SóProvas


ID
832288
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o seguinte anúncio e assinale a única assertiva que apresenta uma análise INCORRETA dele:

VENDE-SE casas, em bom estado, localizadas no município de Estrela do Norte, em Goiás. Três quartos (duas suítes), duas salas, copa, cozinha, banheiro social, lavabo, dependências completas, garagem, quintal. Você não vai se arrepender! Interessados nos imóveis, tratar diretamente com o seu proprietário. Fone para contato: (***).

Alternativas
Comentários
  • A errada é a alternatica B...trata-se de aposto (esclarece, detalha ou explica o termo anterior "casas")
  • b) A expressão “em bom estado” é um exemplo de vocativo.
    Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.  Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso.
    Portanto o gabarito é a letra b
  • Por que a letra "e" está correta? Este exemplo não se utilizou da função denotativa?

  • Débora Otto, você confundiu a função conativa com a palavra conotativa.

    Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, além da significação própria. Sentido figurado, metafórico.

     função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação. Essa função procura organizar o texto de forma que se imponha sobre o receptor da mensagem, ou seja, está focada no receptor. Essa função de linguagem é muito utilizadas em propagandas, já que ela é focada no "você", empregando os verbos no imperativo.

    http://www.dicionarioinformal.com.br/fun%C3%A7%C3%A3o%20conativa/

     

  • A expressão "em bom estado" é um aposto ( explica, traz uma informação a mais, enaltace) e não um vocativo ( chamamento).