-
Questão ERRADA
O serviço Público em geral tem como principal indicador para avaliação a satisfação do "cliente-cidadão" e não o lucro.
-
diretor de uma empresa pública que busca definir uma nova estrutura organizacional deve adotar o retorno financeiro como o principal indicador para avaliar os componentes que devem continuar no mercado.
Isso, estaria certo se fosse a iniciativa Privada... realmente a inciativa privada busca essencialmente o lucro ( retorno financeiro) agora o serviço público não tem como principal fator o retorno fincaneiro, pois não objetiva o lucro , mais sim a satisfação do cliente.A questão aborda o balanced scorecard ,de acordo com o BSC não devemos avaliar apenas o aspecto financeiro, isso é o que acontecia antes, o BSC surgiu justamente para corrigir esse erro, de acordo com o BSC temos 4 visões:
Cliente, Aprendizado e crescimento ( intagíveis) proceso e financeiro ( tangíveis)
obs: quando falo empresa pública não objetiva lucro, não quero dizer que é uma instituição filantrópica... ela tem que obter dinheiro, pois como uma entidade iria pagar suas contas.... ela precisa de dinheiro para manuntenção de seus objetivos funcionais, mas não tem como fator principal o retorno financeiro.
-
Além do BSC, a questão também cobrou uma das principáis diferenças entre as organizações públicas e privadas. Segundo o Gespública:
"Diversas características inerentes à natureza pública diferenciam as organizações da administração pública das organizações da iniciativa privada. Destacamos algumas que são relevantes: (...)
d) As organizações privadas buscam o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio. A administração pública busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente".
Fonte: "Instrumento para Avaliação da Gestão Pública Ciclo 2010", página 10. Disponível em: http://www.gespublica.gov.br/projetos-acoes/pasta.2010-04-26.8934490474/Instrumento_ciclo_2010_22mar.pdf
-
Gabaritor: Errado.
Existem empresas públicas prestadoras de serviço público e as exploradoras de atividade econômica. Para as primeiras, ao avaliar que componentes (entendidos como produtos e serviços por elas oferecidos) devem continuar no mercado (continuar sendo oferecidos), o principal indicador a ser utilizado é a satisfação das necessidades dos clientes cidadãos. No entanto, para o segundo grupo (exploradoras de atividade econômica), esse critério pode sim ser o retorno financeiro.
Como o item não deixa claro a que tipo de empresa pública se refere, deve ser anulado.
Fonte: Prof Marco Aurélio Corrêa
http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=478
-
O diretor... deve adotar o retorno financeiro como o principal indicador para avaliar os componentes que devem continuar no mercado.
Aqui não cabe tipificar como o principal, se a questão fosse enunciada como " um dos fatores", poderia estar correta, segundo a ótica da CESPE.
Opção - Errado.
-
Não concordo com o comentário do colega, empresa pública que explora atividade econômica não visa o lucro, visto que somente poderá exercer tal atividade quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou ao relevante interesse coletivo. Portanto, o fato da questão não ter trazido a informação de que a empresa pública era prestadora de serviço pública ou exploradora de atividade econômica é irrelevante, haja vista ambas não poderem objetivar o lucro.
-
Errada. A empresa pública não pode agir apenas com o critério de lucro, em primeiro lugar ela deve colocar o interesse público.
-
@matheusMarques simples e OBJ!
-
ERRADA
essa é uma questão dada né meu povo! Basta ler com atenção.
As empresas publicas em seu aspecto finalistico não devem visar lucro, e sim o interesse público com finalidade única: satisfação coletiva.
Sucesso!
-
lembre-se: Organização PÚBLICA jamais tem como foco pricipal o lucro, e sim a satisfação do cidadão/cliente.
-
Mateus Sá, creio que o enfoque da questão não seja exatamente este, pois não houve indicação de que esta era uma empresa públca voltada a exploração de atividade econômica.
-
Empresa pública não visa lucro.
-
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. :)
-
chapado
-
Interesse público, ramo de atuação (especialidade), legislação geral e específica, objetivos, etc.
São muitos os fatores a serem analisados, então como a questão restringe, está errada.
-
Todo mundo falando que deve atender ao cidadão . Quando a questão falou que a empresa pública prestava serviços ? Ela pode ser empresa pública que visa atividade econômica . Mesmo assim, estaria errado , pois deve-se atentar aos clientes , uma vez para seu produto estar sempre sendo consumido , se pensar só no lucro , pode acabar , de uma hora pra outra , deixar de vender por falta de interesse dos clientes
-
Lembrando que a "A empresa pública pode atuar em um atividade econômica OU de prestação de serviços públicos...
Bons estudos.
Fonte: https://www.capitalresearch.com.br/blog/investimentos/empresa-publica/