-
A definição acima refere-se ao planejamento a médio prazo.
O planejamento a longo prazo, tem a ver com o curso da ação futura da empresa;
em funçao de seu horizonte temporal mais amplo, é mais qualitativo que
quantitativo e , por essa razão, é, geralmente estratégico.
Almeida, M. C. B. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2009.
-
Do ponto de vista do tempo, o planejamento pode ser de longo, médio e curto prazo. O planejamento de longo prazo estabelece a ligação entre os grandes objetivos e diretrizes da instituição e os procedimentos do planejamento a curto prazo.
Gabarito ERRADO.
Cada tipo de planejamento possui seu prazo ... há distinção entre eles.
P. LONGO PRAZO ---- > PLANEJAMENTRO ESTRATÉGICO ---> norteará os rumos da U.I., Indicará as estratégias básicas que serão seguidas, acontece a longo prazo.
P. MÉDIO/ CURTO ---> PLANEJAMENTO TÁTICO --- > planos de ação, decisões
P. CURTO -----> PLANEJAMENTO OPERACIONAL ----> adota as decisões, e implementa as medidas
-
O planejamento da alta administração é o planejamento estratégico, que consiste no processo de decisão relativo aos objetivos da organização, às mudanças nesses objetivos, aos recursos utilizados para atingi-los e às políticas que deverão governar a aquisição, a distribuição e a utilização desses recursos.
O planejamento operacional decide 'o que fazer' e 'como fazer'. Está ligado aos procedimentos, detalhando tarefas e operações, e deve estar sempre voltado à otimização dos resultados. Tem caráter imediatista, caracterizando-se por ser de curto prazo e de abrangência local.
(ALMEIDA, 2005, p. 7-8);
Gab. Errado
-
▸PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
▸PLANEJAMENTO TÁTICO - Enquanto o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.
▸PLANEJAMENTO OPERACIONAL - É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa. Preocupa-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
Notar as palavras chaves:
Planejamento Estratégico: Diretrizes, Metas, Objetivos, Longo Prazo.
Planejamento Tático: Departamento, Médio Prazo.
Planejamento Operacional: Operadores, Ações, Curto Prazo.
-
RESOLUÇÃO: A primeira parte está correta, contudo, os procedimentos do planejamento de curto prazo são elaborados no planejamento a médio prazo.
Resposta: E
-
Do ponto de vista do tempo:
· Longo prazo: mais qualitativo, estratégico.
· Médio prazo: ligação entre os grandes objetivos e diretrizes e os procedimentos do planejamento a curto prazo.
· Curto prazo: atividades imediatas, inclui previsões orçamentárias e metas de curto prazo. Mais preciso e detalhado (quantitativo).