SóProvas


ID
837409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos elementos de interconexão de redes de computadores, julgue os itens seguintes.

Duas estações de trabalho que estejam conectadas a um mesmo switch em portas distintas, operando a 100 Mbits e full-duplex, e transmitam dados simultaneamente estão em um mesmo domínio de colisão, sendo necessário usar o algoritmo de CSMA/CD para planejar suas transmissões.

Alternativas
Comentários
  • No switch cada porta é tratada com um domínio de colisão, assim domínios de colisão distintos.

  • Em modo Full-Duplex o algoritmo de CSMA/CD é desativado !

    Não sendo usado , apenas em Half Duplex

  • FALSO

    No modo full-duplex também não é mais usado o CSMA-CD, pois as colisões de pacotes simplesmente deixam de existir. Para que isso aconteça, é obrigatório o uso de um switch ou hub-switch. Não é possível usar o modo full-duplex usando um hub burro.

    fonte.: http://www.hardware.com.br/livros/redes/modo-full-duplex.html

  • O unico comentario valido é o do Paulo.

  • gabarito:E

     

     

    Duas estações de trabalho que estejam conectadas a um mesmo switch em portas distintas, operando a 100 Mbits e full-duplex, e transmitam dados simultaneamente estão em domínio de colisão distintos, não sendo necessário usar o algoritmo de CSMA/CD para planejar suas transmissões.
     

  • ·         Full-duplex = bidirecional >> 2 dispositivos >> tramite e recebe simultaneamente = telefone (ligação/ WhatsApp/ skype) >> domínio de colisão distintos

     

    ·         Simplex  = fluxo unidirecional >> um transmissor (processor de dados) e um receptor 

     

    ·         Half-duplex >> bidirecional >> vai e volta >> um  transmissor / receptor  >> ñ recebe nem transmite simultaneamente = alque toque   

     

  • CSMA/CA = Colision Avoidance (evita colisão) → Usado em redes Wi-fi. "Escuta" o meio e se este estiver livre por determinado tempo (DIFS), transmite. Senão, backoff. O tempo de backoff é randômico para poder evitar colisões.

    CSMA/CD = Colision Detection (detecta a colisão) → Usado em redes Ethernet. Transmite sem escutar e caso detecte a colisão, ele retransmite. Está na camada 1 (Física)

  • Como vimos, o switch segmenta o domínio de colisão e, portanto, dois equipamentos que transmitam simultaneamente não estarão em um mesmo domínio de colisão.

  • Gab: ERRADO

    Não usa o protocolo CSMA/CD.

    "No switched Ethernet full-duplex, não há necessidade do CSMA/CD. Em uma rede switched Ethernet full-duplex, cada estação está conectada ao switch por dois enlaces separados e dedicados. Cada estação ou switch é capaz de transmitir e receber de forma independente, sem se preocupar com colisões. " - FOROUZAN

  • ERRADO.

    No FULL-DUPLEX, o enlace é utilizado nos dois sentidos de transmissão de forma simultânea. A capacidade total do canal tem de ser dividida entre as duas direções. Nesse sistema, pode haver duas linhas de transmissão, ou uma linha em que a capacidade do canal é dividida entre os sinais que trafegam nele. Nesse sentido, acho que não se faz necessário utilizar o CSMA/CD para detectar colisões, visto que elas não existirão.

    Fonte: livros do Tanenbaum, Forouzan, meus cadernos, videoaulas...

  • Há dois erros no item:

    a) Cada porta de um switch corresponde a um domínio de colisão, pois switches dividem o domínio de colisão. Então, cada estação se encontra em um domínio de colisão distinto.

    b) No padrão Fast Ethernet (100Mbits) o algoritmo CDMA/CD é obrigatório apenas no modo half-duplex. No full-duplex ele pode ser desabilitado e por isso não é necessário.

    Corrigindo a questão:

    Duas estações de trabalho que estejam conectadas a um mesmo switch em portas distintas, operando a 100 Mbits e full-duplex, e transmitam dados simultaneamente estão em domínio de colisão diferentes, sendo desnecessário usar o algoritmo de CSMA/CD para planejar suas transmissões.

    Prof. Luciano Freitas

  • - Pode utilizar o Protocolo CSMA/CD – Evitar colisão. -> Half-Duplex

  • Não é necessário o uso do CSMA/CD, pois o switch L2 , por natureza, faz a segmentação da rede diretamente no hardware através das portas. Ou seja, ele divide a rede em diversos segmentos (quebra do domínio de colisão). Assim, Fast Ethernet (até 100mbps) no modo Full-duplex não é necessário usar CSMA/CD, pois utiliza o switch. Já se o Fast Ethernet for Half-duplex, utilizando o hub, deverá usar o CSMA/CD. (Forouzan)

  • Dispensa-se o uso do algoritmo CSMA/CD nessa situação, já que switches podem trabalhar no modo full-duplex.

  • No switched Ethernet full-duplex, não há necessidade do CSMA/CD.

    Em uma rede switched Ethernet full-duplex, cada estação está conectada ao switch por dois enlaces separados e dedicados.

    Cada estação ou switch é capaz de transmitir e receber de forma independente, sem se preocupar com colisões.

    Cada enlace é uma rota dedicada ponto a ponto entre a estação e o switch.

    Não há necessidade de detecção de portadora, bem como de detecção de colisões.

    A tarefa da camada MAC se torna muito mais fácil.

    As funcionalidades de detecção de portadora e de colisões da subcamada MAC podem ser desativadas.

    Comunicação de Dados e Redes - Forouzan (pág.409)

  • SWITCH: Particiona o domínio de colisão e conserva o de broadcast. (O switch possui 1 domínio de colisão por porta e 1 único domínio de broadcast.)

    ROTEADOR: Particiona o domínio de colisão e o de broadcast.

  • full duplex não precisa do CSMA/CD

  • portas diferentes - diferentes dominios de colisao