-
Segundo o "Instrumento para avaliação da Gestão Pública":
"Realiza-se a avaliação da gestão da organização com base em duas dimensões: processos gerenciais e resultados.
Os Itens de 1.1 a 7.3 são Itens de Processos Gerenciais e, portanto, solicitam tanto as práticas de gestão empregadas pela organização para atender aos requisitos dos Critérios para Avaliação da Gestão Pública, quanto à extensão e à constância da aplicação dessas práticas pelas principais áreas, processos, serviços/produtos e/ou pelas partes interessadas pertinentes".
"Os Itens 8.1 a 8.6 são Itens de Resultados, ou seja, solicitam a apresentação das conseqüências objetivas da implementação das práticas de gestão descritas nos Itens de Processos Gerenciais. Estes resultados devem ser comparados com referenciais comparativos pertinentes e com os requisitos das partes interessadas".
Dessa forma, além dos resultados, o Instrumento para avaliação da Gestão Pública foca também na aplicação, que possui até mais itens do que os dedicados aos resultados.
Fonte: "http://www.gespublica.gov.br/projetos-acoes/pasta.2010-04-26.8934490474/Instrumento_ciclo_2010_22mar.pdf", a página que trata sobre este assunto é a 25.
-
Errado
O erro está em "em detrimento dos aspectos de aplicação", pois estes também fazem parte do escopo da avaliação como um todo.
-
"A figura representativa do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) simboliza a organização, considerada como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente externo. O MEG é representado por um diagrama, que utiliza o conceito de aprendizado segundo o ciclo de PDCA (Plan, Do, Check, Action).
Para efetivar a etapa do Controle (C), são mensurados os resultados em relação a: situação econômico-financeira, clientes e mercado, pessoas, sociedade, processos principais do negócio e processos de apoio, e fornecedores.
Os efeitos gerados pela implementação sinérgica das práticas de gestão e pela dinâmica externa à organização podem ser comparados às metas estabelecidas para eventuais correções de rumo ou reforços das ações implementadas."
(http://www.fnq.org.br/site/376/default.aspx)
Assim, o ponto focal são os resultados alcançados pela instituição em em relação (não em detrimento) dos aspectos de aplicação (processos principais/processos de apoio)
-
ITEM: ERRADO
-
O modelo de excelência em gestão (Gespública) é um mecanismo que auxilia - e muito - o controle da qualidade, mas ele utiliza vários critérios, tanto voltados para os resultados, quanto para a aplicação das técnicas de gestão, tais como "estratégias", "pessoas", etc., Questão Errada !
-
Um dos focos do QPAP (Programa da Qualidade na Administração Pública) foi justamente a gestão por processos que está relacionado aos meios e não aos resultados. A gestão por processos tanto é um dos pilares do MEGP (Modelo de Excelência da Gestão Pública) quando do MEG (da Fundação Nacional da Qualidade). A melhoria dos processos também é um dos principais objetivos de um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a ISO.
A gestão participativa, outro fundamento do MEGP, também está relacionado aos aspectos de aplicação.
-
Errado.
Comentário:
Atenção, pessoal: o modelo de excelência em gestão é um mecanismo que auxilia – e muito – o controle da qualidade,
mas ele utiliza vários critérios, tanto voltados para os resultados, quanto para a aplicação das técnicas de gestão.
GABARITO: Errado.
Prof. Carlos Xavier
-
No âmbito da Adm Pública, quando falar no aspecto A em detrimento do aspecto B normalmente está errado.
A Adm Pública tem um viés coletivo, sinérgico e focada no interesse social.
Gab: Errado
-
Errado.
Segundo o próprio site www,gespública.gov.br:
Uma das ferramentas do GESPUBLICA - o Sistema Eletrônico de Autoavaliação da Gestão - possibilita a avaliação da gestão prescritiva, por meio da identificação e análise das práticas de gestão adotadas e dos resultados da organização.
-
O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados alcançados pela instituição aliados aos aspectos de aplicação.