Analise criticamente o quadro político atual no Brasil e escreva sobre o julgamento do mensalão
A escala Likert ou escala de Likert é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários, e é a escala mais usada em pesquisas de opinião. Ao responderem a um questionário baseado nesta escala, os perguntados especificam seu nível de concordância com uma afirmação. Esta escala tem seu nome devido à publicação de um relatório explicando seu uso por Rensis Likert.[1]
Índice [esconder]
Questão simples apresentada usando cinco itens
É necessária uma distinção entre a Escala Likert e um item de Likert. A Escala de Likert é a soma das respostas dadas a cada item Likert. Como os itens são, normalmente, acompanhados por uma escala visual análoga (p.ex. uma linha horizontal onde o sujeito pesquisado indica a sua resposta através de marcas), os itens são às vezes chamados de escalas. Isto causa bastante confusão. É melhor então que se utilize 'Escala de Likert' para o total da escala, e 'item Likert' para cada item individual.
Um item Likert é apenas uma afirmação à qual o sujeito pesquisado responde através de um critério que pode ser objetivo ou subjetivo. Normalmente, o que se deseja medir é o nível de concordância ou não concordância à afirmação. Usualmente são usados cinco níveis de respostas, apesar de que alguns pesquisadores preferem usar sete ou mesmo nove níveis.
O formato típico de um item Likert é:
Não concordo totalmente
Não concordo parcialmente
Indiferente
Concordo parcialmente
Concordo totalmente
A escala de Likert é bipolar, medindo ou uma resposta positiva ou negativa a uma afirmação. Às vezes são usados quatro itens, o que força o sujeito pesquisado a uma escolha positiva ou negativa, uma vez que a opção central "Indiferente" não existe.
Escalas de Likert podem estar sujeitas a distorções por diversas causas. Sujeitos perguntados podem evitar o uso de respostas extremas, concordar com afirmações apresentadas ou tentar mostrar a si ou a suas empresas/organizações de um modo mais favorável. O desenho da escala com respostas mais balanceadas pode resolver a questão dos desvios por aceitação às afirmações, mas as outras duas questões são mais problemáticas
(...) Carbone
e outros (2006) ressaltam que uma das vantagens da observação, no mapeamento de
competências, refere-se à possibilidade de verificar detalhes do desempenho de
pessoas e grupos, identificando dados que poderiam ser omitidos pelos
pesquisados, caso a coleta fosse realizada por meio de entrevistas ou
questionários.
(...) A
próxima etapa consiste em definir a escala mais adequada para os respondentes
do questionário avaliarem o grau de importância das competências.(...)
Outra
alternativa é utilizar uma escala tipo Likert para avaliar o grau de
importância das competências, conforme sugerido do Carbone e outros (2005). Na
escala tipo Likert todos os pontos recebem rótulos específicos, como por
exemplo: 1-nada importante 2-pouco importante etc.
http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2567