FORJAMENTO
OPERAÇÃO DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARA DAR FORMA AOS METAIS ATRAVÉS DE MARTELAMENTO OU ESFORÇOS DE COMPRESSÃO ( PRENSAGEM), TENDENDO A FAZER O MATERIA ASSUMIR O CONTORNO DA FERRAMENTE CONFORMADORA, CHAMADA MATRIZ OU ESTAMPO.
CONJUNTO DE OPERAÇÃOES DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA COM ESFORÇOS DE COMPRESSÃO SOBRE UM MATERIAL DÚTIL, DE TAL MODO QUE ELE TENDE A ASSUMIR O CONTORNO OU O PERFIL DA FERRAMENTE.
NA MAIORIA DAS OPERAÇÃOS DE FORJAMENTO EMPREGA-SE UM FERRAMENTAL CONSTITUIDO POR UM PAR DE FERRAMENTAS DE SUPERFÍCIE PLANA OU CÔNCOVA, DENOMINADOS MATRIZES OU ESTAMPOS.
A MAIORIA DAS OPERAÇÃO DE FORJAMENTO SÃO REALIZADAS A QUENTE, CONTUDO UMA GRANDE VARIEDADE DE PEÇAS PEQUENAS ( PARAFUSOS, PORCAS, PINOS, ENGRENAENS, PINHÕES, ETC) SÃO PRODUZIDOS A FRIO.
DE MODO GERAL, TODOS OS MATERIAIS CONFORMADOS PODEM SER FORJADOS. OS MAIS UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE PEÇAS FORJADAS SÃO OS AÇOS ( COMUNS E LIGADOS, AÇOS ESTRUTURAIS, AÇOS PARA CEMENTAÇÃO E PARA BENEFICIAMENTO, AÇOS INOXIDÁVEIS E AUSTENÍTICOS, AÇOS FERRAMENTA), LIGAS DE ALUMÍNIO, DE COBRE ( ESPECIALMENTE LATÕES), DE MAGNÉSIO, DE NÍQUEL INCLUSIVE AS CHAMADAS SUPERLIGAS E DE TITÂNIO.