Estilos de liderança2
Os estilos de liderança são definidos a partir da observação do comportamento e das atitudes do líder: o que o líder faz, como ele age etc. Devem, ainda, ser considerados o contexto em que o líder atua, o perfil da equipe e os aspectos culturais.
→ Liderança autocrática: o líder é autoritário e impositivo, centraliza o poder, toma as decisões e controla o desempenho da equipe – facilita a manutenção da ordem e a resolução de conflitos. A ênfase dessa liderança está no líder, que faz críticas e elogios de forma individual. Pode ser subdividido em: líder benevolente, aquele que tem alguma confiança na equipe e permite sugestões, mas é ele quem toma as decisões; e líder coercitivo, aquele que não confia na equipe e centraliza tudo, inclusive a organização do trabalho.
→ Liderança democrática: o líder solicita e aceita a participação da equipe; divide o poder para tomar decisões; consulta, ouve, orienta e valoriza sua equipe; e faz críticas e elogios de forma impessoal – facilita o envolvimento, o comprometimento, a lealdade e a satisfação das necessidades da equipe. A ênfase dessa liderança está tanto no líder quanto nos liderados.
→ Liderança liberal: o líder tem pouca participação, delega o poder, e permite que a equipe tome as decisões e se organize para a execução das tarefas/atividades. A ênfase dessa liderança é nos liderados, que têm total liberdade para agir.
2 Inspirado em: Idalberto Chiavenato (2007); Flavio Santiago (2007); Maria Lins (2011); Carmen Freitas (2006); Renato Cuencas (2008); James Hunter (2004); Peter Drucker (1996, 2000); Robbins (2002).
De acordo com a teoria dos três estilos de liderança de White e Lippitt classifica os líderes em:
◾ Autocrático: o líder centraliza as decisões sem participação do grupo. Ordena e determina cada tarefa. É dominador. Ênfase: na figura do líder.
◾ Democrático: há debates das diretrizes e decisões pois o líder é considerado mais um membro do grupo. O líder dá suporte, assistência e estimula decisões.
◾ Liberal (laissez-faire): há total liberdade por parte dos membros. E como se o líder não existisse ou pregasse uma liderança totalmente frouxa. A participação do líder é bem limitada, surge quando é solicitada. Ênfase: nos liderados.
- Tomada de decisões: Total liberdade ao grupo para tomar decisões, com mínima intervenção do líder.
- Programação dos trabalhos: participação limitada do líder. Informações e orientações são dadas, desde que solicitadas em grupo.
- Divisão de trabalho: A divisão das tarefas e a escolha dos colegas são do grupo. Não há participação do líder.
- Comportamento do líder: O líder atua somente quando é solicitado.
Fonte: Chiavenato I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014. (pág 129)
Devemos julgar os itens na perspectiva do estilo laissez-faire ou liberal.
I. ERRADA. "Líder bastante abrangente e atuante".
A participação do líder é praticamente nula.
II. ERRADA. "Líder responsável pela divisão de tarefas".
Fica a cargos dos subordinados.
III. CERTA. Líder que dá liberdade total para as decisões grupais ou individuais.
IV. ERRADA. "Líder que avalia e acompanha o grupo constantemente".
A não intervenção é uma bandeira desse estilo de liderança.
V. ERRADA. "Líder dominador, mas generoso nos elogios".
O liberal não é um líder dominador (tem relação com o estilo autocrático).
Apenas o item III está certo.
GABARITO DA MONITORA: LETRA D