-
ERRADO
Segundo Diogo de Figueiredo Moreira Neto, Procurador do Estado do Rio de Janeiro (aposentado) e Professor Titular da Universidade Cândido Mendes:
"A administração pública gerencial importa-se menos com os processos e mais com os resultados, para que sejam produzidos com o menor custo, no mais curto lapso de tempo e com a melhor qualidade possíveis."
http://www.camara.rj.gov.br/setores/proc/revistaproc/revproc1998/revdireito1998B/est_adminpublica.pdf
-
Administração gerencial - Foco no resultado, controle a posteriore, ''cliente cidadão'', ou seja, vê o cidadão não só como cliente dos seus serviços, mas também como contribuinte de impostos.
Administração Burocratica- Foco no Processo- controle a priore, administração pública '' auto-referida'', o excesso de regras é bom para a administração, porém é péssimo para o cidadão.
-
GABARITO : ERRADO
A questão trata da Administração Burocrática, vejamos algumas características da mesma :
1- O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
2- Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo
Administração Gerencial :
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados. A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países
-
Segundo Sérgio Jund: "A administração gerencial caracteriza-se por decisões e ações orientadas para resultados, tendo como foco as demandas dos clientes/usuários, baseada no planejamento permanente e executada de forma descentralizada e transparente. A administração pública gerencial constitui um avanço e afirma-se que deve ser permeável a maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins), em que o beneficiário seja o cidadão.
é uma forma de organização, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.
A administração publica burocratica=> No modelo burocrático, o controle é realizado antecipadamente (a priori) e passo a passo, e tem foco nos processos administrativos. O modelo adota o pressuposto da desconfiança total. Essa mentalidade se contrapõe à filosofia do modelo pós-burocrático (gerencial), o qual adota o controle a posteriori, com foco em resultados, tendo como pressuposto a confiança limitada.
-
Íncrivel como esse povo tá mal-acostumado no CTRL C CTRL V.
Ninguém foi capaz de responder diretamente a questão.
Acho que tá errada pois não define "responsabilidades e procedimentos" (o modelo que faz essa definição creio ser a burocracia).
-
Errado!
A questão misturou características da administração gerencial com a burocracia.
O modelo de administração pública gerencial, proposto na última reforma administrativa do Estado brasileiro, concentra-se na moderna gestão por processos, (até aqui tá linda) definindo responsabilidades e procedimentos para os planos de ação governamentais.
Falou em GESTÃO POR PROCESSOS ----- ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL.
Falou em CONTROLE DE PROCESSOS E PROCEDIMENTOS ----- BUROCRACIA.
-
Tâmara e Pedro, obrigado, é disso que a gente precisa: objetividade e clareza nas respostas. O pessoal fica copiando e colando as mesmas respostas...
-
Pegadinha DUMAL do Cespe: o erro está em PROCEDIMENTOS (característica típica da burocracia)
-
ERRADA!!!
Controle de Processos (Procedimentos) > Administração Pública Burocrática
Controle de Resultados > Administração Pública Gerencial...
-
Ano: 2011
Banca: CESPE
Órgão: PREVIC
Prova: Analista Administrativo - Área Administrativa
Julgue os próximos itens, relativos à gestão por resultados.
A administração pública gerencial, que utiliza a orientação para resultados, procura reconhecer os usuários do serviço público como clientes, ou seja, como cidadãos que geram renda e divisas para o país. CERTO
-
O modelo de administração pública gerencial, proposto na última reforma administrativa do Estado brasileiro, concentra-se na moderna gestão por processos, definindo responsabilidades e procedimentos para os planos de ação governamentais.
O erro não está na gestão por processos não , gestão essa , diga-se de passagem , foi amplamente difundida no Estado gerencial (Vide o guia do GESPUBLICA que aborda de gestão por processos e gestão de processos - o Guia da simplificação de processos , etc.)
Gestão por processos é algo utilizável sim no gerencialismo , pois é uma ferramenta sistêmica de a organização focar na melhoria contínua de seus processos e entregar mais qualidade ao cliente final
O erro está em prescrever procedimentos. Lembremos que o cerne do gerencialismo está na contratualização de resultados: O gestor recebe AUTONOMIA na execução , mas é mais responsável pelos resultados. O Estado define os responsáveis , mas dá liberdade quanto aos procedimentos para se chegar ao fim desejado.
Moral da história:
" (...) definindo responsabilidades (...) CORRETO " É justamente a contratualização de resultados (ex: contratos de gestão)
"(...) e PROCEDIMENTOS (...) FALSO" O gestor assina o contrato justamente para poder ELE MESMO ter autonomia de conduzir a execução (assumindo as responsabilidades pelos resultados)
-
Terceiro Modelo:
====>> SERVIÇO PÚBLICO: Reforça a importância accountability (prestação de contas) ; Transparência,equidade,prestação dos serviços públicos.
~> Equidade e cidadãos= FOCO
-
Falou em processos, lembrem-se da adm. burocrática.
SUCESSOOOOOOOOOOOOS A TODOS.....
-
Gestão por resultados e não por processos