-
CERTA
O método de recrutamento misto visa maximizar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos tanto do Recrutamento Interno quanto do Recrutamento externo. No caso desta questão Inovação é ponto positivo do Recrutamento Externo e manutenção de suas capacidades o do Recrutamento Externo.
-
Manutenção seria o do interno, por promover os funcionários.
Inovação seria característica do recrutamento externo, trazendo new hot blood para a organização.
att.
Ad. Júlio
-
Pode-se caracterizar o Recrutamento Misto como aquele que busca as vantagens dos dois métodos conhecidos de recrutamento: Interno e Externo, porém, minimizando o máximo possível suas desvantagens.
Geralmente, três aspectos fundamentais fazem parte do Recrutamento Misto.
Eles estão descritos a seguir:
Utiliza-se a forma de recrutamento externo seguido de recrutamento interno
Esse modo de realização do recrutamento representa o desejo da organização em obter maior entrada de recursos humanos ao invés de promover sua transformação. Para essa finalidade, a empresa se interessa por profissionais já qualificados. E, também há possibilidade desse empregado ser buscado dentro do quadro de funcionários da instituição, desde que apresente a qualificação esperada para exercer a função do cargo em aberto.
Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo
Primeiramente a organização busca em seu quadro de funcionários o candidato para a vaga em aberto. Porém, é exigida a qualificação profunda para exercer a mesma e, caso os funcionários não apresentem essa qualificação, a empresa irá buscar no recrutamento externo pelo profissional ideal.
Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente
Mesmo oferecendo oportunidades para seus próprios colaboradores, a empresa não apresenta visão fechada, desejando transformação também. Sendo assim, abre-se ao mesmo tempo, oportunidades para o recrutamento de candidatos que não fazem parte de seu quadro de funcionários, desde que de enquadrem no perfil exigido pela vaga em aberto
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/30757/o-que-e-recrutamento-misto#ixzz2PuDSVwN0
-
Uma coisa interessante a se add eh q no interno - Externo a enfase é na segurança; no Externo - Interno a enfase é na experiencia e nos 2 ao msmo tempo eh no preenshimento da vaga
-
Não entendi o comentário da Raquel..:/
-
No meu entender, se a seleção utiliza um método misto é porque não fará muita diferença a inovação ou a manutenção de capacidades, mas sim outros quesitos...dessa forma, ocorre que quando uma seleção utiliza técnica mista, a inovação ou manutenção das capacidades não direciona as ações do RH.
Todavia, meu entender está errado.... alguém me ajuda sem os Ctrl + C / Ctrl + V do Chiavenato?
-
Para inovação, utiliza-se o RECRUTAMENTO EXTERNO;
Para manutenção das capacidades, busca-se o RECRUTAMENTO INTERNO.
Para o equilíbrio dos dois, utiliza-se a forma mista.
-
Fuinha,
Acho que essa questão requer um pouco de abstração, pensar em teoria e não em prática...
Quando você oferece a vaga internamente e também externamente, procurando recrutar os melhores candidatos, você está (pela teoria) buscando tanto um sangue novo (inovação) quanto valorizar a prata da casa (manutenção).
Não pode levar pro lado da prática, onde o recrutador tá "aceitando qualquer uma das vias", seja interna ou externa, pra ele tanto faz....mas pela ótica da teoria...quer dizer que ele está buscando as duas coisas...
Além disso, fui pesquisar sobre a tal estratégia analisadora, e ela fala justamente sobre isso! Se ele tivesse utilizado outra estratégia, estaria errado...
Modelo de Miles e Snow (1978)
Uma das mais conhecidas tipologias de estratégia organizacional é a de Miles e Snow (1978, 1984). Os autores sugerem a existência de 4 estratégias: a defensiva, a prospectora, a analisadora e reativa. A defensiva caracteriza a atuação de organizações que procuram garantir a manutenção da sua atual posição competitiva. São organizações mais empenhadas em preservar o seu domínio do que em alargar a sua atuação a novos mercados. As organizações prospectoras são orientadas para a exploração de novas oportunidades de mercado antes da concorrência, e para as quais a inovação e a conquista de novos mercados constituem a pedra de toque da atividade competitiva. A estratégia analisadora caracteriza-se pelo facto de ser um misto dos dois tipos anteriores. Estas organizações procuram defender as suas posições atuais, não descurando a exploração de novas oportunidades de negócio. Todavia, enquanto que nas empresas prospectoras existe uma paixão pela inovação, nas analisadoras, a abordagem é mais cautelosa e marcada pela observação cuidadosa dos movimentos dos competidores mais inovadores. Os movimentos de sucesso tendem a ser rapidamente imitados, ao passo que os menos bem sucedidos são evitados.
Uma quarta estratégia é designada reativa. Esta caracteriza-se pela ausência de uma consistência de objetivos e práticas. Na falta de linhas de rumo bem definidas, as organizações reativas seguem oportunidades de forma tardia e inconsequente. O seu movimento vigoroso, mais que significar dinamismo estratégico, representa um “esbracejar” sem consistência.
-
O trecho "manutenção das capacidades" ficou estranho. O recrutamento interno busca a manutenção das atuais capacidades?
-
Para inovação, utiliza-se o recrutamento externo.
Para manutenção das capacidades, busca-se o recrutamento interno.Para o equilíbrio entre os dois, utiliza-se a forma mista.
Fonte: Andréia Ribas
-
GABARITO: CERTO
Para inovação, utiliza-se o recrutamento externo; para manutenção das capacidades, busca-se o recrutamento interno. Para o equilíbrio entre os dois, utiliza-se a forma mista.
Abraços.
-
Gab: CERTO
Inovação e Manutenção = recrutamento misto (externo e interno, respectivamente).
-
GABARITO: "CERTO"
CESPE :Os métodos mistos de recrutamento e seleção tendem a ser aplicados quando as organizações buscam estratégias analisadoras em que a inovação(OFENSIVA) e a manutenção(DEFENSIVA) de suas capacidades direcionam as ações de RH. CORRETO
ESTRATÉGIA ANALÍTICA: é uma estratégia dual e híbrida. A empresa utiliza a estratégia defensiva e a ofensiva, procurando minimizar o risco e, ao mesmo tempo, maximizar a oportunidade de lucro, de maneira equilibrada. ( autores: MILES E SNOW)