SóProvas


ID
837358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e tecnologias de armazenamento de dados.

Para se parecerem com um único disco para o software, todos os RAIDs adquirem a propriedade de distribuição dos dados pelos dispositivos, o que permite operações em paralelo.

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha, e RAID 1 que faz apenas o espelhamento?

  • Fiquei em dúvida com a palavra TODOS. Mas o fato é que todos os principais RAIDs fazem distribuição de dados nos discos, inclusive o 1, fator esse que é utilizado para se obter melhor performance na leitura, uma vez que são lidas diferentes partes do arquivo nos discos simultaneamente.

  • Colocar os dados em dois discos diferentes, ainda que sejam iguais, configura a sua distribuicao entre as unidades. Peguinha miserável. 

  • Esta é uma característica de qualquer sistema em RAID, a distribuição dos dados em vários discos rígidos permite aumentar a segurança e serviços relacionados confiabilidade. O que muda de uma configuração para outra (tipos de RAID) é a forma de implementação desta característica.

  • Gabarito Certo

    RAID foi originalmente denominado de "Redundant Array of Inexpensive Drives" (Conjunto Redundante de Discos Econômicos). Com o tempo, numa tentativa de dissociar o conceito de "discos baratos", a indústria reviu o acrônimo para "Redundant Array of Independent Disks" (Conjunto Redundante de Discos Independentes).

    RAID é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança -- por meio da redundância de dados -- e desempenho. Popularmente, RAID seriam dois ou mais discos (por exemplo, HD ou disco rígido e até SSD) trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID 1 logo abaixo, serviria como um espelhamento simples, rápido e confiável entre dois discos, para se fazer uma cópia idêntica de um disco em outro.

    O RAID oferece segurança e confiabilidade por meio da adição de redundância. Se um disco falhar, o outro continua funcionando normalmente e o usuário nem percebe diferença. O administrador é avisado pelo sistema e substitui o disco que falhou. Apesar disso, o RAID não protege contra falhas de energia ou erros de operação ou contra a falha simultânea dos dois discos. Falhas de energia, código errado de núcleo ou erros operacionais podem danificar os dados de forma irrecuperável. Por este motivo, mesmo usando-se o RAID não se dispensa a tradicional cópia de backup.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Meu, a palavra DISTRIBUIÇÃO me deu aquela rasteira feia. Pensei no RAID 5 e 6 que a paridade é distribuida e fechei os olhos p o conceito da questão.

     

    Se analisarmos a questão, o conceito está redondinho, precisamos de um "espelhamento" do disco, para isso é necessário a distribuição dos dados pelos dispositivos para que assim as operações sejam realizadas em paralelo.