SóProvas


ID
832648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com referência à legislação e aos princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Utiliza-se o princípio da proveniência para definir as três idades documentais.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Proveniência: é o princípio teórico-metodológico fundamental da teoria arquivística. De acordo com esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também chamado de Princípio de Respeito aos Fundos. Estes não podem ser misturados a outros fundos, isto é, devem ser organizados pela origem dos arquivos. A partir desse princípio básico, tem-se a ideia de pertinência territorial, segunda a qual os arquivos devem ficar custodiados em seu território de produção.

    O que se utiliza para definir as Três Idades Documentais é a frequência e o tipo de utilização dos documentos.


  • ERRADO
    O princípio de respeito ao fundo ou princípio da proveniência é aquele segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa.
    Bons estudos!!!
  • PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS
    PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: significa que as funções, atividades e estrutura das instituições se efetivam por meio de relações orgânicas que os documentos mantêm com o conjunto ao qual pertence.
    PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS: preconiza que o conjunto de documentos produzidos, acumulados e/ou recebidos no exercício de atividades de uma instituição/pessoa não poderá ser arranjado com outros documentos de outras instituições, mesmo que sejam de mesma tipologia, pois haveria prejuízo e confusão entre as informações.
    PRINCÍPIO DA UNICIDADE: os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
    PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.
    O PRINCÍPIO DA INDIVISIBILIDADE OU INTEGRIDADE: os fundosa devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada  ou sem acréscimo indevido.
    PRINCÍPIO DA CUSTÓDIA INTACTA OU SANTIDADE (OU ORDEM ORIGINAL): estabelece que deve-se manter a ordem de acumulação dos papéis na primeira e segunda idades (corrente e intermediária). Usa-se muito o termo Ordem Original em concursos
    PRINCÍPIO DA NATURALIDADE (OU CUMULATIVIDADE): este considera que os arquivos constituem uma formação progressiva, natural e orgânica, isto é, os documentos vão surgindo em um contexto específico, ao longo do tempo e das necessidades da instituição ou pessoa e mantém uma relação orgânica entre si, justificando sua acumulação/reunião.

    FONTES: RENATO VALENTINI. Arquivologia para Concursos./ http://www.euvoupassar.com.br
  • Na verdade nenhum princípio é utilizado diretamente para definir as três idades documentais. A definição das idades documentais tem por base o valor dos documentos.
  • O que define as três idades documentais é o tempo de vida útil dos documentos na empresa sob o ponto de vista legal, técnico, administrativo e fiscal.

    Bons estudos!
  • Pessoal,
    O que define as três idades documentais é a Tabela de Temporalidade, definida de acordo com a frequência de utilização dos documentos.
    Abraços
  • Errado, não é utilizado o princípio da proveniência para definir as três idades documentais. O ciclo de vida dos documentos é definido pela frequência e pelo tipo de utilização dos documentos.
  • Para definir a idade documental utiliza-se a Teoria das Três Idades: Também conhecida como Ciclo Vital dos Documentos, ou Estágio de Evolução dos Arquivos, esta teoria constitui um verdadeiro marco na história da Arquivística. Ela afirma que os documentos de um arquivo passam por estágios conforme seus valores mudam. Quando um documento é produzido, ele possui um valor primário, que é sua importância para a atividade que o gerou. Contudo, esse valor é temporário: cessa logo que a atividade acaba. Mas alguns documentos (não todos) ainda possuem o valor secundário, que é sua importância para outras atividades ou outros campos diferentes daqueles que o geraram (podem ser importantes para a pesquisa histórica, ou para a cultura de uma sociedade, por exemplo). Esse valor é definitivo, e todo documento que o possui deve ser preservado permanentemente.


    QUESTÃO ERRADA
  • vejam outra forma de abordar essa questão:

    Q277546

    O ciclo de vida dos documentos é definido pela frequência e pelo tipo de utilização dos documentos.


    Gabarito: CERTO


  • Caro Walter Barbosa, acho que se equivocou no gab como certo.
    A questão é ERRADA.

    Princípio da proveniência -> respeito aos fundos ( o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

  • Princípio da proveniência é relacionado ao princípio de respeito aos fundos, ou: conjunto de documentos formado por um único produtor.

    Teoria das três idades é outra coisa, tem a ver com a importância que o documento tem para ser consultado. 

    Isso é o básico para entender essa matéria.

  • O que define as três idades documentais é a Tabela de Temporalidade.

    A avaliação de documentos é operacionalizada mediante a aplicação da tabela de temporalidade de documentos, que se fundamenta no conceito das três idades documentais.

  • O que define um documento é o seu conteúdo.

  • Errado.

    A definição vem em decorrência de seu valor e a função que exerce naquela determinada entidade.

    Estabelecendo, por exemplo, o prazos de utilização e guarda.

    Seguimos.