-
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
A gestão do conhecimento tem como objetivos:
Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias; Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional); Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas. Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário. Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis. Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis. O conhecimento pode ser implícito (tácito) ou explícito.
Os Sistemas de Gestão do Conhecimento (Knowledge Management Systems) são soluções de TI que amparam as iniciativas empresariais típicas de Gestão do Conhecimento como identificação, criação, apresentação e distribuição do conhecimento dentro do contexto corporativo. (MVL)
Os Sistemas de Gerenciamento de Conhecimento tem como importante objetivo proporcionar habilidades (a gerentes e organizações em geral) que apoiem a tomada de decisão, e consequentemente aumentem a vantagem competitiva da empresa.
Tais sistemas possuem como principal característica a coleta de dados, que posteriormente serão processados para que se obtenha um conjunto de relevante informações que serão agregadas e distribuidas em forma de conhecimento dentro da organização.
-
Mentira, tá como CERTO sim. É a questão 85 da prova
Agora resta saber se foi falta de atenção postar um comentário desse ou se foi tentando sacanear!
-
85 | C | E | Deferido c/ alteração |
No que se refere à Gestão do Conhecimento, é possível realizá-la sem apoio de instrumentos de TI. Devido ao exposto, opta-se pela alteração do gabarito do item. |
-
A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management, é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_do_conhecimento
-
Olá, pessoal!
O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
Justificativa da banca: No que se refere à Gestão do Conhecimento, é possível realizá-la sem apoio de instrumentos de TI. Devido ao exposto, opta-se pela alteração do gabarito do item.
Bons estudos!
-
E mais um vez caimos no termo "é necessário". É restringir demais, não? No caso a gestão do conhecimento só será realizada com o apoio de ferramentas e instrumentos de tecnologia de informação e comunicação, seria eliminar a hipótese de desenvolvê-la sem os recurso, que pode ser possível...
Muito cuidado!
-
REALMENTE, ANALIZANDO CUIDADOSAMENTE A QUESTÃO VERIFICAMOS QUE EXISTEM DIVERSOS PROJETOS SOCIAIS NO NORDESTE BRASILEIRO EM QUE O CONHECIMENTO É DISSEMINADO BOCA A BOCA, OU SEJA, SEM QUALQUER USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS. NO ENTANTO, A QUESTÃO TRATA DE 'ORGANIZAÇÕES' E, NESSE SENTIDO PODEMOS IMAGINAR, POR EXEMPLO, A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DE PROFESSORES E A UTILIZAÇÃO DE LOUSAS. QUANTA TECNOLOGIA!!!
ATT
-
Senhores,
Na minha humilde opinião, discordo do gabarito pois segundo Chiavenato - Gestão de Pessoas, 2010. pg 399: "A Gestão do Conhecimento pressupõe como base da gestão da informação que proporcione o hardware e software necessários para capturar, organizar, formalizar, disseminar e compartilhar a informação para a educação corporativa."
-
Na realidade penso que a necessidade ou não de instrumentos de tecnologia vai depender do tamanho da organização. Imaginem uma empresa como o Mc'donalds, é uma transnacional que necessita de uma forte gestão de conhecimento e de bons instrumentos tecnológicos, uma vez que se tornaria inviável gerenciar o conhecimento de centenas de milhares de trabalhadores do Mc ao redor do mundo, apenas com uma prancheta. Em contra partida imagine o armazém do seu Zé da esquina, o negócio cresceu e tem agora 2 funcionários, é evidente que não há a necessidade de se criar todo um amparato tecnológico para gerenciar o conhecimento dos funcionários, até porque poderia inviabilizar a manuteção do negócio, pois o gasto poderia ser superior ao benefício.
-
O mais engraçado é nos ver tentando adaptar uma explicação a resposta da CESPE. (...rsrsrsrsrs...)
Essa questão erraria hoje, amanhã e sempre!!! E quem está errado é a banca e ponto final! Vários autores defendem que para a Gestão de Conhecimento é necessário o suporte de TI. Vejamos um deles:
A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada a várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc.(Georg van Krogh, 2002)
Já no site da SERPRO diz:
A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação a melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribui-la.
Há alguns desafios a vencer na Gestão do Conhecimento: influenciar o comportamento do trabalhador, considerado o maior deles; fazer com que as lideranças da organização comprem a idéia ; e, por fim, determinar como classificar o conhecimento.
Para desenvolver os sistemas de conhecimento é necessário ter foco externo (benchmarking da concorrência), tecnologias facilitadoras (groupware), gestão de performance (mensuração, recomendação, recompensas para equipes, obrigações contratuais) e gestão de pessoas (equipes virtuais, comunidade de prática, coordenadores de conhecimento, busca do perfil do disseminador do conhecimento). Fonte: http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo01.htm
É tão simples a coisa e a banca fica fazendo a gente INVENTAR teorias pra justificar que a questão está errada.
Gestão de Conhecimento está intimamente ligada com a sociedade da informação. Informação é um dos maiores bem da sociedade moderna, e ela só se tornou importante e possível graças aos avanços na área de TI.
Ao contrário do que disseram, todos os programas sociais no nordeste como qualquer outra parte do país e do mundo têm apoio da tecnologia da informação, por mais simples que ela seja. Afinal, como vocês acham que eles medem os índices pluviométricos? Como fazem o cadastro das famílias que serão atendidas por determinado projeto?
Com relação ao Pequeno Empresário (com dois ou três funcionários) não usar TI, ele não usa nem TI e nem geri o conhecimento. Tudo é centralizado na figura do proprietário. Não há de se falar em Gestão do Conhecimento, pois o mesmo nem aplica. Quando este tenta "gerir o conhecimento", inevitavelmente se esbarra no uso de tecnologia como suporte na tomada de decisão. Se usar a internet, por exemplo, já estará usando os recursos de TI.
