Se a questão fala que os fatores externos (salários, benefícios) são os últimos a contar na motivação do funcionário,  fica claro que o enunciado está pondo em foco a abordagem da motivação intrínseca, a qual está diretamente ligada a natureza da atividade do trabalho que o funcionário desenvolve.

    Letra E)

  • "A remuneração está entre os últimos elementos que influenciam a motivação dos profissionais." KKKKKK, se inventa cada teoria idiota para pagar cada vez menos ao funcionário, e ainda tem gente que acredita nessas baboseiras. 99% das reclamações no serviço são sobre remuneração e tenho que ler um treco desses!
  • kkkkk......perfeito o comentário do João!! é muita teoria para pouco PINGAMENTO!! Eu quero viver, e não sobreviver!!

    A teoria é tão valida, que se aplicada em uma empresa vai perceber uma diferença de salário gritante dos empregados!!
    Daí vem falar que o salario não é motivacional!! hamram!! Inverta os salários!!
  • Concordo quanto aos comentários acima rs, mas vamos à teoria:
    ao meu ver, a questão se refere aos Fatores definidos por Herzberg. Segundo ele existem dois tipos de fatores:


    1 - os higiênicos, que são os externos (extrínsecos) e dizem respeito ao ambiente de trabalho e não levam a motivar, estão ligados a satisfação ou não satisfação dos funcionários.
    2 - e os motivacionais, que são os intrínsecos ou inerentes à pessoa, que podem, se bem empregados, motivar ou, se mal, desmotivar diminuindo a produtividade.


    O salário, no gráfico que compõe a teoria, está dentre os ultimos fatores que são mencionados pelo autor, mas, assim como as condições de trabalho, se posiciona ao centro (já que o gráfico se divide em dois), sendo, por tanto, relativo tanto aos fatores intrínsecos, quanto aos extrínsecos.


    O que define a questão, ao meu ver, é o fato dela falar em fatores que "motivam e levam ao aumento da produtividade". Neste caso, ela está falando em fatores INTRÍNSECOS


      Aqui tem uma ilustração que talvez ajude. http://gestaorhmais.blogspot.com.br/2012/06/os-proprios-empresarios-sabotem-os-seus.html




  • Otimo comentario patricia parabens.
  • Pirâmide de Maslow

    Concordo com a questão, porem se formos levar em consideração a teoria das ncessidades de  Maslow, é uma divisão hierárquica proposta,em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de “escalar” hierárquico de necessidades para atingir a sua auto-realização.
    Então, pode ser sim que esteja acontecendo essa situação imposta em que a Remuneração não esta em primeiro lugar, e acredito nela.
    Cda um traçamos nosso sucesso de auto-realização. Cada qual com suas necessidades e prioridades.

  • Comentários como o do Ramon Cirilo Maldonado que enriquece o Questões de Concursos , não esses comentários inúteis que são repetitivos !! 

  • Na teoria tudo é lindo e maravilhoso. Salário entre as últimas coisas para a motivação. Para né! Vamos ser realistas, sem um bom salário...não se faz nada.