SóProvas


ID
836110
Banca
FDC
Órgão
MAPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em uma Cadeia de Suprimentos, algumas empresas situadas mais próximas do consumidor final costumam adotar a filosofia Just in Time (JIT). Pode-se dizer que o JIT, em termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema:

Alternativas
Comentários
  • e) correta
    Esta filosofia just in time sugere produzir ou fornecer bens e serviços exatamente nas quantidades necessárias e no momento certo, porém, isso não é conseguido imediatamente, após a sua implantação. Trata-se de um objetivo que deve ser alcançado ao longo do tempo, com a participação e o envolvimento de todos os funcionários da produção, em todos os níveis, e trabalhando em equipe, além do aprimoramento contínuo.
    A filosofia Just in time é a eliminação de tudo o que não adiciona valor ao produto e está fundamentada na concepção da simplificar o processo e fazê-lo bem feito.
    c) errada. Sistema Puxado tem cada etapa seguinte do processo é um cliente do processo anterior que produz, para o posto seguinte, apenas o que lhe foi requisitado, isto é, abastece cada processo exatamente com os ítens necessários, na quantidade necessária, no momento necessário. O JIT é baseado nele.
  • Não ficou muito claro a explicação do colega acima, alguem tem algum outro fundamento terórico?
  • Just in time (JIT), que significa no momento exato, é uma abordagem empresarial que diz não ao desperdício e ao retrabalho, e sim para qualidade perfeita e estoque zero, ou seja, produzir (bens e serviços) no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando; o que caracteriza um sistema puxado de produção.

    Continuando...

    ... Para o alcance dos seus objetivos – estoque zero, qualidade perfeita, sem desperdícios e/ou retrabalho – o JIT conta com um leque de técnicas que controlam a produção de bens ou serviços. Uma dessas técnicas, que será abordada nesse trabalho, é o Kanban, palavra japonesa que significa cartão, que consiste "na transferência de material de um estágio a outro da operação" (SLACK, CHAMBERS, JOHNTON, 2002).

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/just-in-time-e-o-kanban-uma-abordagem-sobre-os-sistemas-puxados-de-producao/54249/

    Portanto, LETRA C
  • A Filosofia Justin-In-Time, tem como foco principal, diminuir ou acabar com o estoque - Tentarei explicar com um exemplo da cadeia de produção de veículos: Hoje, não é mais necessário, e nem viável uma concessionária ter muito estoque em sua posse, além de ter que disponibilizar grande parte de seu ativo em mercadoria, teria ainda o custo de manter o automóvel em perfeitas condições. Pensando nisso foi criado o modelo JIT, onde o cliente final irá a concessionária, fará sua compra junto ao concessionário que por fim fará um pedido a fábrica, essa começará a produzir, e logo em seguida encaminhará o produto solicitado. Assim só é produzido o que tem demanda certa. Dessa maneira é conhecido como um sistema que "puxa" a produção. O sistema Justin-in-time foi uma revolução na gestão de materiais, pois trouxe uma nova visão para o processo produtivo. O sistema tradicional, de "empurrar" a produção para a frente, ou seja, eu produzo e depois vejo como farei para vender para o cliente , deixou de ser visto como interessante nestes novos tempos de globalização e mercados cada vez mais competitivo.

    Parte da fundamentação é do livro do professor Rodrigo Rennó, Administração Geral para concursos.
  • Este vídeo do You Tube explica resumidamente o que é produção puxada e empurrada.

    http://youtu.be/dTYsoWkyY4E


    Só lembrando que a tendência das empresas hoje é puxar a produção.

  • Importante salientar que o JIT não significa estoque zero, isso é uma interpretação errônea. O JIT significa estoques mínimos.

  • JIT é tipo, o cliente encomenda o produto ?

  • Estoque Baixo = Puxada

    Estoque Alto = Empurrada

  • SISTEMA DE PRODUÇÃO EMPURRADA (push system) é o sistema tradicional de produção (Fordismo), baseado apenas em uma previsão de demanda, onde cada processo produz uma determinada quantidade independente do consumo do processo seguinte. Aqui não existe qualquer relação com a real demanda dos clientes da empresa. Se segue a seguinte lógica: fornecedor à estoque de matéria-prima à produção à estoque de produto acabado à cliente.

    SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADA (pull system) é o sistema de produção da Toyota. Aqui a demanda gerada pelo cliente é o que dá início para a produção. Assim, a operação final do processo “percebe” a quantidade de produtos vendidos aos clientes, e que, naturalmente, saíram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado. A produção puxada surgiu em um cenário onde a qualidade começou a determinar a compra de um produto e a demanda deixou de ser infinita. É mais lenta, pois depende da demanda, porém, reduz o custo e o desperdício.