-
Letra B
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática; é estar em pleno gozo das disposições constitucionais.
Notem que a questão se baseia no conceito clássico do termo; existem, contudo, outras definições.
-
Se fosse CESPE a letra "B" estaria ERRADA
Como estender direitos políticos a "toda" população? Um menor de 16 anos, por exemplo, faz parte da população, mas não tem direitos políticos e é considerado abolutamente incapaz!
-
Para que essa palavra "atual" no enunciado? Só pra complicar?
Ou seria apenas mau Português e o examinador tentou dizer "O conceito atual de cidadania..."?
Da forma como escreveu, fiquei perdendo tempo imaginando um estrangeiro que atualmente tivesse a cidadania deste país ou coisa parecida.
-
Segundo a Fcc, se trata de uma condição essencialmente política, na qual seus protagonistas concebem o mundo como um ambiente de direitos e responsabilidades recíprocas e se realizam neles como sujeitos de vontade.
-
Em resposta ao Elcio Tenório (que já está concursado e nem lerá mais esse texto rsrs) a banca ressaltou o fato de se referir ao conceito atual de cidadania porque, para os gregos antigos, os inventores da democracia, apenas aqueles que tinham direito ao voto eram considerados cidadãos. Escravos e mulheres, por exemplo, não tinham direito ao voto e não eram considerados cidadãos.
O conceito atual está melhor representado no comentário do colega Klaus Serra.