SóProvas


ID
832582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.

A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. Uma cultura organizacional forte aumenta a consistência do comportamento. Nesse sentido, podemos dizer que uma cultura forte funciona como um substituto da formalização.
    Uma formalização intensa na organização gera previsibilidade, ordem e consistência. Uma cultura forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentação escrita. Portanto, podemos encarar a cultura organizacional forte a formalização, com dois caminhos diversos para se chegar ao mesmo fim. Quanto mais forte a cultura organizacional, menos os executivos precisam se preocupar em desenvolver regras e regulamentos para orientar o comportamento dos funcionários. Essa orientação é introjetada pelos funcionários à medida que eles aceitam a cultura organizacional. (Comportamento Organizacional, ROBBINS, PÁGINA 377)
  • Concordo com a explicaçao do colega acima, mas a redaçao do enunciado nao da a entender tambem que afirma-se que a "Cultura organizacional forte"  eh outro item gerado pela < intensa formalizaçao na organizacao> ? Se estiver viajando, me corrijam por favor, mas a redacao dessa questao permite duas interpretacoes. Na do colega acima, estaria corretissima, mas interpretando de forma diversa, a questao ja estaria errada. O que acham?
  • A questão simplesmente traz os efeitos da cultura forte.
    Se invertermos o comando da questão,vemos que ela mesmo se responde vejam só:
    De:
    A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.
    Para:

    A organizacional forte gera intensa formalização na organização,assim como previsibilidade, ordem e consistência
    Nos vemos por ai...
  • O texto que amd400 postou é ótimo e faz sentido. Mas a maneira como a questão foi escrita me gerou dúvidas.

    "A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte"

    A assertiva afirma categoricamente que uma coisa ou outra gera previsibilidade, ordem e consistência. Como aprendi que administração é uma ciência das mais relativas, levei em conta que a fresa deveria ter colado um "geralmente" ao invés de simplesmente afirmar sem reservas. Como poderíamos garantir que tal formalização ou cultura fortes necessariamente geral essas três condições?
  • Colegas:

    A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

    Acredito que o sentido de FORMALIZAÇÃO seja coerente a:

     formalizar - v. tr.
    1. Realizar, segundo as fórmulas ou segundo as formalidades.
    2. Executar, conforme as regras ou cláusulas.

     Portanto, ao comparar FORMALIZAR com Cultura Organizacional FORTE -   a banca reportou-se aos significados acima, o que faria sentido, pois na Cultura forte existe previsibilidade e todos agem segundo as formalidades já esbelecidas e seguidas por todos.

    Abraço
  • ERREI

    Quando vi "intensa formalização" não consegui achar um link com "cultura organizacional forte", pelo contrário, achei que a coesão do grupo e sua cultura fossem formados por outros fatores, como amizade, tradição, seguir determinados comportamentos... não acho correto uma empresa possuir um padrão intenso de normas formais estar associado com a cultura forte dessa empresa, pois os funcionários poderiam não gostar ou mesmo não aceitar esse modelo e eles mesmos encontrarem brechas nas normativas de modo a executarem seus trabalhos de outra maneira e isso, por si só, já poderia ser um tipo de cultura forte entre o corpo pessoal da empresa. 
  • Concordo com Klaus, não vejo um liame entre a intensa formalização e consistência, uma vez que na Administração Pública Gerencial a intensa formalização é repugnada pelo simples fato de não permitir que os funcionários atuem com uma certa margem de discricionariedade. A intensa formalização faz com que os funcionários ficam bitolados na "forma" de atuação, ou seja, no processo. Concordo que é uma forma previsível de atuação, mas não concordo que gere ordem e consistência. O nosso modelo atual de administração é de resultados e não de processos.

  • Não concordo que uma intensa formalização gere uma cultura organizacional forte. Cultura organizacional vai muito além das tais formalidades.

  • Uma outra questão ajuda a responder, vejam:

    Nas instituições, o processo de formalização é responsável por gerar previsibilidade, ordem e consistência, aspectos alcançados, também, por uma cultura organizacional forte, com a vantagem, nesse caso, de prescindir de documentação escrita.

    GABARITO: CERTA.

  • O problema da questão tem sido de interpretação:

    A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte gera previsibilidade, ordem e consistência


  • Organização formal

    Dá-se o nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.

    - Os cargos, de diretores, de gerentes, se supervisores, de funcionários, de operários etc.

    - A hierarquia de autoridade, como autoridade e responsabilidade previamente definidas.

    - Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente.

    - A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.

    A organização formal espelha a maneira lógica e racional como a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros.

    Organização informal

    As organizações, apesar de sua natureza lógica e racional, não são entidades totalmente mecânicas. Elas são dotadas de pessoas que, embora ocupem posições dentro da organização formal e realizem o trabalho através da tecnologia, desenvolvimento o que chamamos de organização informal. Existem padrões de comportamentos e relacionamentos que não constam no organograma. Existem amizades e antagonismos, indivíduos que se identificam com outros, grupos que se afastam de outros e uma grande variedade de relações no trabalho ou fora dele, que constituem a chamada organização informal.

    A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal.

    Em outras palavras, a organização informal compõe-se de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação as práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos. Envolve uma complicada trama de processos espontâneos relativos ao campo comportamental que surge, desenvolve-se e predomina sobre as relações que teoricamente são formais.



    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-organizacao-formal-e-a-organizacao-informal/36855/#ixzz3nMgaSIAq

  • Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado, a necessidade de mudança e a adaptação para garantir a atualização e modernização, e de outro, a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização. O Japão, por exemplo, é um país que convive com tradições milenares ao mesmo tempo em que cultua e incentiva a mudança e a inovação constantes.


    Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de idéias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.


    Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.


    Culturas fracas:  São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.

  • Na hora da prova será difícil adivinhar o que o Cespe considera como formalizar!!!!

     

  • CERTA. Uma cultura forte aumenta a consistência do comportamento. Nesse sentido, pode-se dize que uma cultura forte funciona como um substituto da formalização. As regras e regulamentações da formalização agem para controlar o comportamento dos funcionários. Uma formalização intensa na organização gera previsibilidade, ordem e constância. Uma cultura forte pode fazer o mesmo sem necessidade de documentação escrita.
    (Andréia Ribas)

  • O "assim como" pode ser entendido como tendo função de adição ou de comparação, o que dá margem a duas interpretações. Questão ambígua e safada!