Enfim... Essa questão é daquelas que nos fazem perder tempo tentando entender o que a banca está tentando defender. ¬¬"
Bola pra frente e Bons estudos!!!
-
Questão péssima. É obvio que é necessário apoio tecnológico, o SIG Sistema de Informações gerenciais ajudam e muitas vezes é parte principal para mapear conhecimentos dos funcionários. MALDOSA!!!!!
-
GESTAO DO CONHECIMENTO:
Inicia-se na identificação dos conhecimentos estratégicos de uma organização. Busca facilitar o processo de geração e distribuição do conhecimento dentro de uma organização. O objetivo é que o conhecimento seja acessado e utilizado por todos os funcionários em suas atividades diária, de modo a aumentar o desempenho das pessoas e das organizações como um todo.
##Conhecimento tácito e explícito
* Tácito – é pessoal, vem da experiencia de cada pessoa, é subjetivo, pois decorre dos valores e da vivencia de cada um, é difícil de ser transferido para a linguagem formal. É considerado um importante quesito na competitividade das organizações e só é possível ser avaliado por meio de ações. Tem natureza intangível. É o know how. O conhecimento tácito pode, no todo ou em parte, ser explicitado.
* Explícito – ou codificado é passível de transmissão sistemática por meio da linguagem formal (através de manuais, normas, textos,etc), relacionado a eventos e objetos, independentemente do contexto.
OBS - Esses conhecimentos são complementares. A interação entre eles levará a organização a gerar mais conhecimento.
-
Pedro Lagos, ferramentas e instrumentos de tecnologia de informação e comunicação ajudam e facilitam muito, porém afirmar que são necessários é extrapolar.
-
Pra mim a palavra "necessário" taxou a questão. Não acho que seja necessário gerir conhecimento através de T.I., mas não se descarta tal ferramenta neste processo dentro de uma empresa.
-
Gente, como sempre digo: nada como um recurso bem redigido...
A intenção do examinador era a questão estar certa, porém alguém entrou com recurso e tiveram que mudar...só isso...
É o tipo de questão que não adianta ficar batendo cabeça...
-
Reescrevendo o item:
Para a realização da gestão do conhecimento nas organizações, é recomendado o apoio de ferramentas e instrumentos de tecnologia de informação e comunicação.
-
ERRADO!!
A gestão de conhecimento é mais ampla que a gestão da informação. Ela envolve a gestão da informação, novas práticas de gestão de RH e mudança organizacional, além da incorporação do conhecimento aos produtos, serviços e sistemas.
Fonte: Augustinho Paludo
A gestão da informação se relaciona mais com o que chamamos de Tecnologia da Informação, enquanto a gestão de conhecimento está em um plano superior, pois lida com aidentificação, captura, desenvolvimento e disseminação do conhecimento.
Fonte: Rodrigo Rennó. Estratégia Concurso.
Maldosa a questão!!!
FOCO#@
-
A tecnologia pode ser uma aliada para que a organização crie uma base de conhecimentos mais facilmente acessível, mas não define - por si só- sua existência!!
Seja forte e corajoso!
-
O necessário da questão traduz-se como indispensável, o que não é verdade. Pode ser usado? Sim. É dispensável? Também.
-
Atualmente, mergulhados em tanta tecnoçogia, difícil imaginar não usá-la como recurso. Mas, não podemos condicionar a gestão do conhecimento ao uso de TI, que é ideia que a banca traz como o uso da palavra "é necessário".
-
Exemplo disso é o CONHECIMENTO TÁCITO
Que não precisa necessariamente de tecnologia de informação e comunicação
ENTÃO NÃO NECESSARIAMENTE PRECISA-SE DE TECNOLOGIA INFOMAÇÕES DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (COMPUTADORES, SITES ENTRE OUTROS)
-
Penso que mesmo em se tratando do conhecimento TACITO, é necessario a COMUNICAÇÃO para disseminá-lo. Já que a gestão de conhecimentos é o COMPARTILHAMENTO do conhecimento seja ele tácito ou explicito.
pensando assim marquei ( correta )
aceito correções
-
O "necessário" torna a questão errada. Acredito que se fosse trocado por "pode ser utilizado", a redação ficaria mais coerente. Não há problemas da externalização do conhecimento ser mediada por aparatos, mas também não é necessária.
-
ACREDITO QUE O ERRO DA QUESTÃO ESTÁ RELACIONADO AO(É NECESSÁRIO), LOGO OS CONHECIMENTOS INTANGÍVEIS SÃO INFORMAIS E NÃO NECESSITA DE INSTRUMENTOS DE TECNOLOGIA.
-
ERRADO
A gestão do conhecimento nem sempre precisará da tecnologia da informação...
A troca de conhecimento também acontece de maneira informal, por meio de um bate papo.
Exemplo: Em um café da tarde, gestores de várias áreas podem se encontrar e trocar conhecimentos, habilidades e experiências....
-
GABARITO: ERRADO
Lembre-se do "conhecimento tácito", este é o que vem da experiência de cada pessoa, ou seja, a troca de conhecimento também acontece na organização, isto já é a realização da gestão do conhecimento. O erro da questão foi dizer que é "necessário instrumentos de tecnologia de informação e comunicação".
Abraços.
-
Ao meu ver, a mudança de gabarito foi incorreta. Os comentários abaixo pontuando as relações de comunicação que transferem conhecimento, ok, realmente algumas não precisam das ferramentas. No entanto, a questão fala em GESTÃO do conhecimento, e não na mera comunicação e troca de informações. A gestão do conhecimento, precisa, e muito, de ferramentas para tratar, armazenar, transmitir, analisar... pelamor.