-
Errado,
Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação. Também referido como princípio temático. O princípio correto seria o da proveniência.
-
O Princípio da Pertinência não é mais usado pela Arquivístiva Moderna porque vai de encontro a outro princípio - o da Proveniência.
Errado.
-
Princípio da Proveniência = Respeito aos fundos
Princípio da Pertinência = Não respeito à proveniência e sim ao assunto!
=)
portanto,errada!
-
O item trata da origem dos fundos.
Os fundos originam-se das funções e atividades do organismo, que ACUMULA documentos de forma progressiva e natural.
Logo, o princípio que o examinador quis usar foi o da CUMULATIVIDADE e não o da pertinência.
ITEM ERRADO, portanto.
-
Amigos, questão pegadinha do cespe , como sempre. Deve-se atentar ao fato que se refere ao princípio da proveniência e não da pertinência , pois devido a semelhan.ça de nome o candidato acaba errando algumas vezes
-
A questão erra ao mencionar o princípio da pertinência, na verdade é o princípio da proveniência, vejam em outras questões os conceitos de forma correta: Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista Judiciário - Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Fundo;
A aplicação do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos gera o fundo de arquivo e o primeiro princípio de classificação.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Quando há necessidade de se reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado o princípio da pertinência.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.
GABARITO: CERTA.
-
O princípio da pertinência é totalmente contrário do princípio da proveniência(respeito ao fundo) ou procedência. Enquanto este estabelece o fundo de arquivo conforme a entidade/instituição àquele reclassifica os documentos pelo assunto, desconsiderando o princípio da proveniência e do da ordem natural!
-
Proveniência.
-
GABARITO ERRADO
É proveniência
Princípio da Pertinência (Temático) – É totalmente contrário ao da Proveniência. Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio temático.
Fonte: Prof. Darlan Eterno - Casa do Concurseiro
_________________________________
O que queremos? Tomar posse.
E quando queremos? É irrelevante.
-
A existência de um fundo de arquivo origina-se do princípio da proveniência.
-
PERTINÊNCIA (ASSUNTO) DIFERE PROVENIÊNCIA (FUNDOS)
-
perTinência= assunTo
-
perTinÊnciA = tema
-
Na verdade, creio eu, que a pertinência e a proveniência são conceitos opostos. A pertinência, inclusive, está em desuso.
-
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA.
-
A existência de um fundo de arquivo (documentos de uma mesma entidade que não devem se misturar a outro conjunto de documentos de outra entidade) origina-se do princípio da proveniência ou princípio do respeito aos fundos.
by neto..
-
GAB ERRADO
procedência (lugar - geográfico)
proveniência (respeito aos fundos)
pertinência (assunto)
-
proveniência = FUNDOS
-
A existência de um FUNDO DE ARQUIVO origina-se do princípio da PROVENIÊNCIA.
PERTINÊNCIA (ASSUNTO) DIFERE PROVENIÊNCIA (FUNDOS)
-
Lembra o que é o Princípio da pertinência? É o princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a sua proveniência e a classificação original. Também chamado de princípio temático.
Grave: assunto!
A questão está dizendo que um fundo de arquivo vai se originar a partir da aplicação de um princípio que leva em consideração o assunto do documento e, principalmente, não dando a mínima para a proveniência e para a classificação original. Isso não faz nenhum sentido, né? Nós já sabemos que para que um fundo seja constituído, deve-se levar em conta de onde os documentos vieram (princípio da proveniência) e, claro, a classificação original para que o contexto não seja perdido. Questão erradíssima.