-
Departamentalização – é a especialização horizontal da organização baseada em critérios objetivos de homogeneidade, por meio dos quais são agrupadas pessoas em departamentos e departamentos na estrutura da organização.
Critérios de Dep.:
-por funcoes;
-territorial ou localizacao geográfica;
-por produtos ou servicos;
-por clientes;
-por processos;
-por projetos;
-matricial.
fonte: apostila estudioaulas.com.br - prof.Rafael Barbosa
-
Correta.
Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude administrativa, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada
-
Fiquei em dúvida nessa questão. Chiavenato diz que departamentalização é uma diferenciação HORIZONTAL, portanto não contempla NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA CADEIA DE COMANDO.. o que trata dos níveis hirárquicos, segundo ele, seria o DESENHO ORGANIZACIONAL, que adota o princípio HIERÁRQUICO, e não funcional.
-
Segundo Chiavenato,
A Departamentalização ocorre em qualquer nível hierárquico da organização. Ela é um meio pelo qual se atribuem e se agrupam atividades diferentes por meio da especialização de órgãos, a fim de se obter melhores resultados no conjunto do que se tivesse de dispersar todas as atividades e tarefas de uma organização indistintamente entre todos os órgãos.
À medida que ocorre a especialização do trabalho, a organização passa a necessitar de coordenação de diferentes atividades, agrupando-as em unidades maiores. A departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade.
-
Na departamentalização, são aplicados critérios como amplitude administrativa, grau de especialização do trabalho, níveis hierárquicos da cadeia de comando, entre outros. CORRETA
----------------------
Para Robbins (2002) existem seis elementos básicos a serem focados pelos administradores quando projetam a estrutura de suas organizações. São eles a especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, a centralização e descentralização e a formalização. (...)
O subsistema de departamentalização é composto pelos critérios de Departamentalização, centralização e descentralização de áreas de apoio, Amplitude administrativa e níveis hierárquicos. O produto da departamentalização é o organograma.
file:///G:/VFinal.pdf
-
Compartilho da dúvida do colega Hérick Santos. Alguém pode falar sobre?
-
Pra mim a questao da as caracteristicas dos tipos de organizacao(linear, funcional, linha-staff), e nao do tipo de departamentalizacao...vai entender!
Ps: Meu teclado ta bugado, nao da pra por pontuacao rss!
-
Os elementos da estrutura organizacional é
*Especialização do trabalho que se subdivide em: Horizontal, vertical, cadeia de comando e amplitude de controle.
*Centralização
*Descentralização
*Formalização
*Departamentalização
*embora a gente fique no decoreba essa questão exige raciocínio, pois o organograma da empresa é possível enxergar tudo isso que tá na questão
-
travei aqui a cabeça rsrs, não entendi pelo mesmo motivo do Hérick, alguém pode dá uma luz?
-
A questão está correta. Quando se fala em amplitude administrava, está se pensando em quantos subordinados cada chefe terá e, por consequência, quantas pessoas terão em cada departamento. Grau de especialização é um critério basilar na hora de decidir sobre a existência de novos departamentos. Níveis hierárquicos também devem ser estudados, pois a estrutura da organização deve ser pensada na hora da departamentalização, por uma questão de custos, gestão de comunicação e outros.
-
Não entendi ... Departamentalização aplicando níveis hierarquícos na cadeia de comando? Ué ..
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO CONCEITO:
É uma divisão do trabalho por especialização dentro da estrutura organizacional da empresa.
Ou Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. Existem diversas maneiras básicas pelas quais as organizações decidem sobre a configuração organizacional que será usada para agrupar as várias atividades.
O processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas chama-se Departamentalização.
Formas de Departamentalizar:
1- Função
2- Produto ou serviço
3- Território
4- Cliente
5- Processo
6- Projeto
7- Matricial
8- Mista
http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Departamentalizacao.pdf
GABARITO: CERTO
-
Questão correta....Pois a questão refere-se aos elementos da estrutura organizacional
Especialização do trabalho
Cadeia de comando
Amplitude de controle
Processo decisório
Formalização
Departamentalizacao
-
Como o próprio Carlos Xavier do Estratégia alerta, não é a primeira vez que a CESPE considera DEPARTAMENTALIZAÇÃO e ESTRUTURA ORGANIZACIONAL como sinônimos. Engraçado é que quando esta mesma banca fala em DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL e ESTRUTURA FUNCINAL, ela faz questão de diferenciá-los.
Vai entender, é se adaptar a maneira que ela cobra.
-
Estrutura Organizacional - VASCONCELOS (1989) entende estrutura como o resultado de um processo no qual à autoridade é distribuída, as atividades são especificadas (desde os níveis mais baixos até a alta administração) e um sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o alcance dos objetivos da organização. Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. (Stoner, 1992, p. 230).
Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime
Estrutura organizacional - É a maneira como as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas. Constitui a arquitetura ou formato organizacional que assegura a divisão e coordenação das atividades dos membros da organização. Na verdade, a estrutura organizacional funciona como a espinha dorsal da organização, o esqueleto que sustenta e articula todas as suas partes integrantes.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
ELEMENTOS BÁSICOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Segundo Robbins (2002, p. 171) ao se projetar à estrutura de uma organização os gerentes devem considerar seis elementos fundamentais:
• Especialização no trabalho,
• Cadeia de comando,
• Margem de controle,
• Formalização,
• Centralização x descentralização e
• Departamentalização.
Ps: eu entendo isso como estrutura organizacional, não como departamentalização, mas se a Cespe tá dizendo que é...